espertinhos.
hehehe.
sem querer defender qualquer orelha seca.....
elétrons positivos são os pósitrons... :shock:
Versão Imprimível
espertinhos.
hehehe.
sem querer defender qualquer orelha seca.....
elétrons positivos são os pósitrons... :shock:
Olá pessoal, desculpem estar desenterrando este tópico, mais surgiu uma duvida na minha ligação do + da minha bobina que esta esquentando muito. Ela esta ligada da seguinte forma:
No lado positivo dela vem um fio da IGN, um fio do regulador de Voltagem, e um fio do modulo. Pelo que ja li pelos topicos, vi que precisa colocar um resistor no fio que vem da IGN da chave para a bobina trabalhar com uma voltagem menor certo?? porém agora que vem a duvida, a bobina vai receber uma voltagem menor do fio da chave, mais o fio que vai para o regulador de voltagem, não tem que receber 12v ???
Pelo manual da bosch o fio que vem da chave passa com 12v para o modulo e a saida do modulo que vai para a bobina que tem o tal resistor.
Alguem poderia dar uma aula disso ????
[]s a todos.
Segui um desenho do que estou falando, o fio azul é como esta no meu jeep.
Repetindooo........
Vou transcrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:
Bobinas:
Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.
A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.
A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:
Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.
Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.
Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.
Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.
As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.
Resistor:
Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.
Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.
12V / 3 Ohmns = 4 A.
Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.
Mas......
MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.
Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
Ex.: 9 220 087 004
Esquema de ligação:
Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 3: Vago
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
Pino 5: Terra.
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.
ATENÇÃO.......
Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.
Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013
Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.
Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.
Esquema de ligação:
Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 4: Terra.
Pino 5: Vago
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
Pino 7 : Vago
ATENÇÃO.......
Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.
Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor
Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.
Ai já é outra historia.
(se alguem interessar posso pesquisar este sistema)
Abraços,
OK, esta parte eu entendi, é como esta na foto que eu postei, mais a duvida é sobre o fio que vai para o regulador de tensão externo do alternador. Do jeito que esta hoje ele´vem ligado por um fio que sai sa bobina, mais quando eu fizer a ligação correta(com a resistencia) onde vou ligar ele ? em um 3 fio ligado no pino 4 ? EX.:
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
***E MAIS UM FIO PARA A REGULADOR DE VOLTAGEM **** ????
WCas, eu acho que este desenho seu está errado. No que montei em meu jeep, não coloquei fio nenhum vindo do regulador de tensão na bobina, até porque a tensão que vem dele é 12 volts, e não os 8 volts que a bobina precisa. Por isso que a resistencia fica entre o fio que vem da chave de ignição e a bobina, pra baixar a tensão. Vou colocar a figura "certa", ao qual eu liguei no meu jeep, e não esquenta nada. Acho que não tem outra fonte de energia que liga a bobina no positivo. Acredito que seja isso que está esquentando sua bobina. Falow!
Então, o meu tem aquele regulador externo e o fio que sai dele esta la bobina, como ja estava funcionando assim e eu não sei como funciona este regulador eu não mexi nele ainda, o seu é interno? Voce sabe me explicar como funciona o regulador externo ?
[]s
A figura desse regulador é diferente do meu, mais deu pra entender, e é ai que vem a duvida, nesse desenho vem um fio da ignição para o regulador, no meu esse fio esta saindo da bobina, acho que o cara queria cortar caminho e fez assim, então eu tiro esse fio e ligo direto da chave ?
Pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem ligações tabajara, cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)
e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?
william
pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem uma ligação cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)
e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?
william natal