Powered by vBulletin

Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 09/10/2015, 20:41
    william_1966
    Amigo, já vi um kit desses montado, achei bem robusto, inclusive o rolamento é umas 10x maior que o original, mas não reparei esse suposto erro que comentou!!!

    Troquei os rolamentos (junto com o eixo da rural, diff da f1000, freio a disco atras e todo o resto) em 2007, daqui uns dias está na hora de revisar os rolamentos novamente, e já penso que kit flutuante...

    PS: Não faço trilhas, e tenho pneu 30,5pol
  • 09/10/2015, 20:42
    william_1966
    E seria esse o kit que compraria, segundo meu mecânico, um bom CxB :)
  • 10/06/2016, 18:47
    HD4x4
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Bom Dia!
    Na terça-feira estive em uma oficina aqui em Oz...asco para dar uma olhada em umas adaptações. Me deparei com um mecânico, conhecido meu, instalando uma tomada de força em uma F75. O kit era da HD. Parece bem robusto, peças bem feitas mas.......
    Havia um erro de projeto tosco que eu, como leigo, percebi na hora. Há uma luva (parecendo um cardan) bem robusto que faz a conexão nas engrenagens do guincho (estava na parte da frente) e dali sai os eixos que vão se acoplar na tomada de força. Nesta luva há um chanfro para que um pino (na verdade não sei se é este nome, são aquelas pecinhas de metal que se usam para travar polias) ... então este pino deve assentar justo, bem justo, neste chanfro.... Mas o chanfro é longo e não tem limite, o que eu quero dizer é que ele é vazado na frente e atrás, ou seja, o pino até assenta justo mas com o movimento ele vai correndo para o fundo, sentido tomada de força, e sai da luva o que faz com que a luva gire em falso.
    Como resolver me perguntou o mecânico... "Carca um solda no fundo e resolve o problema."
    Agora vejam, isto é ou não é erro de projeto? Se há Engenheiros, como o proprietário afirmou no outro tópico então devem ser estagiários.....


    Olá amigos, Desculpe a demora. Com relação ao suposto problema, oque indicamos no manual e seguinte: O "pino" é na verdade uma chaveta está correto a luva tem um entalhe passante assim como qualquer polia, o segredo está na fabricação do cardan onde quem irá instalar deve fazer o rasgo da chaveta no cardan garantindo assim que a mesma fique alojada, segue anexo foto

    Obrigado pela duvida que sempre é construtiva para nos

    Atenciosamente HD4x4
  • 11/10/2017, 15:03
    Ian Jeep
    20 Anexo(s)
    Semi eixo flutuante traseiro hd 4x4
    Boa tarde galera,

    Recentemente passei pelo susto de ter um semi eixo partido e uma roda no chão. Por sorte estava de vagar e nada de grave aconteceu, porem poderia facilmente ter ocorrido uma tragédia.

    Anexo 552835 Anexo 552836

    Consegui um outro semi eixo usado, porem não sabia das diversidades dos semi eixos q exitem pro jeep, no caso são 3 e com diferentes tipos de rolamentos e retentores. Emfim o q eu consegui era com rolamento cônico e o q estava no meu jeep era de esfera.
    Modificamos o eixo pro rolamento de esfera, porem não ficou legal, ficou com uns roncos e não me senti seguro em andar com o jeep desse jeito, sem contar q ainda tinha o outro lado q precisava revisar, cujo ele já estava ali a 43 anos.
    O fato é q já tinha gasto uma nota, com rolamento novo, trava do rolamento, retentor, mão de obra, óleo, fluido, cola de junta, regular freios (como a roda caiu, danificou algumas coisas) entre outras despesas indiretas, o valor estava se aproximando da metade do kit flutuante, sem contar q nem havia revisado o outro semi eixo. Além do mais o sistema original ainda permitiria a roda sair em caso de uma nova fratura do semi eixo.
    Analisando os custo e o fator segurança, vi q valia muito mais a pena comprar o kit flutuante. Fui ai q comecei a pesquisar sobre as marcas e modelos. Troquei ideias com alguns membros q já tinha o sistema, e então decidi comprar com a HD 4x4.

    Adquiri o modelo com rolamento da Ducato, q demorou 7 dias para chegar (SP-RO)

    Kit vem completo, sem precisar mexer ou alterar nada, kit muito bem feito, acabamento, rolamento e retentores de primeira linha, só peças bonitas.

    Não veio com manual, mas depois recebi o manual de outro modelo, porem muito semelhante o processo de montagem, por email.

    E então, já cansado de gastar dinheiro com mecânicos ruins, resolvi encarar essa empreita com o meu velho, aki na garagem mesmo.

    segue algumas fotos da montagem e do kit.

