x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/02/2008
    Idade
    57
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Rebaixando cabeçote Falcon 3.6




    Pretendo converter o meu Falcon 3.6 a álcool e para tanto já comprei um solex 3e mas me avisaram que eu terei que rebaixar o cabeçote pro danado não ficar frouxo. É verdade que é necessário tal modificação? E quanto deve ser rebaixado? Alguém já fez tal ateração para informar se vale a pena ?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/05/2007
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    41
    Posts
    265
    Agradecimentos: 0
    Saudações William

    Morei um bom tempo em Cianorte, meus pais ainda moram por ai.

    Quanto ao motor, acabei de encontrar no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=31489&page=2
    que a taxa de compressão é de 7,4:1
    isso pra gasolina atual já é pouco(os carros atuais usam em media 9 ou 9,5), pra álcool então nem se fala (~12:1)

    Tomei a liberdade de pesquisar as mensagens que você já postou e vi que você retificou recentemente este motor. Na ocasião da retífica era o momento ideal para taxar este motor, com pistões cabeçudos. Mas agora ou troca-se os pistões novamente (na verdade nem sei vai achar pra esse motor a álcool) ou rebaixa o cabeçote (procedimento que não tem volta). Pesquise no google como faz pra medir a taxa de compressão e faça os cálculos necessários para atingir a nova taxa. Você pode pedir pro pessoal da retífica pra fazer isso também, acho que algo na casa de 11:1 estaria de bom tamanho.

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Olá amigos!
    Pra chegar nessa taxa...só rebaixando o cabeçote será bem difícil...
    Mas se precisar meu caro willian tenho um cabeçote sobrando caso vc detone o seu....
    Já ouvi falar que pode se colocar os pistões do monza e aumenta a cilindrada para 3.8...mas só ouvi falar...
    Se fosse verdade vc poderia pegar os pistões a álcool do monza!É uma idéia...
    Tenho um em casa desses motores, se por acaso não vendê-lo poderia fazer algo do gênero...


    Abs

  • #4
    Usuário
    Entrada
    19/02/2008
    Idade
    57
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    É muito bom encontrar o pessoal de Cianorte perdido ai pelo mundo, se bem qu Rolândia é aqui pertinho.Ou seja, um mundo não tão longe. Mas, deveria ter alterado os pistões já quando retifiquei o motor só não fiz por bobeira mesmo e por falta de experência. Agora, a mulher não quer andar na viatura por causa do cheiro de gasolina, dessa forma vou ter que colocar a mão na massa de novo.
    Outra novidade para mim são os pistões do monza. Será que dá certo mesmo? Se for seria uma ótima ! Também me interessei pelo cabeçote, quanto vale $$$ ?

    Ademais, é importante receber as opiniões dos colegas. Afinal, companheirismo e troca de experiência é fundamental.

  • #5
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthead.php?t=31652


    Tentei colocar meu tópico da venda de peças...olha do classificados na primeira página:

    "Coisas de falcon 3.6"



    Abs

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Olá amigos!
    Pra chegar nessa taxa...só rebaixando o cabeçote será bem difícil...
    Mas se precisar meu caro willian tenho um cabeçote sobrando caso vc detone o seu....
    Já ouvi falar que pode se colocar os pistões do monza e aumenta a cilindrada para 3.8...mas só ouvi falar...
    Se fosse verdade vc poderia pegar os pistões a álcool do monza!É uma idéia...
    Tenho um em casa desses motores, se por acaso não vendê-lo poderia fazer algo do gênero...


    Abs
    Realmente não vai ser possível aumentar essa taxa apenas rebaixando o cabeçote.

    Zepi, sobre os pistões de monza isso é lenda pois o pistão do Falcon 3.6 mede 93,5mm e o do monza 2.0 só tem 86mm...
    Para ganhar essas 200cc (de 3.6 p/ 3.8 ) teria que ser um pistão maior que 93,5mm.

    William, se precisar dos torques de aperto desse motor eu tenho num catálogo aqui. Outra dica importante após fazer o serviço do cabeçote é substituir o jogo de parafusos. A Taranto fabrica eses parafusos.

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Beleza Elmer!

    Eu só ouvi falar...não afirmei que dava certo...
    De repente era outro carro sei lá...
    Talves do 4cc OHC...
    Mas além disso ainda teria que ter a medida do pino da biela, altura do pistão....
    A pessoa mais indicada pra descobrir isso, seria mesmo nosso amigo Elmer...


    Abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/02/2008
    Idade
    57
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Elmer as informações foram de extrema importância. Agora, como eu consigo o catálogo que voce mencionou ? E o jogo de parafusos ? existe algum site específico para adquiri-los? Além disso, algum companheiro utiliza o Falcon a alcool para passar a experiência/

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Não tenho o catálogo exclusivo desse motor, tenho um catálogo geral que a Mahle Metal Leve fornece anualmente às Retíficas com informações técnicas de motores. Em um destes tenho algumas especificações de medidas e montagem do Falcon 3.6.

    Sobre o jogo de parafusos em raros casos recomenda-se utilizar os mesmos. Para este motor a marca Taranto fabrica, a referencia é B30000. Custa no máximo 80 reais o jogo. Procure em autopeças e retíficas.

    []'s

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/02/2008
    Idade
    57
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Gostaria de aproveitar o tópico para que alguém posa me repassar a experiência com o Falcon a alcool. Ou seja, se vale a pena efetuar a transformação ou se o motor costuma apresentar falhas ou coisa do tipo.

  • #11
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    wilian,
    vou te enviar umas fotos do cabeçote!

    ABraço

  • #12
    Usuário
    Entrada
    31/05/2007
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    41
    Posts
    265
    Agradecimentos: 0
    Acabou de me algumas coisas pela cabeça:
    Em Cianorte compensa usar álcool. Este seria o único caso em que pensaria em ter o trabalho da transformação.

    O único problema é o cheiro de gasolina ?
    Se este for o problema, a solução mais fácil, rápida e barata seria tirar o tanque debaixo do motorista e mandar pra baixo da viatura, no meu CJ é assim e raramente sinto cheiro de gasolina.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade