x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Idade
    49
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    Motor BF161 - Como funciona o filtro de óleo???




    Olá pessoal,
    Estou reformando meu CJ5 dos pés à cabeça! Estou já nos finalmente, como por exemplo, a troca de óleo pra fazer o bicho funcionar depois de ficar parado uns 5 meses devido a reforma!!! Com isso me deparei numa dúvida cruel: como funciona o filtro de óleo se a entrada é pelo lado, a saída é por baixo e não tem, ou não vi, nenhuma ligação entre entrada e saída????
    Alguém pode me ajudar, por favor????

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado, o 'recipiente' do filtro de óleo do BF161 tem duas conexões, uma para entrada e outra para saída do óleo, aqui no fórum já vi fotos em que se pode ver quem é a entrada e quem é a saída, quando chegar em casa a noite eu olho e confirmo se você não achar, o óleo entra no recipiente e passa pelo filtro e volta para o motor, o filtro que vai dentro do recipiente é o PL3 ou equivalente, é interessante trocá-lo se você não sabe suas condições, a tampa dá um pouco de trabalho para ficar sem vazamento, eu costumo dar uma esticada na vedação antes de untá-la com óleo e apertar a tampa, rode o motor um pouco, dê umas aceleradas e veja se vaza, ok ? não confie em simplesmente apertar a tampa e sair rodando, a borracha costuma escorregar da tampa e vazar depois de alguns quilômetros e você não vê, já aconteceu com minha esposa , por sorte espirrou óleo dentro da cabine do Jeep e corrigimos o serviço do posto de gasolina, um abraço
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
    Passei por isso recentemente com minha F-75.

    Pelo que entendi, o processo funciona assim...
    A bomba joga o óleo pela entrada superior do filtro e quando esse fica cheio, a propria pressão faz com que o oleo seja empurrado (pela saida embaixo do filtro) devoltsa para o motor.

    Após a troca de óleo, o mesmo começou a vazar pela tampa. Mesmo apertando e reapertando ele continuava a vazer.
    Voltei no posto onde troquei o oleo e pedi outra borracha de vedação (achando que a minha não tinha sido trocada ). Mesmo com a nova vazava. Cheguei a colocar as 2 borrachas e apertar bem... Demorou pra vazar mas continuava vazando.

    Um mecânico de jeep que me deu a solução. Ele disse que essas borrachas sao porcarias e que quando vc aperta a tampa, elas saem do lugar e acabam dobrando (a minha tinha marcas de dobra mesmo).

    Ele falou pra eu comprar um produto parecido com papelao que é usado pra fazer junta de motor, etc (o nome é meio estranho e não me lembro agora ). Comprei numa casa que vende borrachas, mas segundo ele qq loja de auto-peças deve ter.

    Tem varias espessuras, comprei da mais grossa. Recortei um pedaço pouco maior que o reservatório, fiz um furo no meio para passar o parafuso e fechei no lugar pra marcar o formato da junta.
    Depois foi só desmontar e recortar os excessos do papelão (deixei um pouco de rebarba, vai saber né...) e montei tudo denovo.

    Tá funcionando perfeito.
    Agora só falta dar uma lavada no motor e no chão da garagem pra limpar o óleo
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Idade
    49
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...
    Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
    Abração
    LUC
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -filtro-oleo.jpg  
    Arquivos Anexos

  • #6
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    Se não me falha a memoria,, tbm pode-se chamar de guarnital.. acho que se escreve assim..
    =======
    Wilson

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    . . . não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    LUC

    Prezado, acho que é isso mesmo, o filtro fica entre a entrada e a saída, assim o óleo é forçado a passar pelo filtro . . . faça um teste antes de montar o dispositivo : com o filtro no lugar, sopre na entrada do recipiente e veja se vai ter fluxo na saída, deve ter alguma resistência mas não muito grande, se não sair bafo de cerveja, digo, ar, do outro lado, o seu dispositivo tem algum problema . . . a propósito, vi aqui no fórum alguém comentar que o BF tem filtragem parcial do óleo, como é isso ? sempre achei que todos os motores filtravam 100% do óleo
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #8
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    O nome é esse mesmo Jacimar
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #9
    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...
    Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
    Abração
    LUC

    No meu filtro, esse tudo que que vc citou tem um furo ou dois por onde o oleo, que passou pelo elemento, entra no tubo e vai embora.
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Prezado Marcelo, bom dia ! para fazer a sua fantástica junta, que ferramenta você usou ? é fácil cortar o tal do velumóide ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #11
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Prezado Marcelo, bom dia ! para fazer a sua fantástica junta, que ferramenta você usou ? é fácil cortar o tal do velumóide ?
    Jacimar,

    me lembrei dos tempos de pré escola,

    Tesoura e estilete. é bem facil de cortar...

    Corta um pedaço um pouco maior, faz o furo no meio pra encaixar no tubo que vai o parafuso da tampa. Coloca o velumóide no filtro, a tampa e encosta o parafuso pra marcar a junta.

    Depois é só desmontar e tirar um pouco do excesso com a tesoura
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #12
    Usuário Avatar de Robledo
    Entrada
    21/09/2006
    Local
    Betim/MG
    Idade
    48
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Fi,

    corta um pedaço de câmara de ar velha. Faz um furo no meio e pronto. Funciona bem D+

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade