oia aqui ADAP-BRASIL
[]s
Versão Imprimível
oia aqui ADAP-BRASIL
[]s
Pessoal, boa noite..ando meio sumido nas postagens aqui mas vi uma típica situação que estou passando. Meu Jeep, um Willys CJ5 com 1° sincronizada....escapa a ré e a terceira arranha um pouco na hora da mudança principalmente em rotações maiores....daí resolvi descer a caixa....mas não foi pra ver isso não...na verdade fui trocar o rolamento do colar de embreagem por conta de um ruído que depois vi que não era dele e sim do rolamento do Eixo piloto...daí vi que minha caixa apesar de boa andava cheia das folgas e vazamentos....então..agora diante disso separando as engrenagens e eixos e etc....ta tudo gasto..e tudo ja foi fresado...diante disso estou em um dilema....ou monto do jeito que está trocando apenas os rolamentos e sincronizadores ou então troco tudo....tudo mesmo....daí..a relação de peças...como um amigo disse...mais em conta ta ficando na Paulista 4x4.......vai
São Elas:
* Eixo piloto (Desgaste no encaixe dele com o entalhado e na parte cônica onde o sincronizador trabalha...daí o sincronizador não funciona mais e a terceira entra rasgando com a engrenagem em movimento.)
* Eixo entalhado (Desgaste no encaixe dele com o Piloto e folga no encaixe com o rolamento....)
* Eixo do carretel ( Pequeno desgaste logo no inicio do encaixe )
* Jogo de roletes do Piloto
* Jogo de roletes do Carretel
* Jogo de juntas da caixa
* Engrenagem da ré (Desgastou devido a folga de todo o conjunto)
* Luva do sincronizador da 1° e Ré. ( Folga no encaixe com a engrenagem da ré...os dentes estão um pouco deitados)
* Retentor feltro do Piloto
* 2 jogo Macaquinho de trava (reparo dos sincronizadores)
Por sorte..o Carretel ta novinho..e não precisa ser trocado....daí fica a dúvida....do que temos de peças hoje no mercado....ja ouvi dizer muito sobre má qualidade....mas pelo visto não tenho outra opção a não ser fazer a caixa com peça nova e torcer pra durar.......ou então fazer a tal Bucha de bronze duro entre o Piloto e o Entalhado recuperando os dois e continuar arranhando a 3° e talvez escapando a ré trocando somente os rolamentos que também já estão com muita folga.Pelo menos os rolamentos ainda existem SKF..Tinkem...FAG.....etc...Anexo 445314Anexo 445315Anexo 445318Anexo 445319Anexo 445321
A Propósito..essa adaptação aí do final do entalhado...não seria meio desnecessária??? Pelo que vejo o eixo sofre mais no encaixe com o Piloto...e no meu modo de ver esse apoio pouco ajudaria..exceto se houvesse alguma folga demasiada na parte da reduzida. A não ser...que olhando por outro lado....evitaria a flambagem do Eixo entalhado mesmo que os roletes ou as sedes se desgastassem...ele continuaria com o alinhamento evitando o desgaste prematuro dos demais componentes.
Entrando no assunto.
Quanto aoeixo entalhado Leva em um bom torno... manda encher fica muito bom.
troca os roletes Não colocaria bronze no lugar dos roletes..
Eixo piloto... se não estiver com o lugar do rolete gasto, monta assim mesmo.
Quanto ao lugar do assento do sincronizado, dificilmente gasta.
Quanto ao conjunto do sincronizador manda também para o toneiro.
Enfim montaria o cambio, trocando os roletes e o rolamento. arruelas de encosto e do sincronizado.
Quanto à engrenagem Principal (penca). se tem desgaste no inicio de um dos lados.
É fácil.... tem um tubo de encosto entre os roletes (2 carreiras de cada lado).
Faz um corte neste tubo, (encurta) e na outra ponta coloca o que foi cortado para fazer o encosto na ponta,e coloca mais um anel...
Anel este que vem no conjunto de arruelas e travas. (usa o velho) pois vai ter mais um tubo de encosto.
Ok.
abraços.
Sr
Antônio, obrigado pelas ponderações.
Então em relação aos eixos. Minha caixa está toda fresada.O eixo entalhado está com uma folga tamém no encaixe do rolamento de saída para a reduzida. E como te falei , o Piloto ão aceita mais anéis sincronizados...mesmo novos eles não ficam com aquele espaço da engrenagem e acabam não funcionando como freio.
No caso a sede do piloto está bastante marcada.O problema que receio é justamente a qualidade de fazer uma caixa na base PATRAL.....ou ficar com a minha no estado em que se encontra..e continuar com os arranhões na terceira marcha e o escape da ré;......Enfim.......Um cambio novo revisado e bem montado...e com lubrificantes adequados.....minah dúvida é essa....pois penso quanto tempo minha caixa aguentaria rodando do jeito que está...e fazendo apenas esses paliativos.
No mercado deve ter peças, com melhor qualidade.
Procurando vc acha...
E tem a opção de nos classificados achar um piloto e um entalhado,usado melhor que o seu
Como também um outro cambio .
Anuncia no compra-se que vc consegue...
ok.
até +
abçs
Anexo 445617[
Bem...no caso de só a marcha-ré estar escapando.....eu achei essa pequena diferença ao resolver desmontar a tampa da caixa...será hein????
Cambio de Chevette nunca mais!
Coloquei 4 câmbios de Chevette e só tive raiva. Antes eu tivesse permanecido com o meu C-10 3 marchas.
Assim que descobri a adaptação do Chevette, fiquei empolgado e aderi a causa, hoje me arrependo do tempo gasto. Sei que pra muitos talvez tenha dado certo, mas infelizmente fui desafortunado.
Estou partindo pra um FS-2305 C. Quero ver quebrar, encavalar marchas, desengatar a quarta, ou soltar o trambulador.
Bem pessoal....aguardando ansiosamente a chegada das peças para iniciar a montagem da caixa..e eis que me chega da referida loja que comprei as peças...o eixo piloto...com sinais de corrosão justamente na parte em que faz-se a conexão com o eixo entalhado...e agora...troco o monto assim mesmo???
Peça veio de São Paulo para Minas...por transportadora..nem 2 dias úteis até minha casa...mas a surpresa não foi das melhores....Anexo 446408
Do jeito que está na foto, já está limpo com uma estopa e óleo de caixa...mas mesmo assim ficou desta forma...vale a pena montar????
Ou esperar uma possível troca?
Sinceramente...