Amigos do fórum! feliz 2008!!!!
Depois de algumas horas conversando com um amigo, que é dono de um CJ3A igual ao meu, sobre a melhor maneira de arrumar o assoalho do jeep dele, apareceu a idéia de aplicar fibra de vidro diretamente sobre a lata... (detalhe: NAO haverá retirada da lataria original)
Pensamos em levar a carroceria até o jateamento (jato de areia) para tetirar "o que der" pra tirar... (o assoalho do jeep está em péssimas condições, muitos muitos buracos... o dono do jeep tem medo de meter o jato de areia e nao sobrar nada pra contar história) Assim, com a superfície porosa, aplicaríamos perfis em "L" em alguns pontos do assoalho (para aumentar a rigidez) e, por cima, seria adicionado a fibra de vidro em camada relativamente grossa em todo o assoalho dianteiro do jeep, pegando também a parte da lataria lateral e parede corta-fogo. Da mesma forma, seria aplicada a fibra de vidro na parte externa-inferior do assoalho, na parte de baixo do jeep, montando um "sanduíche" de fibra-metal-fibra.
Para a preparação, seriam feitos outros furos no assoalho, para permitir uma melhor aderencia entre as partes superior e inferior.
A parte onde vai fixada a tampa do cambio nao seria fibrada, permanecendo original, bem como nao seriam obstruidos os drenos originais que ficam na lateral do CJ3A....
O assoalho da caçamba nao necessita ser alterado.
Pensamos nesta alteração pelos seguintes motivos:
- a substituição do assoalho do jeep por outro metálico nao evitará nova oxidação posterior, exigindo maior cuidado com a montagem, soda, preparação quimica e aplicação de tinta.
- Aplicando a fibra, com a resina e catalisadores adequados, a aplicação direta de tudo isso sobre a lataria existente (previamente jateada e protegida contra corrosao) constituiria um assoalho "imune" a corrosao futura, além de poder receber pigmento na resina, dando um acabamento homogeneo e fácil de recuperar em um improvável evento que quebre tudo.
- O assoalho metálico nao retém calor transmite ruídos do veículo para dentro do habitáculo.
- O assoalho de fibra retem (um pouco) do calor do motor e escapamento, e também "abafa" (um pouco) os ruidos externos...
- A solda do assoalho metálico poderá causar novos pontos de corrosao na lataria das laterais do jeep, necessitando de um cuidado extra para que isso nao ocorra
- A aplicação da fibra sobre a lata do assoalho aumentaria a resistencia do mesmo e eumantaria a resistencia da junção assoalho-lateral. Torção da carroceria? bom, a fibra vai mudar isso, tornando o conjunto mais rígido, se for bem aplicada, nao descolará da lataria.... (furos na lataria, em espaçamentos programados, "amarrarão" as partes interna e externa)
Mas... acima de tudo....
NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA.......
Entao, por estes motivos, gostaria de saber da experiencia de vcs, ou se tem algo que eu nao pensei... algo que pudesse inviabilizar a idéia.... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?
Como o dono é meio "exagerado", ele tá pensando em aplicar aquela manta asfáltica sobre a fibra.... rsrsrs