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Hybrid View

  • #1

    Question Velocímetro para CJ com motor de opala!




    Meu CJ esta com o velocimetro ORIGINAL totalmente quebrado, (Velocidade, Gasolina e Temperatura sem funcionar, além do vidro quebrado!).
    Estou pensando em comprar um relógio novo (R$ 280,00 na TratorGama), acho bastante caro, mas fazer o que??? Só que tenho algumas dúvidas:

    * Troquei o meu motor pelo motor de OPALA 4cc e CÂMBIO DE C10 3 MARCHAS com REDUZIDA ORIGINAL Willys.....Com esta configuração como é que faço para o marcador original marcar certo??????

    ** Já que vou ter que comprar um velocímetro novo, seria melhor comprar o velocímetro, ´marcador de temperatura e combustível separados de outro fabricante... Existe outra opção de velocímetro para esta configuração que possa adaptar???

    Agradeço a todas as sugestões e comentários!

  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    O motor ou caixa não influem no velocimetro já que este é ligado à reduzida...

    Tem vários modelos de velocimetros separados... dá uma olhada neste link www.autoshock.com.br

    []s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #3
    Usuário Avatar de Varela
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira Ver Post
    O motor ou caixa não influem no velocimetro já que este é ligado à reduzida...

    Tem vários modelos de velocimetros separados... dá uma olhada neste link www.autoshock.com.br

    []s
    Não esquecendo que dependendo dos pneus que for usar, tem que mandar aferir o velocímetro.

    []s

  • #4

    Angry

    Pessoal,

    Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!

    **Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........

    Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
    Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............

    Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!

  • #5
    Segue foto da boia nova.........

    ** A boia antiga era da marca FEM e o conector do fio era "de lado" e não em pé conforme a nova boia adquirida..............
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -boia.jpg  

  • #6
    Pessoal, agradeço a quem possa ajudar / opinar!

    Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!

    **Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........

    Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
    Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
    ** A boia antiga era da marca FEM e o conector do fio era "de lado" e não em pé conforme a nova boia adquirida..............

    Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!

  • #7
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Targino Ver Post
    Pessoal,

    Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!

    **Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........

    Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
    Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............

    Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
    Olá Alexandre,

    O que a bóia faz é acionar a resistência que controla o marcador no paínel. Marcando sempre cheio significa que a energia que aciona o marcador não está encontrando (passando por) essa resistência. Pode estar havendo contato do positivo com o neutro (carcaça) neutralizando a resistência. Reveja a instalação e teste a boia, fazendo a conexão elétrica com ela desmontada do tanque. Assim, variando sua posição manualmente vai poder observar a variação do marcador. Espero ter ajudado. Até mais...

  • #8
    Usuário Avatar de sapo
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    28/04/2008
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    ola galera do forum
    ressuscitando o topico para tentar esclarecer uma duvida e tentar resolver um problema:
    fiz meu motor de opala 4cc de cabo a rabo, coloquei cebolinha da temperatura 0k, eis que comprei um velo zero bala original willys e a temperatura nao funciona, anteriormente quando adquiri o jeep (que nem andei pois estava totalmente impossibilitado, foi guinchado da casa do antigo dono direto para o meca) estava com sensor e relogio temperatura mecanico. Duvida: existe a possibilidade do velo original funcionar, qual seria o sensor indicado... alguem ja teve este problema e resolveu... peço ajuda de todos


    []> De um CJ ja quase ressssussscitado!!!!!!!

  • #9
    Usuário Avatar de samuca79
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    Alexandre,

    Meu jeep tem exatamente essa configuracao que voce citou, e quando troquei o powertrain nenhuma alteracao nas marcacoes aconteceu... fica so uma dica com relacao ao sensor de temperatura. Procure manter o sensor original do BF 161 fazendo apenas uma "bucha" para conseguir rosquea-lo no motor GM 151, pois o sensor de temperatura e o medidor do painel tem q ser compativeis, se vc optar por usar o sensor do GM, precisara trocar o relogio do painel, pois eles nao "conversam".
    A afericao do velocimentro vai depender do pneu que voce usa , no meu caso utilizo 750x16 que da quase 31" , entao meu velocimetro nao sofreu muitas alteracoes, pelo menos nao percebi grandes diferencas comparando com os radares (max de 5 Km/h).

    []'s

    Samuca

  • #10

    Wink

    Valeu Samuca!

    Ou seja, sai mais economico (custo beneficio) comprar o relógio Original por R$ 280,00 já que não vai precisar de grandes adaptações (furação, etc) e num só relógio vou ter temperatura, gasolina e odômetro e com uma diferença mínima na aferição (meu pneu tbem é 750 x 16!).........assim não precisaria comprar 3 relógios....o que sairia bem mais caro....

    Só não sei como vou fazer com o sensor do BF 161, já que meu motor ficou com o dono da retífica no "rolo" que fiz..........
    Será que na Donatti vende o sensor do BF?

    Outra opção seria comprar também a parte só o relógio de temperatura.....

  • #11
    Alguem tem alguma dica / orientaçao? Ou o melhor custo beneficío é comprar o relógio original?????

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Nova Aliança do Ivaí/PR
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    Agradecimento: 1
    Procura o sensor do BF, e coloca o velocímetro original do jeep, fica mais bonito na minha opinião.

    O resto, o pessALL já falou tudo!!

    Abraços.

    Kim.

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