x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Roscas do munhão espanadas: o que fazer?




    Oi pessoal!

    O munhão do lado esquerdo do cj3A 1949 do meu pai teve um problema: 4 das 6 roscas que fixam os parafusos da manga no munhão espanaram, acredito que isto ocorreu devido a fala ou excesso de aperto da pessoa que montou o conjunto, já que o jipe é original e não enfrenta trilhas. Pensei então em 3 possibilidades:

    1 - passar um macho maior (7/16" UNF) e usar parafusos maiores. Os parafusos originais são 3/8" UNF.

    2 - mandar encher de solda as roscas espanadas e passar o macho na medida original para continuar usando os parafusos de tamanho original.

    3 - comprar um munhão do ferro-velho


    A primeira opção, em termos de custos, é a melhor, pois não terei que gastar nada com isso, já que tenho como conseguir o macho e o desandador, e eu mesmo faria o serviço. Meu único medo desssa medida é saber se o munhão aguentaria, já que colocar parafusos de diâmetro maior reduzirá um pouco a parede do munhão, e logo a resistência dela tbm, só não sei se isso seria relevante.

    A segunda opção acho ruim e pelo jeito não sairia barata. Acho que já vou excuí-la (a não ser que vc's a apóiem)

    A terceira opção parece ser a mais acertada, já que manteria tudo original. O único contra é o custo, comparado com o da primeira opção: no ferro-velho custa R$80,00 o munhão "novo" ... contra R$ 0,00 se eu mesmo passar um macho maior.

    Na verdade esta mensagem toda poderia ser resumida em uma pergunta: aumentar os parafusos 3/8" UNF do munhão para 7/16 UNF fará com que o munhão não aguente o tranco??? ........ se aguentar eu faço esse serviço ..... se não aguentar eu compro um munhão "novo" no ferro-velho.

    Eras isso! Estou na mão de vc's! Opiniões?

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Mauro B.,
    Se voce consegue encontrar no ferro-velho o munhao em boas condicoes para a susbstituicao, fique com esta alternativa. Creio que o preco cobrado ate se justifique pela dificuldade de se encontrar.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    A diferença entre 3/8" e 7/16" é de 0,80mm no raio do furo, não tem como você medir? Veja se comporta esse aumento no furo...
    abs

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Mauro Mauro Mauro.

    Faça as contas:

    limpar corretamente o munhão.............: 2H
    encher de solda e esperar esfriar..........: 4H
    comprar um jogo de macho correto......: 2H
    dar 5 tiros de 357 magnum para tentando posicionar a manga numa furadeira de bancada para furar alinhado...........:3H
    Mais 5 tiros tentando alinhar os furos com o macho x 3: 3H
    acabamento, pintura, etc... : 4H

    mão de obra: 18 H x 80.00R$/H= 1 440,00 reais.

    mais o jogo de macho + gasolina pra ir na loja+ trava química= 1 500 reais.

    A sua cara quando ver que um furo está errado (lei de murphy) : não tem preço

    Que tal uma visita num ferro felho ONTEM ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fala Mauro

    Vc tá meio sumido.Tudo bem com vc ?

    Acho que vc deve estar com algum problema.

    Solda,macho etc.........


    Munhão no ferro velho

    Logo vc pensando em gambiarra ?

    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscf3195_138.jpg  

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Os mestres já responderam, não tenho muito o q falar.

    Mas, o melhor é substituir a carcaça de munhão mesmo. Mesmo porque se vc fosse tentar resolver à custo zero (reabrir pra 7/16) pode ser que o material não aguente posteriormente daí além do munhão vc vai precisar substituir a manga também...

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
    É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio.

    Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

    Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar....

    Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

    []´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.

  • #8
    Usuário Avatar de bacana00
    Entrada
    29/06/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    445
    Agradecimentos: 0
    Tem uma outra opção meio que mais ou menos, mas resolve e não quebra mais...

    abre o munhão, compre parafusos de aço mais compridos e os coloque de dentro para fora, no espelo agora você terá um prisioneiro e pode atarracha tudo com porca...

    Tinha um 54 que perdeu a roda no meio da rua uma vez aí fiz isso pra voltar pra casa....

    Bacana

  • #9
    E boa sorte em achar parafusos 7/16 UNF por aí. Nem nos States que acha fácil.............

    Munhão novo ou a gambi do Marcel, ambos funfam.........

  • #10
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Se optar pelo munhão novo, joga esse no lixo lá de casa......



    []´s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/01/2005
    Idade
    39
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Oarafusoso do munhão

    Não sei se resolveria, mas já tentou ver roscas postiças???

    Vejo o preço antes, pois pode sair mais caro que o munhão no ferro velho

    http://www.bollhoff.com.br

    Fácil de achar em retíficas.

    []'s

    Thales

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Ae pessoal!

