Postado originalmente por
Luca
Ressucitando o tópico e invadindo a praia dos Jeepeiros, segue meu relato. A caixa de transferência do meu Engesa partiu-se ao meio. Não havia nenhuma trinca aparente na carcaça da caixa nem nenhum vazamento. Nadinha. Como é uma peça Jeep, acho que interessa a todos. Eu nunca tinha ouvido falar deste problema, nem meu meca, que há 20 anos trabalha com Jeep.
Manobrava em estrada plana, reta, ampla, de terra batida, piso seco.
Tração em posição 4X2, reduzida não acionada (óbvio) e com roda-livre destravada (AVM).
Sai em primeira, normalmente, acelerei forte mas sem tranco e sem deixar a embreagem patinar.
Buummm...! O carro ficou sem tração alguma. Nem havia velocidade para encostar o Viralatas. Fiquei no meio da pista, até obter ajuda. Uma poça de óleo mais para trás e um rastro até onde o jipe se encontrava.
Detalhe, a caixa era inteira nova, engrenagens novas com kit rolamentado da Deep-Tec para a engrenagem carretel.
Desmontando a caixa, não encontrei nenhum sinal de empenamento de eixo, limalhas, dentes faltando ou arranhados e estava perfeitamente engrenada em 4X2.
Sei de gente que tem Jeep com motor Omega 6 cilindros (mais forte do que o motor do meu Engesa) acoplado na mesma caixa de transferência Jeep e anda exigindo sem dó do equipamento em trilhas e nada acontece.
As fraturas estão um pouco oxidadas, pois levei quase um mês para fazer as fotos. Mas na época da quebra via-se vivamente o metal.
Seguem as fotos para registro.