Postado originalmente por
Fernando César Ximenes
Olá, pessoal.
Estou ressuscitando este tópico para informar p/voces que passei do estágio dejipeiro de coração para jipeiro de fato e de direito. Depois de muitta expectativa, consegui adquirir meu 1º jeep. Apesar de estar procurando um Cj ,acabei adquirindo um JPX . É uma viatura ano 94, capota de fibra, a lata está boa, pintura nem tanto e ,internamente , os bancos estão precisando de pequenos reparos. O motor é um 2.8 da hilux, aspirado, a caixa de mudanças é a de um caminhão 3/4 D-40, da GM, de 05 velocidades p/frente, a cx. de transferência é a do próprio J, cardãs, eixo dianteiro e traseiro da toyota band, este último, flutuante, rodas da band e pneus 7.50 x 16. A suspensão é original do J. Impressões ao dirigi-lo: ele é bem esperto no trânsito da cidade, na estrada, mantém uma ótima velocidade , considerando-se que é um jipe, pois a 100 km/h,conta-giros na faixa de 2.500 rpm, vc. ñ sente aquela sensação de insegurança que se sente qdo. se está andando no limite de velocidade de um carro, ele entra firme nas curvas. Um detalhe, para sair ñ se usa a primeira porque é mto curta. O veículo quase ñ anda. Sai-se em segunda marcha. Outra coisa, ao engatar a segunda, é preciso mto. cuidado p ñ engatar a ré porque suas posições são próximas uma da outra, cuidado esse que deve ser redobrado,principalmente, para quem está ainda se adptando como eu. Aliás, em outros tópicos aqui no Fórum já li relatos de colegas proprietários de Engesa que passarqm por grande susto com suas viaturas porque o posicionamento das marchas em suas caixas de mudanças são semelhantes à deste J. Bem pessoal, é isso aí. Espero q essa viatura me dê muitas alegrias. Abraços a todos.