    Ih, a idéia de preencher os furos com solda, furar e fazer rosca foi esculhembada!!! Ainda bem que essa idéia não foi minha, foi do meu pai, e foi em respeito a ele que eu coloquei aqui a idéia ... mas a gente perdoa né, afinal ele é engenheiro CIVIL ! uheuehe!!! Brincadeira aí pai! Mas falando sério, desde o início eu não gostei dessa opção.

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Se voce consegue encontrar no ferro-velho o munhao em boas condicoes para a susbstituicao, fique com esta alternativa. Creio que o preco cobrado ate se justifique pela dificuldade de se encontrar.
    No ferro-velho do Nico (em Porto Alegre), numa vez dei uma vasculhada por lá, encontrei vários ... e foi lá mesmo que me deram o preço de R$ 80,00.

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    A diferença entre 3/8" e 7/16" é de 0,80mm no raio do furo, não tem como você medir? Veja se comporta esse aumento no furo...
    Tem como medir sim ... e comportar comporta, o problema é se aguenta o tranco depois ... o que provavelmente aguenta, mas por via das dúvidas perguntei aqui.


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mauro Mauro Mauro.

    Faça as contas:

    limpar corretamente o munhão.............: 2H
    encher de solda e esperar esfriar..........: 4H
    comprar um jogo de macho correto......: 2H
    dar 5 tiros de 357 magnum para tentando posicionar a manga numa furadeira de bancada para furar alinhado...........:3H
    Mais 5 tiros tentando alinhar os furos com o macho x 3: 3H
    acabamento, pintura, etc... : 4H

    mão de obra: 18 H x 80.00R$/H= 1 440,00 reais.

    mais o jogo de macho + gasolina pra ir na loja+ trava química= 1 500 reais.

    A sua cara quando ver que um furo está errado (lei de murphy) : não tem preço
    Ah Leopoldo Leopoldo Leopoldo ... seguindo por esse raciocínio teu jipe deve custar uns milhões!!! Mas de qualquer forma não é tudo que é torneiro que é "atirador" ("de elite" hehe) assim não ... tem uns caras muito bons mesmo!


    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Fala Mauro

    Vc tá meio sumido.Tudo bem com vc ?

    Acho que vc deve estar com algum problema.

    Solda,macho etc.........


    Munhão no ferro velho

    Logo vc pensando em gambiarra ?
    Pois é, disso eu tenho aprendido muito com vocês!

    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    (...) se vc fosse tentar resolver à custo zero (reabrir pra 7/16) pode ser que o material não aguente posteriormente daí além do munhão vc vai precisar substituir a manga também...
    Pois é, esse é o principal ponto (e negativo) dessa medida ...

    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4
    Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
    (...) desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa.
    (...)Esses pririoneiros vão substituir os parafusos
    TOTALMENTE EXCELENTE!!! Essa foi a melhor até agora!!! Disse tudo! Valeu Marcel!!!

    Citação Postado originalmente por bacana00
    Tem uma outra opção meio que mais ou menos, mas resolve e não quebra mais...

    abre o munhão, compre parafusos de aço mais compridos e os coloque de dentro para fora, no espelo agora você terá um prisioneiro e pode atarracha tudo com porca...
    Emergencialmente essa opção parece ser boa, mas agora que está tudo aberto e com tempo, os prisioneiros ranhurados e com cabeça me parecem a melhor opção.

    Citação Postado originalmente por billj
    E boa sorte em achar parafusos 7/16 UNF por aí. Nem nos States que acha fácil.............
    Bom, porcas 7/16" UNF se encontra fáci fácil ... acredito que com os parafusos não deva ser diferente ... mas posso estar enganado ....

    Citação Postado originalmente por Thales Pimenta
    Não sei se resolveria, mas já tentou ver roscas postiças???
    Meu pai pensou nisso ... mas como nós nunca tínhamos visto isso na nossa frente, nem sabíamos quem faria tal serviço, excluímos a idéia. Mas acredito seria uma boa opção caso não tivéssemos liberdade no local para colocar os prisioneiros.

    ************************************************** ***********

    Bom pessoal, a novela parece que chegou ao fim: depois de ler o forum eu já estava decidido a colocar prisioneiros quando meu pai me ligou essa tarde dizendo que falou com um mecânico de jipes e este tem um munhão em condições e vai trocar pelo nosso "espanado" por R$ 50,00. Ótimo preço! Assim sendo não serão necessários adaptações ou gambiarras (né Sergio?) De qualquer forma, se alguma outra vez acontecer algo semelhante, não pensarei duas vezes e comprarei logo os prisioneiros 3/8" e cravarei eles com a prensa. Ótima dica mesmo Marcel!

    Forum forum ... aliado dos jipeiros em apuros ( e dos que busccam apuros tbm) !

    Valei pessoal!

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade