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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Roscas do munhão espanadas: o que fazer?




    Oi pessoal!

    O munhão do lado esquerdo do cj3A 1949 do meu pai teve um problema: 4 das 6 roscas que fixam os parafusos da manga no munhão espanaram, acredito que isto ocorreu devido a fala ou excesso de aperto da pessoa que montou o conjunto, já que o jipe é original e não enfrenta trilhas. Pensei então em 3 possibilidades:

    1 - passar um macho maior (7/16" UNF) e usar parafusos maiores. Os parafusos originais são 3/8" UNF.

    2 - mandar encher de solda as roscas espanadas e passar o macho na medida original para continuar usando os parafusos de tamanho original.

    3 - comprar um munhão do ferro-velho


    A primeira opção, em termos de custos, é a melhor, pois não terei que gastar nada com isso, já que tenho como conseguir o macho e o desandador, e eu mesmo faria o serviço. Meu único medo desssa medida é saber se o munhão aguentaria, já que colocar parafusos de diâmetro maior reduzirá um pouco a parede do munhão, e logo a resistência dela tbm, só não sei se isso seria relevante.

    A segunda opção acho ruim e pelo jeito não sairia barata. Acho que já vou excuí-la (a não ser que vc's a apóiem)

    A terceira opção parece ser a mais acertada, já que manteria tudo original. O único contra é o custo, comparado com o da primeira opção: no ferro-velho custa R$80,00 o munhão "novo" ... contra R$ 0,00 se eu mesmo passar um macho maior.

    Na verdade esta mensagem toda poderia ser resumida em uma pergunta: aumentar os parafusos 3/8" UNF do munhão para 7/16 UNF fará com que o munhão não aguente o tranco??? ........ se aguentar eu faço esse serviço ..... se não aguentar eu compro um munhão "novo" no ferro-velho.

    Eras isso! Estou na mão de vc's! Opiniões?

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Mauro B.,
    Se voce consegue encontrar no ferro-velho o munhao em boas condicoes para a susbstituicao, fique com esta alternativa. Creio que o preco cobrado ate se justifique pela dificuldade de se encontrar.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    A diferença entre 3/8" e 7/16" é de 0,80mm no raio do furo, não tem como você medir? Veja se comporta esse aumento no furo...
    abs

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Mauro Mauro Mauro.

    Faça as contas:

    limpar corretamente o munhão.............: 2H
    encher de solda e esperar esfriar..........: 4H
    comprar um jogo de macho correto......: 2H
    dar 5 tiros de 357 magnum para tentando posicionar a manga numa furadeira de bancada para furar alinhado...........:3H
    Mais 5 tiros tentando alinhar os furos com o macho x 3: 3H
    acabamento, pintura, etc... : 4H

    mão de obra: 18 H x 80.00R$/H= 1 440,00 reais.

    mais o jogo de macho + gasolina pra ir na loja+ trava química= 1 500 reais.

    A sua cara quando ver que um furo está errado (lei de murphy) : não tem preço

    Que tal uma visita num ferro felho ONTEM ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Fala Mauro

    Vc tá meio sumido.Tudo bem com vc ?

    Acho que vc deve estar com algum problema.

    Solda,macho etc.........


    Munhão no ferro velho

    Logo vc pensando em gambiarra ?

    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscf3195_138.jpg  

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Os mestres já responderam, não tenho muito o q falar.

    Mas, o melhor é substituir a carcaça de munhão mesmo. Mesmo porque se vc fosse tentar resolver à custo zero (reabrir pra 7/16) pode ser que o material não aguente posteriormente daí além do munhão vc vai precisar substituir a manga também...

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
    É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio.

    Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

    Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar....

    Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

    []´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.

  • #8
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    Amigo estava lendo sobre esse Topico e vi sua resposta sobre o parafuso prisioneiro

    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
    É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio.

    Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

    Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar....

    Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

    []´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.
    Eu não consegui achar em 4 casas de parafusos, onde você comprou esse parafussos?

  • #9
    Usuário Avatar de bacana00
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    Tem uma outra opção meio que mais ou menos, mas resolve e não quebra mais...

    abre o munhão, compre parafusos de aço mais compridos e os coloque de dentro para fora, no espelo agora você terá um prisioneiro e pode atarracha tudo com porca...

    Tinha um 54 que perdeu a roda no meio da rua uma vez aí fiz isso pra voltar pra casa....

    Bacana

  • #10
    E boa sorte em achar parafusos 7/16 UNF por aí. Nem nos States que acha fácil.............

    Munhão novo ou a gambi do Marcel, ambos funfam.........

  • #11
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Se optar pelo munhão novo, joga esse no lixo lá de casa......



    []´s

  • #12
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    Oarafusoso do munhão

    Não sei se resolveria, mas já tentou ver roscas postiças???

    Vejo o preço antes, pois pode sair mais caro que o munhão no ferro velho

    http://www.bollhoff.com.br

    Fácil de achar em retíficas.

    []'s

    Thales

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