Mauro
AS fotos estão um pouco escuras, vc não pode tirar em lugar com mais luz?
[]'s
Versão Imprimível
Mauro
AS fotos estão um pouco escuras, vc não pode tirar em lugar com mais luz?
[]'s
Retirei as fotos anexas que estavam escuras mesmo, só para não ocupar espaço.Seguem as fotos novas. Como não tenho prática com câmbio fico na dúvida se está certo. Com certeza não está, caso estivesse não estaria pulando. hehe. Tive a sensação de um dos garfos estar ligeiramente inclinado, fora dos 90º. É muito pouco mas as vezes o suficiente para pular.
Agradeço ao Monge por invadir o tópico dele, mas é que com as fotos fica mais ilustrado. :oops:
Grato pela ajuda.
mais fotos
Não.Citação:
Postado originalmente por Mauro Darezzo
Pelas fotos estão bem alinhados e perpendiculares. A não ser que você dê uma de maguila, não vai entortar os garfos.Citação:
Ótimo, mas estão travados??Citação:
Pode ser com arame mesmo ou de preferência com trava química.
Como assim? se são novos ótimo. Só tem que se prestar atenção:Citação:
1- Ajuste da folga axial do carretel na hora da montagem.
2- Não monte os rolamentos de esfera na prensa pela capa externa ou os roletes vão para o espaço.
Seria isso........???Citação:
Pelas fotos, há uma grande dúvida de como foi que aquele desgaste foi parar lá. Isso só seria possível com luvas "retrabalhadas" com aquele grande serviço de asno que algumas oficinas teimam em fazer e que chamam de frezar....mas que na verdade é uma imensa e gigantesca burrice.
Não esqueça de por um pouco de graxa na ponta do piloto na hora da montagem para lubrificar essa bucha.Citação:
Também desisti da instalação da caixa da C10 por causa da relação de marchas que ela fornecia e a empreitada não compensaria por enquanto...
Montei meu câmbio, coloquei a luva do sincronizador da primeira nova, pinhão da ré novo, engrenagem da segunda semi nova (não apresentava desgaste nos dentes nem aonde encaixa a luva do sincronizador) e eixo piloto novos.
Percebi que fica uma folga longitudinal no entalhado (isso depois de montada a reduzida e apertado a porca até sair água).. percebi quando engatava a tomada de força que o conjunto do entalhado ia pra frente e pra trás quando desengatava.... vai algum calço entre a bucha do sincronizador da primeira e o rolamento ? O que pode estar havendo de errado ? Os rolamentos (tanto do eixo piloto quanto do entalhado) são novos.
A 2ª tá escapando quando solta o carro no freio motor e não consigo segurar ela na alavanca.. pode ser ainda a tampa ou essa folga longitudinal ? Se for como elimino ela ?
Obrigado pela ajuda.
[]´s. desesperados e p*&% da vida por ter que desmontar a bagaça de novo...
KGE
assunto interessante , tb tenho um problema parecido ... o meu cj as vezes pula a 1 marcha quando vou arrancar com ele , ele tem cambio 4 marchas e motor do maverick . ela so pula as vezes n e toda hora , mas geralmente quando eu vou arrancar eu apoio a mao na marcha pra isso n acontecer . n faço força , apenas apoio a mao msm . esse problema pode ser resolvido trocando as molas da tampa ? como eu sou meio leigo no assunto vou pedir pro meu pai dar uma lida aki .....
Mauro
Só agora vi sua MP, desculpe o atrazo. :roll:
Mas, felizmente acho que o Leopoldo já matou acharada :D
[]'s
Cabraiada :!: Pelo amor de God :!:
Tambem estou com o mesmo problema :!: :shock:
Só que o JeepEgg 81 ta com motor OHC original e cambio original de 4 marchas.
Por 2 vezes já abri a tampa do cambio, analisei os garfos, verifiquei folgas dos parafusos que os travam, tirei os parafusos, molas e esferas do trambulador, estiquei as molas com alicate de bico, experimenta, estica mais, experimenta, encolhe... pronto, ficou bão :!:
Monta, testa e ..... a PORR... da Ré escapa fazendo um PUt.. barulho :!: :shock: :evil:
Nas 2 vezes que abri, verifiquei que o engate do garfo nas engrenagens estão certinhos, que as engrenagens da Ré (A grande e a pequena com os dentes retos) estão apenas com as pontas gastas.... Me recuso a acreditar que numa engrenagem de aprox. 2 cm de largura, 3 mm vão fazer diferença para segurar o engate :!: :!: :shock: :x
Como não consegui alguém com conhecimento e disposição para me ajudar a desmontar o cambio, desisti e estou levando para o Josewal...
AGORA... se esta merda quebrar novamente, ranco tudo e ponho da d-20 ou d-40 :!: :evil: :evil:
[]´s bravos com o cambio :evil:
Pelo jeito estamos todos no mesmo barco. O engraçado é que a dúvida de um puxa a de outro, e assim vai. Quem sabe não podemos resolver os pepinos juntos. :?: :idea: :?: :idea: :?: :idea:
Gostaria de agradecer a atenção do Leopoldo e do Fugger, além dos demais, é claro. :D :D :D :D :D
Uma coisa que li em um tópico e entendi é que se a ré está pulando pode significar que a engrenagem da ré está gasta, ou seja, ela deve ter folga e torce fazendo com que a engrenagem pule de volta. :lol: Me lembrei que antes de montar o câmbio vi que esta engrenagem estava meio feinha perto das outras que estavam mais novas, mas graças a falta de experiência e “pão durice” achei que não teria problemas :oops: , era só a ré mesmo :oops: . Bem feito para mim que terei que desmontar tudo de novo. :cry: :cry: :cry: Todo este trabalho para economizar R$50,00, como sou burro. :?
