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  • #1

    Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.




    Pessoal.

    Pela primeira vez abri as 4 rodas do jeep para verificar como estão as coisas, é um willys 57 com eixo traseiro chavetado.


    Sendo assim tenho algumas duvidas:


    1. Como verificar a necessidade de troca de rolamento?


    2. Qual a marca de rolamento com melhor custoxbeneficio?


    3. Qual a marca de retentor com melhor custoxbeneficio?


    4. Cruzetas da marcar Spicer são boas?


    5. Entre a carcaça do eixo e o cubo da roda não existe junta? Isso é assim mesmo? Ferro com ferro? Estava assim na traseira e dianteira.


    6. No cubo da roda dianteira existe um "copo" de bronze onde o semi-eixo trabalha dentro. Existe uma folga minima e maxima para eixo trabalhar ali dentro?


    7. Como "acertar" o aperto da rosca do eixo depois de tudo montado?


    Obrigado pelas repostas.

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
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    1 - Se ja desmontou, nas rodas dianteira, tires os cones (onde estão os roletes) e lave muuuuto bem com diesel e um pincel macio. Examine a graxa se tem particulas metalicas. Lave os cubos, onde estão as pistas. Examine as pistas a procura de qualquer tipo de marca ou cor diferente de um prateado bem uniforme, não deve ser espelhado. Se existirem pequenos buraquinhos esta condenado. O mesmo vale para os rolamentos dos tocos (pino mestre)
    Se realmente estiverem sem marcas, se agraxa estava rasoavelmente limpa. É só reencher os cones com graxa, colocar um pouco de graxa dento do cubo (não é para encher com pá !)

    2 - marcas boas existem muitas. SKF, NTN, SNR, NSK, FAG, TIMKEN, KOYO. Esta ultima não gosto muito....O custo beneficio é o mesmo para todas elas, ja pasou o tempo de se ter algum fantastico segredo industrial nestes itens...ha de se procurar na tua região qual sai mais barato e não se apegar a tradições de mecanicos velhos.

    3 - retentor por definição é sabo...eu uso SAV (argentino) que é bem mais barato. Mas tome cuidado tem umas porcarias que são de "plastico reciclado"

    4 - cruzeta spicer é otima, o brabo é achar

    5 - no eixo traseiro, entre a carcaça do eixo e o espelho de freio eu colocava uma junta de gurnital que eu mesmo fazia. Hoje com o flutuante, tambem coloco a junta entre a carcaça do eixo e a manga.
    no eixo dianteiro, tambem costumo colocar uma junta entre a manga e o munhão. Mas o ideal é olhar os manuais e ver se vai.

    6 - dentro da manga de eixo que esta parafusada no munhão tem uma bucha de bronze. Deve custar menos de 10 pilas...por via das duvidas troque. A folga ideal creio que seria algo deslizante se bem engraxado, mas sem folga.

    7 - O aperto da porca do eixo dianteiro que da a pre carga dos rolamentos é feita com uma balança de peixeiro. Vou procura o text que o Leopoldo fez ha tempos e passei para PDF e posto mais tarde
    No eixo traseiro que sua rolamento conico é interessante ver o manual do mecanico, pois ja não suo faz algum tempo

  • #3
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    1 - Se ja desmontou, nas rodas dianteira, tires os cones (onde estão os roletes) e lave muuuuto bem com diesel e um pincel macio. Examine a graxa se tem particulas metalicas. Lave os cubos, onde estão as pistas. Examine as pistas a procura de qualquer tipo de marca ou cor diferente de um prateado bem uniforme, não deve ser espelhado. Se existirem pequenos buraquinhos esta condenado. O mesmo vale para os rolamentos dos tocos (pino mestre)
    Se realmente estiverem sem marcas, se agraxa estava rasoavelmente limpa. É só reencher os cones com graxa, colocar um pouco de graxa dento do cubo (não é para encher com pá !)

    2 - marcas boas existem muitas. SKF, NTN, SNR, NSK, FAG, TIMKEN, KOYO. Esta ultima não gosto muito....O custo beneficio é o mesmo para todas elas, ja pasou o tempo de se ter algum fantastico segredo industrial nestes itens...ha de se procurar na tua região qual sai mais barato e não se apegar a tradições de mecanicos velhos.

    3 - retentor por definição é sabo...eu uso SAV (argentino) que é bem mais barato. Mas tome cuidado tem umas porcarias que são de "plastico reciclado"

    4 - cruzeta spicer é otima, o brabo é achar

    5 - no eixo traseiro, entre a carcaça do eixo e o espelho de freio eu colocava uma junta de gurnital que eu mesmo fazia. Hoje com o flutuante, tambem coloco a junta entre a carcaça do eixo e a manga.
    no eixo dianteiro, tambem costumo colocar uma junta entre a manga e o munhão. Mas o ideal é olhar os manuais e ver se vai.

    6 - dentro da manga de eixo que esta parafusada no munhão tem uma bucha de bronze. Deve custar menos de 10 pilas...por via das duvidas troque. A folga ideal creio que seria algo deslizante se bem engraxado, mas sem folga.

    7 - O aperto da porca do eixo dianteiro que da a pre carga dos rolamentos é feita com uma balança de peixeiro. Vou procura o text que o Leopoldo fez ha tempos e passei para PDF e posto mais tarde
    No eixo traseiro que sua rolamento conico é interessante ver o manual do mecanico, pois ja não suo faz algum tempo

    Tem algumas partes nas rodas dianteiras, como a luva de cobre e onde os rolamento vão apoiados, tudo pinicado, parece q pegaram algo ponti-agudo e foram batendo. É isso que vc quiz dizer com "pequenos buraquinhos" no item 1?

    Valeu!

  • #4
    Usuário Avatar de edgar
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    falhas

    sim este pinicado é o começo de tudo !

    Esta ai uma pequena lista do que voce pode encontrar. Depois de muito bem lavado, olhe e compare. O nome das fotos vai indicar a origem.
    Em falha de lubrificação voce ve o cone com dois roletes. Esta sem a gaiola que ja deve ter ido pro céu. Estes buracos aparecem pequenos e rapidamente vão se espalhando, o material que saiu do primeiro buraco é esmagado pelos roletes e ai surge mais uma escamação até algum rolete saia do lugar, trave o conjunto, cause um baita super-aquecimento, tempere a manga ou semi-eixo e por fim a quebra catastrofica.

    O triste que por falta de limpeza num cubo, por usar graxa contaminada, por ambiente sujo (deveria lavar os paralamas antes de ter começado a desmontar) o conjunto ja nasce contaminado e fadado a uma durabilidade muito menor.

    Verifique as mangas dianteiras. Veja que o metal não deve estar mais limpo como original, deve ter manchas pretas aqui e ali. Normalmente existe uma coincidencia entre as manchas e os locais com mais escamação. Verifique se não tem tricas ou amassados nas mangas e em especial se o local onde o retentor encosta na manga não esta gasto. Senão é por ali que começa entrar sujeira.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-vibra-o.jpg   Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-corrosa-o.jpg   Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-eletrica.jpg   Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-falha-lubrifica-o.jpg   Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-pancada.jpg   Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.-sujeira.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
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    como regular

    tem este em ingreis e tem a pagina do forum la de antigamente...pena que o pdf esta uma meleca
    Abrindo as rodas do Willys. Duvidas. Arquivos Anexos

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo.CJ5
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    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post

    3 - retentor por definição é sabo...eu uso SAV (argentino) que é bem mais barato. Mas tome cuidado tem umas porcarias que são de "plastico reciclado"
    ...
    Uma dúvida nesse item. Como eu faço para trocar os retentores de roda traseiros?

    Meu jeep está vazando óleo na ponta de um dos eixos traseiros, e no rodar, se espalha pela roda.
    General Mann - Jeep Willys CJ5 1963 - BF161
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