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  • #1
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    Question Carga do Alternador




    Recentemente troquei o alternador por um mais novo com regulador de voltagem interno, como tenho amperímetro instalado observei que quando dou a partida o ponteiro do amperímetro chega na marca dos 25+ e depois gradativamente vai para perto do zero, aí pergunto:

    - Isto é o normal??? ( no antigo isto não acontecia )

    Pergunto pois se eu acendo tudo o consumo será maior que o gerado pelo alternador, usando portanto a bateria.....

    Obs: o alternador é de 55Ah

    []´s
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    Jimny HR 2011

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    A indicacao depende de como e onde o instrumento esta inserido no circuito. Com a substituicao do alternador, eh provavel que o eletricista tenha alterado isto.
    Se o amperimetro for de zero central, durante a partida devera indicar uma leitura negativa ex.: -25. Isto ocorre pois a bateria esta fornecendo corrente para a bobina de ignicao (atraves do bypass) e para o rele do motor de partida (bendix).
    Uma vez que o motor tenha entrado em funcionamento, a leitura no amperimetro deve passar a atuar na parte positiva. Isto indica que o alternador esta carregando a bateria.
    Se o alternador esta adequado a carga instalada em sua viatura, nao deveras ter problema algum. Quanto maior for a quantidade de equipamentos eletricos em funcionamento, maior sera a corrente que o alternador fornecera. Na eventualidade do alternador atingir seu limite (55 A no seu caso), a bateria se encarregara de complementar esta tarefa, sinalizando tal ocorrencia pela lampada vermelha de carga e indicacao de leitura negativa no instrumento.

    Sds.
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  • #3
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    Question

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    ...Uma vez que o motor tenha entrado em funcionamento, a leitura no amperimetro deve passar a atuar na parte positiva. Isto indica que o alternador esta carregando a bateria....
    Quanto a isto não tenho dúvida, a questão é sobre reduzir gradativamente a amperagem gerada. Isto é o normal ???

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    ... Quanto maior for a quantidade de equipamentos eletricos em funcionamento, maior sera a corrente que o alternador fornecera...
    Esta é a segunda dúvida, se ele vai diminuindo gradativamente a carga gerada, como o alternador sabe o quanto estou consumindo???

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    ...a bateria se encarregara de complementar esta tarefa, sinalizando tal ocorrencia pela lampada vermelha de carga e indicacao de leitura negativa no instrumento...
    Aqui discordo de vc, a lâmpada só acende quando o alternador não está gerando carga, se está gerando carga e ela não é suficiente a lâmpada continuará apagada, a única forma de saber se a carga é suficiente é pelo amperímetro.

    Alessandro, grato pelo retorno.
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Quanto a isto não tenho dúvida, a questão é sobre reduzir gradativamente a amperagem gerada. Isto é o normal ???
    A corrente eletrica vai reduzindo a medida em que a bateria vai sendo carregada. Em teoria, quando a bateria esta carregada a corrente circulante entre alternador/dinamo e bateria tende a zero ( na verdade permanecem alguns miliamperes). Com o motor em funcionamento os acessorios e demais equipamentos sao alimentados diretamente pelo alterandor/dinamo mas nao quer dizer que nao ha consumo. Devido a posicao do amperimetro no circuito voce fica impossibilitado de visualizar esta corrente.
    Esta é a segunda dúvida, se ele vai diminuindo gradativamente a carga gerada, como o alternador sabe o quanto estou consumindo???
    Na verdade o alterador fornece corrente de acordo com a necessidade. O alternador nao sabe qual o consumo porem quando a corrente eletrica chega no limite suportado (pre-determinado) o regulador atua sobre a tensao fornecida, reduzindo-a desta forma e por consequencia a corrente eletrica.
    Aqui discordo de vc, a lâmpada só acende quando o alternador não está gerando carga, se está gerando carga e ela não é suficiente a lâmpada continuará apagada, a única forma de saber se a carga é suficiente é pelo amperímetro.
    Na verdade a lampada eh iluminada pela diferenca de tensao presente entre o alternador e bateria. Se o alternador/dinamo esta operando no seu limite, a tensao de saida no mesmo tende a diminuir (controle exercido pelo regulador) e podendo chegar a ser menor do que a tensao da bateria (diodos danificados por exemplo).
    A lampada indicadora de carga possue um funcionamento do tipo "proporcional" ou seja, sua intensidade eh proporcional ao desequilibrio de tensao presente. Quando este desequilibrio (diferenca) eh pequeno, eh dificil de se visualizar, principalmente de dia. Isto se deve por que a corrente que percorre o filamento da lampada nao eh suficiente para produzir a incandescencia necessaria. Desta forma, se o desequilibrio eh grande, a lampada atinge a sua incandescencia nominal.
    Dependendo da intensidade de corrente, o amperimetro tambem apresentara indicacao. Convem salientar que estes instrumentos sao para referencia e ficam muito a desejar no quesito precisao, alguns incluse possuem efeito "decorativo".

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #5
    Usuário
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    Thumbs up

    Oooooo Cabloco.....

    Agora vc respondeu....

    Me desculpe ter sido meio chato na minha mensagem anterior...

    []´s
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  • #6
    Usuário Avatar de mktiberio
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    Alternador ou Regulador

    Deixa eu aproveitar a discussao.

    Caso a bateria nao esteja sendo carregada (no meu caso, a voltagem da bateria em repouso era de 12,4V, com o Jeep ligado e acendendo um misero farol, caia para 11,8V). Entendo que ela nao esta sendo carregada pelo alternador. Tenho 2 alternadores em casa que acreditava que estavam funcionando, e o defeito eh o mesmo com os 2.. acredito que devo estar com problemas no regulador de voltagem que eh externo. A duvida eh, como podemos testar o alternador e o regulador para saber se eles estao funcionando corretamente. Tentei medir as voltagens com um multimetro, mas cheguei a medir 8V em alguns pontos... e fiquei na duvida se estava medindo a coisa certa. A proposito, o motor eh um OHC com alternador original (voltagem nominal 14V e 30A) e bateria Heliar 63AH (voltagem nominal 13V).

    Eh isso ai, pra variar...... sou mais um com diversos problemas eletricos.

  • #7
    Usuário Avatar de José Augusto
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    kmoretto, concordo com o Alessandro Henrique e já tive esta dúvida com a rural, pois achava que o amperimetro não funcionava.

    O que aconteceu, quando vc ligou o carro usou um pouco a bateria, logo depois o funcionamento do alternador foi carregando a bateria até o limite quando esta atingiu a plena carga o alternador passou a mostrar zero (na verdade muito próximo de zero), como o alternador é maior provavelmente em poucas ocasiões vc verá o ponteiro oscilar. Na rural só oscilava quando usava o guincho (bateria de 100 A e o alternador de 120 A), em função disto no jeep não instalei o amperimetro só o voltímetro.

    Para testar o alternador leve em um auto elétrico de sua confiança, para medir a polia tem que girar a uma determinada rotação mínima.

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    mktiberio,
    Se voce trocou o alternador e o problema nao resolveu, eh provavel que o rele regulador esteja danificado/desajustado. Verifique tambem a cordoalha/cabo de aterramento entre o motor e a carcaca/chassis.

    Sds.
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