x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0

    OHC 2.3: funcionamento irregular




    Boa tarde à todos.
    Procurei em todos os tópicos do OHC e como não descobri nada ainda que se encaixe no meu problema, portanto, criei este tópico.
    ...
    Seguinte: o OHC do meu CJ sempre foi 100%, ainda mais depois da troca do carburador, por um original. Partida de primeira (frio ou quente), funcionamento redondinho, velocidade máxima 100 km/h (Minitrip), não baixava óleo nen nada.
    Certa vez, ele começou a rajar bem de leve nas partidas a frio. Mandei no mecânico que certamente mexeu no ponto de ignição e ai dançou deveiz.
    Uns meses atras aumentei a folga das velas para 0,8mm e ele deu uma melhorada boa, mas nada do que era antes e continuou rajando quando submetido a muita força.
    Enfim, até semana passada ele estava assim: nas partidas, ele rajava durante uns 10 segundos, período no qual a lampada da pressão de oleo ficava acesa. A velocidade máxima não passava de 60 km/h, não mantinha velocidade de quarta marcha nen fudendo e, quando quente, se acelerasse demais, ele estralava tudo! Mas não estava consumindo oleo, o que era uma boa notícia.
    Sábado decidi arriscar em mexer no ponto (manualmente e olhoamente) e parece que deu uma melhorada: nas partidas, ele ainda da uma breve rajada, a lampada de óleo apaga e a velocidade máxima voltou a ficar na casa dos 90 km/h e ganhar velocidade em quarta marcha. Ainda da para escutar uns estralos quando forço um pouco mais o acelerador, mas é muito baixo.
    Ai esta a questão: dia 25 de maio terá um rally de regularidade aqui na região e estou querendo participar novamente. Se trata de uma prova de 250 km em trechos de terra batida mas, por se tratar de um jeep, o esforço será de 500 km de prova.
    O que pretendo é levar o Cj em uma oficina aqui da cidade para conferir o ponto direitinho, medir a compressão dos cilindros e a pressão de óleo. Se ele parar de estralar e as medições estiverem ok, vou me inscrever na prova. Mas após a prova, o OHC será desmontado e refeito.

    Fica a minha pergunta: será que pode ser somente um acerto mais apurado? Tem algum outro teste que posso fazer?

    Para quem tiver interesse em participar da prova, joga no Google: Rally Eco Goiás.

    Att. e desculpe pelo tópico repetido, se for o caso!
    4X4 Brasil
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #2
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Olá Inácio, certa vez, tentei dar fim a um OHC, é que tinha feito a parte debaixo e após pouco tempo começou a bater e vazar óleo pela gaxeta; Daí comprei um outro motor OHC no desmanche que usa retentor e retifiquei, o meu motor iria no negócio no desmanche independente do estado , ai judiei sem dó.
    Ele estava grilando, fumando, e batendo , mas a compressão estava boa...eu mandava giro e tirava o pé da embreagem toda hora...rotação maxima toda hora...Pois o bicho aguentou firma, entreguei o motor funfando para o desmanche kkkk
    Esse seu só se a compressão estiver ruim , senão ele vai encarar esse "raly" numa boa.
    Já tive 3 OHC, na minha opinião é só acerto mesmo, esse motor com a carburação e ponto acertados acelera muito !

  • #3
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Pois é, fui nas edições de 2008, 2009, 2010 e 2011, sendo esta ultima, com 350 km de rally, detonou tudo mesmo! Ano passado nao tive condições de ir devido ao desgaste do ano de 2011. Este ano será de 250 km e estou com receio de voltar com o bloco detonado ou alguma coisa mais grave pq com giro alto e solavancos, fica difícil entender o que o motor esta dizendo.
    Duas retíficas aqui da cidade fazem o trampo em 20 dias se eu decidir fazer, mas quero fazer com calma, pois tem aquela história do "jaque..."

    O teste de compressão dos cilindros e de pressão de óleo podem dizer muita coisa, ou só abrindo mesmo?
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #4
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    num entendi esse "rajando" que vc falou. tá batendo? barulho de metal com metaL? ou é batida de pino como se tivesse com ponto muito adiantado?
    Pressão de óleo num se brinca. tem que entrar em funcionamento e logo apagar a luz. se leva um tempão como 10 segundo pra apagar é pq tem coisa errada.

    pode ser acerto de ponto ou outra coisa mais simples, mas sele ele tiver batendo e perdendo pressão, só abrindo pra ver e se for fazer rally de 250 km com ele deste jeito, boas chances de voltar de guincho.

  • #5
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    num entendi esse "rajando" que vc falou. tá batendo? barulho de metal com metaL? ou é batida de pino como se tivesse com ponto muito adiantado?

    Esse "rajando" em alta é tipo quando vc deixa o veiculo parado muitos dias e na partida, ele da uns estralos e logo para, parece tucho descarregado. Mas ele faz isso somente em alta e com o motor quente. O engraçado é que sábado, quando dei uma mexidinha no distribuidor, ele deu uma melhorada no rendimento e o barulho diminuiu consideravelmente.

    Bem que podia ser somente uma divergência no ponto de ignição. Em relação a ponto, o correto é 6°, 7° ou 8°? Cada um diz uma coisa... tinha na minha cabeça que era 8, mas no manual informa 6...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #6
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Esse "rajando" em alta é tipo quando vc deixa o veiculo parado muitos dias e na partida, ele da uns estralos e logo para, parece tucho descarregado. Mas ele faz isso somente em alta e com o motor quente. O engraçado é que sábado, quando dei uma mexidinha no distribuidor, ele deu uma melhorada no rendimento e o barulho diminuiu consideravelmente.

    Bem que podia ser somente uma divergência no ponto de ignição. Em relação a ponto, o correto é 6°, 7° ou 8°? Cada um diz uma coisa... tinha na minha cabeça que era 8, mas no manual informa 6...
    Depende, no manual do Jeep OHC vem 6º e no do Maverick com esse mesmo motor vem 8º. lembrando que no Maverick tem de diferente a carburação dupla.

  • #7
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    45
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Esse "rajando" em alta é tipo quando vc deixa o veiculo parado muitos dias e na partida, ele da uns estralos e logo para, parece tucho descarregado. Mas ele faz isso somente em alta e com o motor quente. O engraçado é que sábado, quando dei uma mexidinha no distribuidor, ele deu uma melhorada no rendimento e o barulho diminuiu consideravelmente.

    Bem que podia ser somente uma divergência no ponto de ignição. Em relação a ponto, o correto é 6°, 7° ou 8°? Cada um diz uma coisa... tinha na minha cabeça que era 8, mas no manual informa 6...
    Cara..

    A bomba de óleo deve ta indo dessa pra uma pior.. A luz acende do óleo acende nessas rotações altas?

    Pode ser a peneira entupida tb.. Ai só tirando o carter pra olhar..

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #8
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    A luz acende do óleo acende nessas rotações altas?
    [ ]´s
    Nunca acendeu quando em funcionamento, nen mesmo quando andei uns dias no nível minimo! Nas aceleradas mais forte, tudo ok também.
    Não disse que à uns 3 anos fiz um trampo meia boca: troquei aneis, dei uma lixada nas camisas e no vira, retifiquei biela e troquei as bronzinas e os retentores de valvulas. Ficou até bom pq parou de subir óleo, más não foi um serviço bem feito mesmo!
    Nunca aferi a pressão do óleo, mas desconfio que a bomba já está cansada e, se tiver que trocar, ja vou encostar o jeep e desmontar tudo pra ver realmente como está o miolo... só a troca da bomba não compensa.

    Acho que não tem nada a ver, más rodo com oleo BR 25w50 "Alta Km" com um frasco de "pardal" Prolonga...

    Visita no "mecânico" agendada: 29/04
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #9
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post

    Acho que não tem nada a ver, más rodo com oleo BR 25w50 "Alta Km" com um frasco de "pardal" Prolonga...

    Visita no "mecânico" agendada: 29/04
    aew camarada, pode ser isso ai sim, ja viu um carter com oleos tipo sintetico, com oleo tipo minerail misturados , e mais com aditivos ainda , vira chiclete !!! dá uma borra muito grossa , pesada e grudenta, vale apena retirar o carter , aproveita e vê a bomba como anda.

    abrçs
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #10
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    aew camarada, pode ser isso ai sim, ja viu um carter com oleos tipo sintetico, com oleo tipo minerail misturados , e mais com aditivos ainda , vira chiclete !!! dá uma borra muito grossa , pesada e grudenta, vale apena retirar o carter , aproveita e vê a bomba como anda.
    abrçs
    Opa, pois eh cara, mas esse BR é mineral, acho que pode rodar com "pardal" também... Só sei que não pode misturar aditivos com óleo sintético. só falta eu estar fazendo merda...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #11
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Nunca acendeu quando em funcionamento, nen mesmo quando andei uns dias no nível minimo! Nas aceleradas mais forte, tudo ok também.
    Não disse que à uns 3 anos fiz um trampo meia boca: troquei aneis, dei uma lixada nas camisas e no vira, retifiquei biela e troquei as bronzinas e os retentores de valvulas. Ficou até bom pq parou de subir óleo, más não foi um serviço bem feito mesmo!
    Nunca aferi a pressão do óleo, mas desconfio que a bomba já está cansada e, se tiver que trocar, ja vou encostar o jeep e desmontar tudo pra ver realmente como está o miolo... só a troca da bomba não compensa.

    Acho que não tem nada a ver, más rodo com oleo BR 25w50 "Alta Km" com um frasco de "pardal" Prolonga...

    Visita no "mecânico" agendada: 29/04

    A bomba do OHC é inteira de metal, quando retifiquei o motor iria trocar a bomba, (que estava com pouca pressão) Ai meu meca (Sr. Massakazu - 85 anos (70 anos de experiencia)) retificou a bomba, ele apenas aplainou a tampa da bomba que é onde gasta um pouco e perde pressão, resultado, bomba igual nova .

  • #12
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Opa, pois eh cara, mas esse BR é mineral, acho que pode rodar com "pardal" também... Só sei que não pode misturar aditivos com óleo sintético. só falta eu estar fazendo merda...

    sei lá viu, num sou muito adepto destes oleos e aditivos pra motor velho...

    o pessoal usa muito isso pra diminuir quantidade de fumaça e barulhos, mas por causa da alta viscosidade eu acho que isso prejudica pra cacete a lubricicação. tu já viu esse pardal prolonga com é grosso pra kct?? o negocio vc malconsegue tirar ele de dentro do frasco...

    prefiro o motor com oleo original, fumando e batendo, mas com boa lubrificação.

    escorre esse oleo seu e coloca um 20W50 pra ver se num melhora.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Desgaste irregular dos pneus dianteiros
      Por fioretto no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 2
      Última resposta: 03/04/2013, 17:02
    2. Tracker - desgaste irregular dos pneus dianteiros
      Por FELIPE MILFONT no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 6
      Última resposta: 07/02/2013, 15:06
    3. Pneus Ranger - Desgate irregular
      Por Garcia Guaruja no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 09/08/2011, 16:24
    4. Hilux com desgaste irregular de pneus
      Por ANTONIO GABRIEL COSTA no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 14/01/2011, 01:50
    5. desgaste irregular de pneus traseiros
      Por abilio marcio coelho no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/03/2006, 22:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade