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Tópico: Nova mecânica

  • #1
    Usuário Avatar de Vinícius-RS
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    Nova mecânica




    Boa noite!
    Pessoal, tenho um Jeep kaiser com motor 4 cilindros hurricane. Vai muito bem no barro, mas o motor acaba ficando fraco em alguns casos. Estou pensando em adaptar motor de opala, porque a relação do meu (não sei o número) é relativamente longa, então necessito de torque em baixa, ao contrário do que um motor ap me forneceria. Porém surgem algumas dúvidas, principalmente quanto a adaptação de um motor 6 cilindros.
    - Por meu jeep ter 72 cv originais, e a sua mecância ser toda dimensionada para essa potência, não seria perigoso haver quebra nos eixos? (Não fazendo loucuras, andando na manha) Quanto a caixa não me preocupo pois conheço jeeps com caixa original e motor de opala 6...
    - Um mecânico me disse que o chassis do meu jeep, por ser americano e com esse motor, é igual ao de um jeep pica pau, tendo uma travessa atras do radiador, o qual é separado por um "tunel" da grade. Por isso, teria que aproximar do para choque uma travessa que agora se "esconde" no cofre do motor. Isso procede?
    Conforme as dúvidas vão surgindo eu vou postando...
    Muito obrigado,
    []´s
    Troller 2007 - Reiko 270 cv, Maxxis Trepador 35", Pitbull 12000 lbs, Hellas...

  • #2
    Usuário Avatar de Vinícius-RS
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    ...

    E ai pessoal?
    Troller 2007 - Reiko 270 cv, Maxxis Trepador 35", Pitbull 12000 lbs, Hellas...

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Vinicius

    Eu tb tenho um cj3A Kaiser.O meu está com motor Opala de 4 cilindros.Atende perfeitamente.se vc quiser economia mantenha sua relação longa, ela de ser 11x47, coloca uma 8x43 que fica muito boa pra trilha.
    Com o motor Gm 151 (opala 4 cil) vc tem uma potencia bem parecida com o motor original.Com isso vc preserva os componentes mecanicos do tipo, caixa,T-case,semi- eixos etc. Com um motor 6 cil provavelmente esses componentes vão quebrar.
    Em trilha o mais importante não é o tamanho do motor e sim a redução que vc tem.Aki no forum vc encontra uma redução pra T-case que aumenta em 26 % a redução.
    [ ] '
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
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    ...coloca uma 8x43 que fica muito boa pra trilha.
    Com o motor Gm 151 (opala 4 cil) vc tem uma potencia bem parecida com o motor original.Com isso vc preserva os componentes mecanicos do tipo, caixa,T-case,semi- eixos etc. Com um motor 6 cil provavelmente esses componentes vão quebrar.
    Em trilha o mais importante não é o tamanho do motor e sim a redução que vc tem.

    Concordo plenamente com o que o Sergio postou, motor maior o risco de quebra é muito grande e a menos que esteja pensando em uma grande reforma o mais acertado é um GM 4cc e uma relação mais curta.
    4X4 Brasil

  • #5
    Opa Vinicius, blz?
    cara aí vai minha opinião, conheço bem estes motores hurricane 4, eles são valentes na trilha e tem um super torque em baixa mas se precisar pegar uma rodovia... ai da nervoso, o bicho é lento d+, sem contar que se vc apertar muito ele em rotações muito altas ele ferve pra valer
    Acho que a mehor opção sem dúvida entre o opala 6 eo 4 é o 4, os diferencias dos kaiser normalmente tem a caixa satelite bem frágil e um opala 6 seria um exagero, sem contar que ele iria vir parar no seu colo dentro do carro,
    [],s

  • #6
    Usuário Avatar de Vinícius-RS
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    Pois é pessoal, estou decidido pro um motor de opala 4 mesmo. Acho que vou aproveitar e trocar a caixa (odeio a primeira seca, vive arranhando.. heheh). Estava em dúvida entre a de c10, 3m e a de c20, 4m. Mas lendo no fórum também fiquei em dúvida com a do chevette 5m, seria mais barata e tão eficiente quanto as outras.
    Sérgio, que redução é essa?Talvez seja interessante, ficaria com um jeep reduzido na trilha e longo na estrada.
    Rafael, realmente, o hurricane é um ótimo motor, bem valente, muito torque(nas trilhas mantenho entre 2 e 3 mil rpm no máximo) mas com uma durabilidade um pouco baixa, não foi feito para levar muito pau. Devido a relação longa do jeep, consigo desenvolver velocidades "boas" na estrada (entre 70 e 80km/h).
    Obrigado pela ajuda pessoal,
    Vinícius
    Troller 2007 - Reiko 270 cv, Maxxis Trepador 35", Pitbull 12000 lbs, Hellas...

  • #7
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Thumbs up Redução

    Vinícius-RS, dá uma olhada no tópico, sobre a nova redução:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19038

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Vinícius-RS, dá uma olhada no tópico, sobre a nova redução:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19038


    [ ] '
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Vinícius-RS
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    Interessante essa redução, e qual o câmbio dos citados anteriormente(c10, c20, chevette) tem a relação mais reduzida? Talvez ponha primeiro motor e câmbio, dai conforme o desempenho vejo se há necessidade de colocar a reduçao.
    Obrigado
    []'s
    Troller 2007 - Reiko 270 cv, Maxxis Trepador 35", Pitbull 12000 lbs, Hellas...

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    ou vc pode manter tudo como está e colocar uma overdrive da Advance Adapters que alonga as 3 marchas, nos 25%

    900 doletas lá na pátria dos Jeeps
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de Vinícius-RS
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    Boa noite!
    Leopoldo, minha intenção é reduzir o jeep, já que a relaçao de diferencial é longa. Preciso realmente trocar o motor, e por questão de comodo acho que seria conveniente a troca da caixa por uma sincronizada. Mas preciso de uma com relação igual ou mais reduzida que a original. Qual seria a melhor para adaptar com um motor de opala 4?
    abraço
    Troller 2007 - Reiko 270 cv, Maxxis Trepador 35", Pitbull 12000 lbs, Hellas...

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Vc parece querer trocar tudo ....

    Cuidado com os caminhos sem volta.

    Mas, vejamos as opções:

    reduzir por reduzir, vc pode simplesmente colocar a relação da F-75, que é de 5.88:1. Vai sentir outro jeep ! O seu, se for original deve ser 5.38:1.

    Mantendo o mesmo pneu, é o máximo que vc pode ganhar em redução NO diferencial.

    Só cuidado que ao reduzir, o semi-eixo fica mais perto do limite (não no limite mas, mais perto)

    Ao trocar o motor, até pode-se manter o cambio original.

    Aqui, tudo é questão de $$$ e contentamento do dono.

    A caixa sincronizada é mais confortável, mas é um item mais complicado. Mas, se usar uma caixa mais moderna, vc foge das peças de reposição meleca que existem por aí. Neste caso, é logísticamente correto.

    Mas não se esqueça que vc deve definir a configuração do jeep em 1º lugar.

    Se vc põe 5.88:1 mas usar agora pneus 36", fica a mesma coisa que antes e pior, os semi-eixos vão pro espaço.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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