Aos especialistas a pergunta. O amortecedor trazeiro é inclinadoda frente em cima para trás em baixo. Qual é a inclinação máxima que se pode colocar?
Grato.
Aos especialistas a pergunta. O amortecedor trazeiro é inclinadoda frente em cima para trás em baixo. Qual é a inclinação máxima que se pode colocar?
Grato.
Marisan,
Não está muito claro o que você escreveu, melhora o texto pra gente entender melhor.
se o amortecedor fica na diagonal, no caso
a parte de cima do amortecedor, mais pra frente
e a arte de baixo do amortecedor, mais pra tras
nao sei responde a pergunta não
abraços!
Observem que em todo cj5 o amortecedor de trás é inclinado. Várias fotos que vi de jeeps com dois amortecedores trazeiros ambos estão inclinados, da longarina entrando em ângulo para a sapata do feixe de molas.
Então, gostaria de saber qual a máxima inclinação que se pode aceiutar.
Gostaria de contribuir um pouco mais sobre este assunto de amortecedores inclinados. Sei que é um assunto delicado, e a maioria dos jeeps que eu vejo rodando por aí, possui amortecedores instalados com inclinação, o que prejudica a eficiência do mesmo.
Regra numero 1: Amortecedores não seguram a massa suspensa dos veículos (chassi e carroceria), esta é a função das molas. Os amortecedores são projetados para absorver a energia acumulada pelas molas após compressão e dissipa-lá, fazendo com que a vibração não se transfira para a carroceria ajudando na dirigibilidade dos veículos.
Os amortecedores convencionais possuem duas câmaras internas (Fig 1), que tecnicamente são chamadas de tubo de pressão e tubo reservatório. Para que o amortecedor mantenha suas funções, o tubo reservatório deve estar SEMPRE cheio de óleo. Aí vem a função do tubo reservatório, cuja função é suprir o volume ocupado pela haste + embolo do amortecedor quando da sua tração e compressão.
Por este motivo, o quanto mais reto o amortecedor for montado, maior é a ação da gravidade no óleo que se encontra no tubo reservatório e por sua vez, maior é a eficiência de suprir a necessidade de óleo do tubo de pressão.
Já em amortecedores montados com inclinação, em determinadas situações, este suprimento de óleo do tubo reservatório pode ser deficiente, gerando assim pequenas bolhas de ar dentro do tubo de pressão dos amortecedores (Fig 2). Aí começam os problemas de eficiência dos amortecedores. Estas bolhas geram o que chamados de vazio (não existe a ação do óleo junto ao pistão). É como se não houvesse amortecedor instalado no jeep neste momento.
Para solução deste problema (solução técnica, não a mais barata $$$$), existem amortecedores chamados de mono tubulares (Fig 3). Estes amortecedores possuem em sua parte inferior, o que chamamos de embolo flutuante. A parte superior está completamente cheia de óleo, e a parte inferior abaixo do embolo flutuante existe ar sobre pressão. Com a tração e compressão do amortecedor, o ar sobre pressão se comprime mais ou menos, mantendo a câmera superior com óleo sempre em altas pressões, evitando assim a possibilidade de entrada de ar no sistema. É o caso de algumas linhas de amortecedores RANCHO. Já ia me esquecendo, estes amortecedores podem ser até instalados até de ponta cabeça.
Em se falando de amortecedores RANCHO, este é o principio da regulagem deles. De dentro do jeep você pode aumentar ou diminuir a pressão de ar abaixo do embolo flutuante, deixando os amortecedores mais macios ou firmes (Fig 4).
Acho que já escrevi demais.
Espero ter contribuído um pouco mais sobre este assunto, que é tão delicado e muito aplicado nos jeeps.