    Anexo 552837

    Montagem é relativamente simples, com ferramentas de casa mesmo, salvo algumas q eu tive q comprar. (exceto a chave da porca de engenharia da manga q não se acha pra vender em lugar nenhum, e se achar é na net e com um valor de quase 200 latinhas) essa chave poderia vir no kit. Tivemos q fabricar uma.

    Cubo e o retentor da parte de trás.
    Anexo 552817

    Montando o retentor. Tive q prensar os prisioneiro de roda tmb, q não acompanha o kit.

    Anexo 552818 Anexo 552819

    Manga do eixo e a porca de engenharia.

    Anexo 552821 Anexo 552822

    Manga já parafusada. Comprei parafusos allen 12.9, porem eles não entram sem desbastar a cabeça, e aki é muito difícil achar porca com essa resistência. Então eu mantive os originais e só troquei as arruelas de pressão.

    Manga colada com junta da Wurth e o espelho de roda.

    Anexo 552823 Anexo 552824

    Cubos preenchidos com graxa entre os retentores.

    Anexo 552825 Anexo 552826

    Cubos montados na manga sem o semi eixo.

    Anexo 552827 Anexo 552828

    Campana montada e semi eixo aparafusado.

    Anexo 552829 Anexo 552830

    Kit pronto com a roda. Como podem ver, uso pneus pequenos e nem faço trilhas, uso apenas no dia a dia. No entanto não haveria necessidade de tanta robustez. Porem, como havia dito anteriormente, o valor da revisão original chegaria perto do kit e não teria esses beneficio. Optei pelo rolamento de pista dupla da Ducato, não só pela robustez, mas tmb pela facilidade de reposição e de montagem (diferente do cônico q seria 4 rolamentos no total e ainda precisa da pré carga). Espero q dure mais 43 anos.

    Anexo 552831 Anexo 552832

    Eu e o meu velho dando um grau nas campanas.

    Anexo 552833 Anexo 552834

    Alem do desafio, foi muito divertido encararmos essa juntos, conhecendo um pouco mais de mecânica e fazendo tudo com calma e do nosso jeito, tudo caprixado, com parafusos novos e pintando peça por peça, não teve gratificação melhor.
    Aproveitamos a oportunidade e já trocamos flexíveis, tubulação de freio, batente do diferencia (q não tinha) e amortecedores da ranger.

    Fica aqui meu relato da minha experiencia, e espero q ajude aqueles q pensam em tornar nossos jeepinhos mais seguros.

    Abraços
  • 11/10/2017, 19:56
    antonio umino
    Futuramente.... é meu propósito, montar este kit na Rural. ..

    Parabéns pela montagem (trampo) e descrição... Valeu.

    abraços.
  • 28/02/2020, 12:12
    Aristides Jr
    Olá pessoal!

    Minha pergunta é:-

    O sistema de eixo do 51 (chavetado com rolamento cônico) também está sujeito a sair fora?

    O meu está com sistema original e utilizo pneu equivalente a 31 (10x16 da Maggion), nunca tive problema, já andei até com o rolamento ruim!

    Diferente da F100 83 que já escapou a trava e saiu o semi-eixo umas 5 vezes!

    Enfim, no 51 estou em risco?

    Aristides Júnior
  • 28/02/2020, 21:37
    Sydney66
    Aristides;

    O eixo chavetado também é semi-flutuante, mas é mais seguro que o canela grossa nesse aspecto por ter o sistema de fixação um pouco diferente do canela grossa que sustenta o rolamento por meio de um anel metálico que é prensado no eixo, com o tempo e fadiga ele pode "correr" no eixo e é quando ocorre do eixo "saltar" da roda (não é quebrar, que por ter diâmetro maior é mais difícil ocorrer).
    No seu o rolamento é preso no lugar por uma saliência forjada no próprio eixo que é preso na outra extremidade por uma "tampa" no prato do freio firmemente fixado no tubo do diferencial.
    Portanto para seu eixo "saltar" fora ele tem que partir entre o rolamento e a ponta chavetada, o que torna mais difícil de ocorrer, não impossível mas menos provável.
    Portanto, parabéns pelo seu jeep!
  • 29/02/2020, 17:32
    Aristides Jr
    Olá Sydney!

    OK...Ufa! O risco de quebra na ponta é muito pequeno! Tô tranquilo!

    Ainda bem! Uma coisa a menos para preocupar!

    Para desmontar separando cubo da ponta cônica, para tirar a campana (panela), para examinar freio por exemplo, normalmente utilizamos um sacador, já quebrei um pois fica bem apertado! Construí um bem reforçado, mesmo assim é dificil!

    Agora aprendi um truque, voce solta uma ou duas voltas na porca, faz uma manobra para frente e para trás e pronto já descola, sem sacador nem nada!
    Se mesmo assim não sair, trava a porca (cupilha) e vai dar um volta com o Jeep! Quando chegar deve ter soltado.

    Abraço a todos, Aristides Júnior
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:33.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy