Suponho que vc tenha freio à disco na dianteira. Neste caso o freio de mão não pode ser instalado simplesmente por que a pinça é de uso dianteiro, não possuindo o mecanismo manual. Se for freio à cubo, vale a mesma coisa: não possui mecanismo. Uma boa sacada para poder travar as dianteiras é fazer um desvio no tubo do freio e pôr uma válvula esférica, assim vc pisa no freio e fecha a válvula, que manterá a pressão do fluido. Não sei quem poderia instalar o freio no cardã, mas acredito que qualquer mecânico o faça. O problema é encontrar as peças necessárias, que só vinham nos jeeps das décadas 40 e 50. Quanto ao Towbar, faça uma instalação com profissional. Para rebocar, evite usar um veículo mais leve que o seu Jeep. Isso pode ocasionar acidente grave, se tiver que frear bruscamente, o Jeep faz um "L" com o carro, arrebentando tudo. Já aconteceu comigo, felismente eu estava rebocando outro Jeep com o meu próprio. Fiquei em duas rodas com outro Jeep por baixo, isso em uma rotatória no centro da cidade! Se vc irá rebocá-lo com freqüência, instale um sistema de freio, com engate rápido, para frear o jeep primeiro.
Como funciona estes sistema de freio que freia primeiro o Jipe?
É ligado direto na tubulação de óleo?
[]'s
Gustavo
É simples. Vc liga um "T" na tubulação que vem para as rodas traseiras do veículo rebocador, puxando um novo tubo até o para-choque, onde vc instala um engate rápido hidráulico. Faz o mesmo no Jeep (traseiro), só que a tubulação segue para a frente, indo com um flexível pelo Towbar, com engate rápido na ponta. Depois do sangramento não será mais preciso sangrar novamente a cada engate. Como o freio é acionado 1º o traseiro, ele freará junto as rodas do Jeep. O pessoal que vende carretas de reboque p/ motos, barcos, etc. sabe fazer isso. Existe ainda um sistema mecânico que utiliza outro cilindro mestre no Jeep, mas é complicado e não é preciso fazer tanto...
Caro Gustavo,
Muito obrigado pelas dicas; na verdade, vou acabar instalando um freio de mão normal (a patroa que está exigindo) e disco na frente.
Quanto ao towbar, vou seguir seu conselho: instalar em um loja de barcos (ficarei mais feliz, pois pretendo viajar com a família toda, incluindo o Lagartixa).
Regards,
Marco
CJ-5 62
Lagartixa
Estou fazendo no meu CJ e já tenho todas as peças. A adaptação ñ é difícil. Tenho um amigo q está projetando isso em forma de Kit. Se tiver ineteresse, me mande um e-mail : rodrigo@qwnet.com.br.
A regra para reboque (com segurança) é de que o carro que está rebocando tenha 1,5x o peso do que está sendo rebocado. Puxar outro, principalmente em estrada de alta com um carro leve é robada e muito perigoso.
abraço
alguém sabe qto pesa (mais ou menos) um CJ-5 6cc 3m tracionado com alguns equips (sto antonio, suporte de estepe e galão, estribo, etc) e carroceria de fibra???
alguém sabe qto pesa (mais ou menos) um CJ-5 6cc 3m tracionado com alguns equips (sto antonio, suporte de estepe e galão, estribo, etc) e carroceria de fibra???
Olá Marco!
Original ele pesa 1.250 Kg, mas com acessórios, penus maiores , etc chega fácil à uns 1.600, 1.700 KG.