Prezados, sei que já existe outros fóruns com algum pessoal com o mesmo problema, mas, não encontrei especificamente do motor OHC 2.3 FORD.
Venho pedir ajuda do conhecimento e a experiência de vocês. Tenho um Jeep Ford 1977, comprei a pouco tempo, mas infelizmente após trocar o radiador começou entrar água no óleo. Quando comprei, o Jeep estava com radiador furado e não havia a pressão necessária para chegar neste ponto. Quando troquei a colmeia e fiz a restauração do radiador, me deparei com borra branca na vareta do óleo.
Bom, levei para oficina com a esperança que fosse apenas a junta do cabeçote queimada, mas, infelizmente não era apenas isso.
Abrimos a tampa do Carter e pressurizamos com uma bomba o radiador e chegamos a descoberta: Trinca no bloco, após desmontar o motor inteiro, levei para retifica e descobrimos que havia uma erosão no bloco do quarto cilindro.
Após algum tempo de procura, encontrei outro bloco de uma Maverick, que estava parado por volta de 12 anos. Comprei o bloco e montei novamente o motor, troquei a bomba da água, bomba do óleo, mandei fazer embreagem, todos os selos novos, levei o cabeçote e o virabrequim para retifica, enfim, motor ficou lindo. Mas, Por azar o bloco que comprei já estava com camisa e era da mesma medida dos meus pistões, então, não decidi abrir para analisar o bloco, já que o valor estava passando de 4,500 latinhas no total, então, optei apenas pelo brunimento e a montagem.
Por fim, após o motor estar montado, rodei por volta de 80km. Quando cheguei em casa, analisei a vareta do óleo e me deparei com a triste situação: água no óleo novamente
Aos que possuem o motor OHC, já aconteceu isso alguma fez?
Vale a pena desmontar o motor novamente e tentar encontrar outro bloco? Ou adaptar um motor 4cc de opala?
Existe há possibilidade de solda no bloco? (Ouvi dizer que há possibilidade de encamisar o bloco com a cola araldite, alguém já fez isso?)
Detalhe, todos o blocos que encontrei estavam enferrujados, esse tinha sido o melhor até o momento)
O projeto desde o inicio da reforma do Jeep era buscar o máximo de originalidade possível, mas com a trocar do motor irei quebrar com todo o projeto.
Sou de Curitiba - PR.
Enfim, se alguma alma puder me ajudar, desde já agradeço