x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52
  • #1
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0

    Lubrificando/Engraxando Feixes de Molas




    Os feixes de molas de meu CJ5 estão secos e consequentemente rígidos !
    Qual a melhor forma de lubrifica-los e/ou engraxa-los sem desmonta-los é claro ...

    Ou ainda : se realmente necessario desmonta-los , quais os procedimentos ? é possivel faze-lo em casa ?

    []´s

    valmor

  • #2
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1
    Boa noite Walmor;

    Vou aproveitar o embalo do teu tópico para aprender também, possuo meu CJ-5 77 a 6 anos e numa engraxei minhas molas, apenas os jumelos !!!! nunca ouvi falar em engraxar as molas , a não ser quando mandamos pra manutenção que depois de desmontadas e na remontagem é colocado uma mistura de graxa com grafite !! Mas de que adianta ?? Tenho a certeza que na primeira lavada depois da trilha o SULOPAN ou INTERCAP vai tirar tudo !!!!!!

    Não entendi muito bem o que v. quis dizer com rígidos ? As molas são extremamente rígidas !! e bem montadas com as algemas bem colocadas acredito não serem secessárias estas lubrificações !!!

    Também vou acompanhar as respostas, pois acreditava até agora que estava fazendo o correto !!!!

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Também tenho interesse nisso...Mesmo com minha ignorância arrisco dizer,que é necessário sim,lubrificar as molas,se quiser durabilidade e funcionalidade,pois mesmo sem o fazer duram muuuito tempo,mas daí é um aescolha sua.Tem gente que,pra eliminar o atrito entre os feixes,coloca peças de P.U.(ou semelhante) entre eles,eliminando o atrito e fazendo com que trabalhem bem melhor...
    Em picapes mais novas tipo S-10,Ranger e tal já usam isso há tempo.Também ouvi algo sobre sanduíche com placas de raio-X Num sei não....
    Acho que esse atrito(molas sem lubrificação)faz com que se aumente o amortecimento e diminua o efeito"mola".Sem contar que deve acabar aquela "sopinha de mola"
    Abraços.

  • #4
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Acho que "mingau de mola fica melhor"...Mas que sai uma papinha de ferro velho...ah,sai...

  • #5
    Fala galera!!!! tb sou um interessado..... minha viatura tá rangendo + que carroça de papeleiro .....

    Quando estou passeando com a viatura, a galera da calçada já olha pra tras pra ver o que ta vindo e fazendo tanto barulho....

    Seria muito bom tirar esse nhec nhec......

  • #6
    Então galera, que é necessário engraxar todos concordam, porém, ninguém passou uma dica de como fazer...
    Vamos lá, passem a receita.

    []´s com papel e caneta na mão para anotar tudo!

  • #7
    Eu receio que não há outro modo, a não ser jogando tudo no chão...

    Pq se os feixes de mola já estão se "ralando", só mesmo desmontando tudo para poder dar uma "engraxada" em todas as lâminas e resolver o problema por completo....... se passar a graxa sem tirar as laminas..... acredito que aquela área que está em atrito, não consiguirá ser lubrificada, a graxa não vai chegar lá!

    []´s esperançosos....

  • #8
    Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    48
    Posts
    893
    Agradecimentos: 0
    Nunca ouvi falar de lubrificar feixes e se assim o fizerem não vai durar até a primeira lavada. Imaginem aquele troço todo cheio de graxa, óleo, etc passando por uma estradinha de terra. É a mesma coisa que passar silicone, pretinho ou qualquer outra coisa no carro e ir pro sítio.
    Na minha opinião é só tinta que vai ali. 8)
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #9
    Faz muito sentido.....
    Mas eu acho que caminhoneiros utilizam dessa técnica.... acho que para diminuir o "desgaste" do conjunto. (por favor me corrijam se estiver errado)
    Vc nunca ouviu falar que carros derrapam na estrada (Eu já presenciei na Rodovia Anchieta) porque caminhoneiros engraxam os feixes de mola, e o excesso vai saindo e caindo na rodovia virando uma verdadeira armadilha para quem vem atrás?



    []´s cautelosos, sem querer provocar acidentes....

  • #10
    Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    48
    Posts
    893
    Agradecimentos: 0
    Já ouvi falar até em rebater as molas pra arquear novamente, agora, se isso é correto ou não... posso dizer que o resultado é péssimo dos péssimos.
    Eu até entendo o raciocinio: ferro+ferro=atrito, ferro+graxa+ferro=menos atrito
    Não sou contra engraxar, só acho que o lugar onde os feixes estão e como eles trabalham não favorecem essa prática.
    Sou contra do contra !
    Vamos pensar em veículos novos. As caminhonetes, caminhôes e outros saem com graxa de fabrica ?
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #11
    Talvez....daqui a uns 10 anos quando eu comprar uma caminhonete nova..... eu possa respoder essa questão.....

    Brincadeiras a parte, acho que para chegarmos a uma conclusão se é bom ou não engraxar os feixes de mola, devemos descobrir de onde vem aqueles nhec,nhec, tão tradicionais.....eu acredito que seja dos feixes em trabalho..... agora.....será que não existe uma opção melhor que simplismente meter graxa ????

    Ronairy, sua viatura range muito?????

    []´s

  • #12
    Usuário
    Entrada
    28/07/2005
    Local
    São Vicente/SP
    Idade
    63
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0

    lubrificação

    ai galera e o seguinte aqui perto tem uma oficina de molas como moro em são vicente perto do mar aqui tudo enferruja o serviço feito como deve ser é trocar a lamina por nova ou o feixe todo ai os caras dão um banho de emerção em oleo não sei o que tem la no oleo alem de ser oleo queimado eu acho ai seca de um dia p/outro ai os caras montam os feixes tudo bem apertadinho e voala sai todo o rangido , esse trampo é feito +- uma vez por ano espero ter ajudado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 16
      Última resposta: 22/08/2008, 12:18

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade