Mais importante que "vedar" é saber passar por trechos alagados e por mais que se faça, nunca vc terá um veículo "anfíbio" nas mãos, o tempo gasto nesta passagem e o nível dágua que se está cruzando é muito importante.
Tenha certeza da condição dos retentores dos diferências, transferência, câmbio e principalmente do motor.
Aí sim vc pode providenciar os respiros (dos diferenciais, câmbio, transferência, tanque de combustível e do motor todos ligados a um Snorkel) como os colegas acima já mencionaram e se for a gasolina ainda deve providenciar um isolamento da centralina se for injeção ou do distribuidor (panela de pressão) e demais partes elétricas caso contrário.
Se o seu jeep for baixo, verificar a tampa de combustível se for do tipo com respiro vc deve mudar para o tipo sem respiro (após providênciar o respiro do bocal ligado ao snorquel).
Lembre-se com correnteza o nível dágua tem que ser menor e importante nunca ficar atravessado.
Mesmo com todos os cuidados, sempre após uma travessia é bom verificar a qualidade do óleo dos diferênciais e caixas de transferência e marcha. 8)
Mais uma dúvida... Lendo sobre esse assunto, acho que vi algumas pessoas falando em vedar a embreagem (e acho que o freio também) por causa de barro ou água que podem entrar e travá-los Isso existe mesmo? Dá pra vedar?
Embreagem dá (em termos)... já freio não...
Cara, muita coisa você aprende só fazendo mesmo (geralmente na trilha sempre tem alguém mais experiente que possa orientar), veja os tópicos que existem no Técnicas de Condução aqui do Fórum que tem muita coisa sobre transpor alagados etc...
Freios, sempre que você fizer uma trilha que tem muito poço de lama o ideal é abrir e limpar... Atravessar água molha as lonas então após atravessar fique atento ao funcionamento (ou não-funcionamento ) deles.
Mas deixo a dica, se por acaso você morrer o Jeep numa poço de lama profundo ou água alta. Não pise na embreagem, se fizer isso você vai ficar sem ela. Espere alguém puxar ou dê partida com a marcha engatada. 8)