aí vai um esquema de como está o troço....
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aí vai um esquema de como está o troço....
Existe com certeza, aqui no RJ achei uns 5 com bola no meio antes de achar um com bola lateral quando estava procurando para o Samurai de um amigo. Numa outra vez achei de primeira para o CJ de um outro amigo.Citação:
será que existe mesmo um eixo de rural com a bolota pro lado direito???
Num 4x4 com entre eixos curto como os CJ nacionais é importante ter o cardan o mais alinhado possivel, se fosse numa Rural ou F75 não teria problema pelo comprimento maior do cardan.
Abraços,
Olhando assim as fotos, parece que o ângulo no diferencial está exagerado. Assim, quando você rodou, passou numa valeta e a carroceria "afundou", passou do limite de trabalho do cardãn e estourou a cruzeta, ou o olhal do cardãn bem junto a luva do pinhão.
Infelizmente não dá para ver muito bem, mas pode ser que um melhor ajuste deste ângulo permita a você rodar, mesmo com um certo nível de vibração.
É muito, muito possível que nem a junta dupla de cardãn resolva seu problema, pois a mesma "come" um espaço longitudinal considerável; assim, não seria o caminho.
A saída seria o uso de um eixo traseiro da rural 4x4, que tem um lado maior que o outro, mas isso necessita de confirmação pois nunca tive F75. Pelo menos nas fotos de chassis da F75, parece um off-set de +/- 10 cm.
OLA PAULO
O EIXO DA 4X4 É SIM DESLOCADO , MAS A DIFERENÇA É PEQUENA EM RELAÇÃO AO DA 4X2, A TROCA AJUDARIA A MINIMIZAR A SITUAÇÃO MAS ACHO QUE COMO O NOSSO AMIGO LEOPOLDO DISSE, TENTE FAZER UM AJUSTE MELHOR DO ANGULO DO EIXO.
:roll: ... no site da rural tem um desenho do chassis da rural 4x4 e o eixo é como o meu, só que o cardã é bem maior, então trabalha atravessado sem problema, e não estourei passando em nenhuma valeta, mas sim numa rua reta, andando a uns 30km/h em 2ª com o maior cuidado pois a vibração tava dando até enjôo. :? e simplesmente saiu pedaço de cardã pra todo lado....,
o eixo que está no meu jipe tem, de comprimento, das laterais da bolota até a flange dos prisioneiros do espelho, 51 cm p/ a esquerda e 44 cm p/ a direita, será que alguém que tenha eixos de rural no jeep, poderia confirmar, ou ver a diferença que existe nessas medidas?
aí vai uma foto do chassis da rural 4x4.
obrigado pela ajuda.
[]´empepinados
PessoALL,
E se o Paulo apenas inverter a bola no eixo, da esquerda para a direita... :idea:
Não é mais viável ??? :roll:
[]'s parpiteiros... :lol:
Paulo,
Existem dois eixos alem do CJ, alias existem quatro.
Rural central, Rural lateral, F75 central e F75 lateral.
Os da F75 são mais largos então eu prefiro eles, porem os dianteiros são iguais tanto da Rural como F75.
O mais correto seria êle fazer um eixo traseiro partindo do da F75, cortando a tubeira de um lado e alongando a tubeira do outro, de forma a colocar o diferencial na melhor posição. O problema seria com os semi-eixos; com a tubeira é fácil trabalhar você faz qualquer coisa, é só montar um dispositivo de alinhamento do eixo, e os dispositivos para a a prensagem da tubeira na carcaça do diferencial, mas com os semi-eixos nem tanto pois envolve usinagem e tratamento térmico, porém poderá ser a única alternativa viável, caso as opções de carcaça se esgotem.
Existe uma outra opção, que seria êle trazer dos EUA uma caixa de transferência DANA 20, na qual a saída para a transmissão traseira é pelo furo na carcaça onde se instala a tomada de força para o guincho.
É só questão de ver o que fica mais barato fazer, mas ambas são viáveis.
E aí Galera :D
Quando fui no Festival Brasil OffRoad :D , me lembrei do estande da ENSIMEC, e tinha um eixo de CJ5 com bloqueio e flutuante :roll: , no eixo traseiro, e conversando na época com o pessoal da Garra 4x4, q era o Fonseca e o Rodrigo, q estavam expondo os produtos ensimec, ele disse q daria até para fazer com q o eixo traseiro do CJ5 ficasse da largura de um eixo da Rural :shock: , justamente com o Kit de Flutuante Ensimec, só q aí ele compraria o kit específico para a Rural e faria uma nova flange no cubo de roda, ou seja tipo um espaçador, aí depois ele apenas colocaria um único eixo na dianteira da Rural/F75 :D
Ou seja, aproveitar o eixo CJ5 traseiro, e trocar apenas o dianteiro
Ele disse q muita gente tinha já feito isso :roll: , não sei se é verdade, o correto seria perguntar para eles para confirmar isso :wink:
Pode ser uma solução :roll:
[s]
Eu não vejo como isso seria uma nova solução dos itens já comentados.
A única coisa que eu concordo com voçê é que se nosso colega optar por "montar" seu próprio eixo, sem duvida que deverá ser um modelo FLUTUANTE, pois êle não conseguiria fabricar um semi-eixo do tipo semi-flutuante, pois não teria a disposição um Blank do forjado com dimensões coerentes para um novo semi-eixo do lado LONGO, a não ser que a CINPAL se propuzesse a fazer um protótipo, coisa que eu duvído, além do custo acabar na estratosfera.
Particularmente falando deste caso, caso êle não consiga re-arranjar o ângulo do eixo traseiro para acomodar melhor os ângulos de trabalho das cruzetas tanto quanto nos extremos do curso da suspensão, nem consiga resolver usando o eixo da F75 4x4, que eu acho (mas não tenho certeza) tenha o maior deslocamento para um dos lados e nem tenha disponibilidade de adquirir uma DANA 20, teria de entrar de cabeça na confecção de seu próprio eixo.
Mas vamos esperar pelas próximas ações do colega.
Fala Leopoldo :DCitação:
Postado originalmente por leopoldo
Mas, o eixo já é deslocado para justamente a saída de um cardãn traseiro, pelo meio :shock: , pq era para ser instaladas furadeiras, mas tinha mais um monte de coisas para instalar por ali, :shock: , atrás do CJ :) , essas furadeiras eram para instalação dos postes de luz naquela época :? e era transmitida pelo meio e por cardan :shock: , ainda acho q deve ser possível a instalação de um cardan ali pelo meio :roll:
[s]
É por isso que eu disse que a compra de uma caixa de transferência DANA 20 como exemplificada na foto ACIMA poderia resolver o problema deste CJ, sem mexer no eixo como já está instalado, porém, não sei se é viável (econômicamente falando) trazer para cá. Isso é um problema que o Sr. Paulo tem de decidir.
Se êle achar que não vale a pena trazer e também não conseguir resolver o problema com os eixos disponíveis por aquí, só restaria desmontar o CJ e voltar a configuração original do eixo, ou montar seu próprio eixo.
Caso o eixo da F75 4x4 não sirva, talvêz êle possa usar o semi-eixo longo como curto no novo eixo e usar o curto ou o longo da Rural ou F75, para montar o outro lado deste eixo, e einda manter a montagem semi-flutuante.
ALGUÉM TERIA AS MEDIDAS DOS SEMI-EIXOS DA RURAL E DA F75, ALÉM DA BITOLA DAS MESMAS????????
Eu poderia dar uma olhada nos desenhos do eixo do CJ que eu tenho e vêr o que poderia ser feito em termos de montagens possíveis.
Alô, Alô, alguém tem esses dados?????