No meu caso não utilizei os calços originais do motor. Apesar de ter dado uma certa polêmica quando postei as fotos, não deu nenhum problema até agora. Tô postando as fotos assim mesmo :
1- O calço esquerdo ( olhando o jeep por trás) está visivelmente envergado o que pode indicar que a distância entre os furos esquerdo direito está muito aberto. O calço vai romper em serviço. Parece que está fora de 1 a 2 polegadas
2- Tubulação de cobe no freio >>
3- Os suportes estão muito altos e necessitam reforço tipo mão francesa. Veja essa 2º foto >>>> vc tem que impedir que numa frenagem ou arranque o suporte tenda a ir pra frente-pra trás, com o peso do motor. falta um reforço de cima (no suporte) para baixo, (no chassis) a uns 45º.
Eu mosmo fiz toda a adaptação do meu motor 4.100, utilizei primeiramente o calço (coxim) original do Opala, mas não aguentaram e se quebraram logo, instalei então os coxins do motor Perkins, mais reforçado e acabou o problema, aconselhoi a não instalar os coxins do Opala. Na foto abaixo ainda esta com o coxin do Opala.
A titulo de informação, na instalação do meu motor 4.100 + caixa 260F (tudo da caminhonete C-20), o cambio ficou com o suporte afastado 18 cm da sua posição original, optei então pela instalação de mais uma travessa (original do CJ-5) para servir de reforço no chassis.
1- O calço esquerdo (olhando o jeep por trás) está visivelmente envergado o que pode indicar que a distância entre os furos esquerdo direito está muito aberto. O calço vai romper em serviço. Parece que está fora de 1 a 2 polegadas
Isto foi arrumado, me indignei quando o mecânico me mostrou aquele calço todo torto e disse que estava pronto . Só que eu só tinha esta foto, postei mais para dar idéias
3- Os suportes estão muito altos e necessitam reforço tipo mão francesa. Veja essa 2º foto >>>> vc tem que impedir que numa frenagem ou arranque o suporte tenda a ir pra frente-pra trás, com o peso do motor. falta um reforço de cima (no suporte) para baixo, (no chassis) a uns 45º.
Não acredito que o suporte do motor vá se movimentar para a frente e para trás, pois a chapa utilizada tem quase 1 cm de expessura. O que estou para fazer é uma base maior para o coxim, tipo uma mesa para que pegue a parte de baixo inteira do coxim. E ainda uma espécie de copo com a boca para cima. Assim se o coxim arrebentar o motor fica "preso" a este copo e não vai cair do jipe .
Sem prévia autorização, mas vou indicar estas fotos do album do Giovani, é do jeep do irmão dele :
Quando da instalação do motor GM 4.1, é de fundamental importancia que se observe a inclinação do motor, já vi muita porcaria neste tipo de instalação.
Eu fiz da seguinte forma:
1- Com um nivel de bolha nivele o chassis, colocando o nivel na parte central do chassis nos dois sentidos longitudinal e transversal.
2- Posicione o conjunto motor/cambio no chassis com uma talha ou girafa, colocando o nivel na boca do carburador, observe que o coletor de admissão tem uma inclinação para compensar a inclinação do motor, o carburador deve ficar nivelado.
3- Depois de posicionado e nivelado o conjunto motor/cambio, utilize pedaços de barra chata ou cantoneiras e solde provisoriamente os suportes do motor no chassis, observe que o motor/cambio fica ligeiramente para a direita, olhando o conjunto de frente.
4- Feito isto, confeccione os suportes para os coxins, compensando a deformação do coxim pelo peso do conjunto motor/cambio.
5- No meu caso, o cambio ficou deslocado para traz 18 cm. o que obrigou o corte e afastamento da parede de fogo em 14 cm.
6- Para o radiador mande confeccionar um com a colmeia do Opala com ar condicionado, aumentado na altura em 11 cm.
7- A helice usada foi a original do motor (metalica) com as pás ligeiramente recurvadas para não atingir o radiador. Se voce for fazer isto, faça em todas as pás observando a similariedade em todas, se alguma ficar diferente pode ocorrer um desbalanceamento e até mesmo o rompimento da pá por vibração.
Quando da instalação do motor GM 4.1, é de fundamental importancia que se observe a inclinação do motor, já vi muita porcaria neste tipo de instalação.
Eu fiz da seguinte forma:
1- Com um nivel de bolha nivele o chassis, colocando o nivel na parte central do chassis nos dois sentidos longitudinal e transversal.
2- Posicione o conjunto motor/cambio no chassis com uma talha ou girafa, colocando o nivel na boca do carburador, observe que o coletor de admissão tem uma inclinação para compensar a inclinação do motor, o carburador deve ficar nivelado.
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Espero ter contribuido.
Junior
Varginha-MG
Terra do ET.
EquipeTerra.
Junior,
Sua observação é muito importante, mas tem um problema ai!
O nivelamento do motor deve ser feito sobre o carro já montado, sobre os pneus, suspensão, etc. Simulando o carro em ordem de marcha.
Se for feito o nivelamento somente pelo chassi, o motor provavelmente ficará desnivelado, pois o chassi raramente fica paralelo ao chão qdo o jeep está pronto.
Devasso CJ-X 58
Toy Land Cruiser FZJ-105 01
C 10 4.8 Automatic4 73