Já que nesse fórum, de engenheiro e louco tem de tudo um pouco, poderiam me dar uma sugestão com relação ao suporte do motor que pretendo fazer?
O motor é o Duratec 2.0. O mesmo possui, na lateral esquerda do bloco, furos com rosca.
Nesse lado esquerdo do motor minha idéia é montar uma chapa (uns 5mm aguenta?)em cada lado e soldar um braço, com reforços, acompanhando o ângulo do suporte original do chassi.
A parte laranja do desenho (não tem medida nem padrão AINDA! Fiz para esboçar a idéia) deve ser fixada por 3 ou 4 parafusos. A parte vermelha receberá um furo para o coxim. E as barras serviriam como reforço.
Do lato direito, não tem o mesmo espaço disponível. Esse ainda não sei como fazer. Alguém já o fez?
Alguém tem alguma sugestão? Fiquei pensando no caso do aquecimento do motor haver dilatação e alguma quebra devido as fixações. Procede o pensamento ou estou pensando demais da conta?
Bom, eu acho que uma chapa de 3 mm já aguentaria, desde que bem feita, ao invés de barras de reforço, pense em chapas, americanos fazem braços de suspensão "boxed" (imagine uma estrutura tipo caixa, toda soldada, com TIG) somente com chapas.
Dá uma olhada nesse artigo gringo, acho que pode ajudar: Strengthening Your Off Road Truck - Off-Road Magazine