Boa noite a todos;
Por muitos anos, uns 9, usava meu jeep diariamente, mas após diminui o ritmo devido trabalho e viagens a serviço, não por desprazer, adorava andar e viajar nele (mesmo a 70 km/h), mas naquela época e também a sua própria idade de projeto (é um CJ5 1978) o sistema de alimentação com certeza foi projetado e "ajustado" para uma gasolina com chumbo.
Mas de uns anos para cá sabemos que o chumbo foi substituído pelo alcool anidro na proporção de 25% pois o chumbo era cancerígino. (o chumbo tetraetila era utilizado como anti-detonante), mas o sistema desses antigos veículos continuou o mesmo (para quem não fez alterações como eu).
Então com a redução do uso do jeep comecei a notar que o carburador encrostava quando ficava muito tempo parado e, certa vez, cepois de meses parado notei até uma certa descamação na cuba.
A questão para os amigos do forum é: será que essa gasolina com alcool está atacando os nossos carburadores a gasolina?
Será que a melhor solução é depois substituí-los pelos modelos a alcool mas com calibração para gasolina?
Mas da mesma forma que carburador Solex H40 novos são lenda, os H-40-DEIS (acho) também são difíceis recondicionados estou começando a ficar preocupado com o futuro do meu companheiro.
Bem o que o amigo pode fazer eu não sei... mas sei que o alcool corroe sim certos metais, ao contrário da gasolina que suja (dependendo do lugar).... por isso os carburadores a alcool eram toos niquelados... não estou dizendo que vc tem que niquelar seu carbura, mas se colocar um a alcool, dependendo o carburador, vc não conseguirá rodar direito, pois existe um tubo de venturi no carburador este tem sua aplicação, não é simplesmente um gliquê ou uma regulagem... mas quem sabe com paciencia vc cnsegue ter um carbura a alcool e ache pra ele um tubo de venturi a gasolina, aí seus problemas acabaam!!!
Dá uma confirmada, teve uns carburadores que saíram todos de fábrica niquelados, já prevendo a presença desse alcool na mistura.
Grande abraço!
CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".