Já andei pesquisando muito no fórum e consegui várias dicas importantes. Esse espaço é do KCT!!!
Mas ainda preciso da ajuda dos amigos: O Machão (CJ5 1960) tá pulando mais que cabrito. Tô com as molas originais mas o antigo dono mandou umas molas helicoidais na traseira também e reduziu muito o danado (acho que fazia crawling em Londrina).
Nas pesquisas que fiz já vi gente pondo molas da Band ou ainda mandando um feixe de uma lâmina só (???). O que faria o Machão ficar mais macio??? (Não, não vou trocá-lo por um Landau )...
Não que esteja sobrando muito, mas daqui a pouco o Machão vai pro estaleiro pra uma reforma geral. O que poderia ser feito para que ele ficasse mais "na mão" ?
A idéia é mandar umas molas de Band, diferenciais do Itamaraty (mais longos), direção hidráulica da Quantum (com os devidos reforços nos suportes).
Não sei quem foi, mas valeu por ter mudado o tópico para "Jeep (CJs)"... depois que vi onde o tópico tinha entrado (Frota 4x4 Brasil) é que me dei conta...
cara, tira as 2 laminas menores do feixe de molas traseiro, e tira duas laminas do dianteiro, passa bastante graxa entre as laminas do feixe, e põe amortecedores traseiros de ranger na frente e atras
vai fica bem mais macio
abração!
Pula pq. é um Jeep, vi que vc. usa pneus argentinos quantas libras está usando???
Use de 18 a 20 libras com ele muito cheio pula e vasio gasta muito comb.!!!
Sobre o consumo o motor é muito antigo se vc. ver os litros dele é 6cc que é menor que o 4 cc do Opala.
Diminuir o número de lâminas vai deixar o jipe mais macio com certeza.
Porém se quer dar up grade que não vai se arrepender bota as mola da band. No meu fiz isto e só no rebocar já deu pra perceber a diferença. Botei os amortecedores do 608 (na dianteira e traseira), na traseira ainda coloquei em V invertido (igual é nas band mesmo). Ainda não andei no jipe porque to colocando motor também, mas já tah no fim .
Tô na empreitada de fazer uma geral no jipe, esta que tu tah querendo fazer. Dica: Anda muuuuito de jipe antes de começar a fazer esta geral, porque eu tô a um bom tempo sem o jipe (uns 8 meses) e tah ficando muito difícil de aguentar esta seca de trilhas que to passando!!
Com relação a tirar molas do feixe, o meu tá com 7 nos Feixes da frente e 8 nas de traz. Como o bicho também tá "penço", tô convencido a colocar mais uma mola na frente, do lado do motorista, (conforme falado no tópico "É torto mesmo?"
Abraço
pode ficar bom na hora, mas com o uso sera que não vai grudar areia e ferrar com tudo????
acho que vi aqui no forum um cara que usou aquela chapas de raio-x entre as laminas para provocar um deslizamento melhor entre as laminas
e reduziu muito o danado (acho que fazia crawling em Londrina
reduziu como??
sera que colocou uns dif. curtos ou colocou um daqueles kits de engrenagens na transferencia ?
e por que vc quer alongar ele??
olha bem o que vai fazer , se alongares muito a relação do seu jeep ele pode ficar sem força (ai toca ligar reduzida em qualquer subidinha....)
Meudeusdoceu ! Quando é que vcs vão parar de arrancar e colocar laminas nos feixes originais do jeep ? Eu não curto mas o costuma-se tirar laminas (ou não) para colocar o kit fess. Agora pra quem que radicalizar arranca tudo e procura adaptar um feixe moderno ou parte pra helicoidal.