Postado originalmente por
Paulo André BR
Rodrigo, bem vindo ao fórum!
Começou bem, heheh
Algumas considerações:
Arame e alicate é um modo de dizer (além de uma grande uma lenda), pois isso não serve pra nada sem conhecer o que tem em mãos.
Obvio que arame alicate, algumas ferramentas, peças sobressalentes e conhecimento, podem te tirar de encrenca...
Olhe muitos Jeep por aí, se familiarize com eles. Logo já saberá ver um chassis remendado de longe; uma adaptação porca, etc, etc... Saiba identificar o que é um Jeep original e um adaptado. Converse muito com donos, peça para andar, dirigir, etc...
Comprei meu Jeep em 1999 e tenho ele até hoje. Não tinha nem 18 anos quando comecei a pesquisar...
Depois de muito olhar por aí, ainda em 1997, o único cara honesto com o qual conversei muito, me convenceu a ter um jeep dizendo:
"Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."
e por aí foi o discurso do cara.... e não é que ele me convenceu!!!
Comprei meu Jeep em 1999 e foi meu carro pra tudo até 2010, quando comprei um XJ e ele ficou pro dia de rodízio, e claro pro barro...
No inicio ele só tinha direção hidráulica com o velho Bf161 e 3 marchas, toda vez que ia pra estrada, rezava um terço, carregava todas as mandingas possíveis... Acumulei algumas histórias...
Depois de muito sofrimento com a mecânica original, troquei todo trem de força e respectivos periférico por algo mais moderno. Nunca mais tive dor de cabeça!
Sempre me interessei por mecânica, o Jeep me fez aprender muito! Aprendi muita coisa na marra...
Inclusive conseguir, no meio do nada, sem ferramenta alguma, fazer um gurgel (cujo platinado estava sem abertura para iniciar ignição) dar a partida e sair do enrosco... O calço do platinado havia gasto e não estava pulsando, não tinha uma mísera chave de fenda pra regular o platinado. Depois de procurar por algo que pudesse ajudar dentro do carro, a única coisa que vi foi uma caixa de biribinha (estalinhos de são joão), abri a caixinha, fiz uma "tira" e dei uma volta no eixo do distribuidor, dando abertura pro platinado. Nem fita isolante, ou qq outra coisa que pudesse prender o papel no lugar, a bateria já estava quase arreada. Todos me olharam a achavam que eu estava de sacanagem que aquilo funcionaria, de certa forma eu tb, hehehe.
Apostaram que não funcionaria, só tínhamos poucas tentativas, mas na primeira delas, num último suspiro da bateria, o motor pegou novamente. A ordem era manter giro alto, sempre! E assim, com carro falhando, saímos da encrenca. Eu me sentindo o MacGyver, e os outros dizendo: "... é mesmo! ele tem Jeep está acostumado com isso..." - e como!
Então, se está disposto a passar por perrengues, seja bem vindo!!!
Lembro que o Jeep era meu carro pra tudo e, enquanto morava com meus pais, sempre tive a opção de emprestar a viaturas dos velhos

... Isso ajuda...
Boa sorte
T+