Quanto as orientações do Leopoldo é o seguinte:
*Molas: achei molas mais curtas na Agromotor, com uns 20mm. Acho que são essas as ideais. R$1,80 cada
*Garfos: parecem que estão OK mesmo, pelo menos parece. Já que não posso dar uma de Maguila posso pelo menos rezar para estarem certos, hehe. :lol:
*Parafusos quadrados: estão apertados e travados com arame. :lol:
*Ajuste da folga axial do carretel na hora da montagem: vou ver de novo mas acho que tá OK. :lol:
*Rolamentos: montei sem forçar os roletes. :lol:
*desgaste da luva: é bem pequeno o desgaste, já que vou desmontar vou tirar uma foto detalhada e posto aqui, no pior da hipóteses eu troco. :D
*Bucha de latão do eixo piloto: não esqueci de colocar a graxa, mesmo porque já foi difícil com ela imagine sem!!! :roll:
Espero que depois de tudo funcione.
Grato a todos
Este topico ja estava para do por muito tempo, mais tive interesse no que o Leopoldo falou lá atras sobre um rolamento de agulas na ponteira do entalhado .
Olhei o catalogo da INA rolamentos , mais não identifiquei qua é o rolamento usado neste caso. Alguem sabe ?
Prezados moderadores, seria possivel recuperar as fotos, sei que será uma grande escavação arqueologica, desde ja agradeço
Bão, aproveitando o assunto,
Começando de antigamente:
Por algum motivo incrivel a capa seca soltou um pouquinho do BF161. Ai o piloto e os roletes do piloto foram pro saco. Deixei para arrumar no kiko aqui em curitiba, revisar cambio e transferencia ha pouco mais de 1 ano. De cara, o rolamento de embreagem que ele abriu para encher de graxa desmanchou. Apanhei feito cão para aprender como trocar o rolamento.
De uns meses para cá o cambio teima em não engatar a segunda. Dai engato a terceira umas 20 vezes e pelo jeito alguma coisa muda e a segunda fica boa. Outra coisa é que com o jeep parado, motor ligado o cambio ronca. Se piso na embreagem o cambio fica silencioso ! Pra mim tem gato ai.
Para resolver do meu jeito comprei um cambio usadíssimo, na mesma configuração, 3 marchas com primeira seca e eu vou fazer o serviço...se é para ficar ruim, melhor não pagar a mão de obra...afinal merd@ eu faço sozinho mesmo.
Desmontei o cambio “novo” seguindo um tutorial americano sobre este cambio.
Lavei tudo para avaliar.
O eixo da engrenagem da ré estava muito comido e tinha um chanfro para entrada de oleo
A bucha da engrenagem estava bem gasta, como fazer uma bucha nova bem feita era mais caro que uma engrenagem nova comprei uma nova. (guardei a velha pro dia que eu tiver um torno)
A luva da 2º/3º estava bem gasta e tinha sido fresada.
A engrenagem da segunda também tinha sido fresada
Os sincronizadores estavam no bico do corvo.
Sempre queria entender o que era fresar as engrenagens...pois ai esta:
Na foto onde aparece as duas engrenagens da 2º
Aqueles dentes retangulares com uma pequena ponta triangular é que seguram a engrenagem no lugar...quando estes dentes vão ficando gastos, para não trocar a engrenagem os mexanicos tansformam o que era um triangulo em um losangulo.
Na luva, da para ver que fazem uns "encaixes" para que estes losangulos encaixem e não escapem ! Mas como é um serviço de extrema percizão a engrenagem fica com uma folga em relação à luva.
Os sincronizadores por fora estão 100%, mas por dentro, estão com as ranhuras bemmm gastas. Quando estão instalados, o anel tem que tem uma pequena fresta entre a engrenagem e o anel sincronizado. Creio que com o uso de oleo 90EP (extrema pressão) o enxofre do oleo corroi este ranhurado e o anel sincronizador cola na engrenagem de tal jeito que não gira mais. Somado à corrosão do oleo, a tampa do cambio tinha bastante areia fina por dentro...acho que o pó das estradas, vai se acumulando perto da alavanca e por ali vai escorregando pra dentro do cambio.
Dai troquei:
a engrenagem da 2º
o eixo e a engrenagem da ré
os aneis sincronizadores
a luva e o miolo do sincronizador, mais molas e macaquinhos
O entalhado esta bonzinho, a folga da engrenagem deslizante esta um pouco acima do que indica o manual do mecânico.
Realmente o ideal seria trocar o entalhado até porque a ponta dele, onde vão os roletes não esta perfeita. Mas se troco o entalhado talvez tenha que trocar a engrenagem deslizante...dai começa a ficar bem caro. Estou pensando em fazer a adaptação que o Leopoldo sugeriu, dar uma passe na ponta do entalhado e colocar um rolamento de agulhas ali.
Como desmontei a tampa do cambio, aproveitei e troquei as esferas e as molas
Para tentar minimizar a entrada de areia ou pó pela alavanca, cortei uma arruela de feltro e quando fui montar a tampa, coloquei primeiro a arruela de feltro (encharcada de óleo), depois a alavanca e a mola.
A mola ficou mais encolhida e a alavanca uns 5mm mais baixa, mas, o feltro deve ir deformando e se acomodando e tudo deve ir para seu lugar.
De qualquer maneira tomei cuidado para que a alavanca não ficasse fora do encaixe da tampa e girasse.