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  • #1

    Rebaixar qts mm o cabeçote - BF 161 - 6cc




    Pessoal, gostaria de uma dica, pois ontem desmontei o cabeçote do meu CJ 1966 6cc, para trocar válvulas e fazer assentamento das mesmas.

    Obs: As camisas e pistões estão praticamente novos.

    Já reformei uma vez meu motor em 1998 e coloquei tudo novo, menos as válvulas que na época tentei reassenta-las em casa (economia porca, hehe). Conclusão, o motor ficou ótimo durante uns 5 km, depois voltou a ser a mesma porcaria de antes da retífica.

    Agora, depois de uns 6 anos e no máximo 5000 km rodados, resolvi abrir novamente o bixo e dar uma geral nas válvulas, pois já estavam arredondas nas sedes.

    Pergunto aos entendidos:
    * Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?

    * Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).

    Agradeço pelas informações.

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?
    Eu acredito que até 1milímetro seja tolerável visto que esse motor originalmente não foi construído pra rodar com 25% de alcool no tanque. :P

    Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).

    Agradeço pelas informações.
    O funcionamento permanece praticamente o mesmo, a queima de combustível será otimizada porém o consumo depende do seu pé direito.

    1[] 8)

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    O motor BF originalmente possui uma taxa de compressão de 7,6:1;
    Para quanto você quer elevar a taxa?
    Teoricamente, seria necessário remover 1,4 mm para se obter uma taxa de compressão de 8,5:1; Já é uma diferença significativa.
    Como você está pensando em remover 1 mm , acredito que o motor fique com uma taxa 8,25:1
    O prudente seria aguardar por mais relatos, principalmente de quem já rebaixou o cabeçote do BF.

  • #4
    Descupe pelo entendido, ficaria melhor especialista não é?

    É, isso que eu queria ver, se alguém já rebaixou e percebeu melhorias no velho BF. Tenho receio de rebaixar e ficar a mesma coisa, ou então alguma válvula pegar no cabeçote ou pistão.

    O pior é que vou levar o cabeçote hoje na retífica, pois vou precisar do brutus na semana que vem.

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Certamente a potência irá aumentar!

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    É, isso que eu queria ver, se alguém já rebaixou e percebeu melhorias no velho BF. Tenho receio de rebaixar e ficar a mesma coisa, ou então alguma válvula pegar no cabeçote ou pistão
    Não tem perigo de as válvulas tocarem nos pistões, pra vc ter uma idéia nos motores à diesel as válvulas ficam rente à face do cabeçote e os pistões rente à face do bloco entre eles vai a junta do cabeçote, a chance de se tocarem durante o funcionamento é zero%.

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
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    oi Rafa:

    ja pensou em trocar as valvulas, no seu caso acho que o assentamento ja nao adianta mais...
    e como esta o comando de valvulas?


    []´s

  • #8
    Vou colocar as válvulas e sedes novas, pois as minhas não tem mais concerto. Já estão com a face de contato arredondadas.

  • #9
    Visitante

    CABEÇOTE REBAIXADO

    FALA AI RAFA

    SE QUISER ANDAR NO ALCOOL PODE REBAIXAR 2MM SEM MEDO(DEIXE O CABEÇOTE COM 80MM, ORIGINALMENTE TEM 82MM SE NAO ME ENGANO) O DA FURAL-75 FOI REBAIXADO E ANDA NO ALCOOL, MAS JA ANDEI NA GASOLINA COM ELE REBAIXADO E NAO APRESENTOU PROBLEMAS .

  • #10
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Carlos, dá uma olhada e tenta reinstalar teu avatar, faz tempo que ele não ta aparecendo

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #11
    Usuário Avatar de elcio
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    Re: CABEÇOTE REBAIXADO

    Citação Postado originalmente por rural4x4

    O DA FURAL-75 FOI REBAIXADO E ANDA NO ALCOOL, MAS JA ANDEI NA GASOLINA COM ELE REBAIXADO E NAO APRESENTOU PROBLEMAS .
    Carlos.

    vc andou com gasolina e cabeçote rebaixado??
    nao empenou as valvulas nao

  • #12
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Estimo que com o rebaixamento de 2 mm o motor tenha ficado com uma taxa de compressão de aproximadamente 8,89:1 !
    Já é possível para começar a trabalhar com álcool.

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