x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Idade
    42
    Posts
    108
    Agradecimentos: 0

    Solução provisória motor BF-161 com baixa pressão de óleo quando quente, o que fazer?




    Senhores noite!
    Custei mas comprei meu Jeep um Willys 1966, mas parece ter vindo com um pequeno desarranjo....quando o motor chega a temperatura normal de funcionamento a pressão de óleo cai exponencialmente até a luz começar a acender...quase tudo ja foi feito para eliminar possíveis fontes desse alerta mas nada resolveu. Dentre elas citarei aqui:

    1- Troca do lubrificante + Filtro ( usado óleo VS 20w50)
    2- Troca do interruptor de óleo (foi a primeira coisa que fiz)
    3- aumente a pressão da mola da bomba...para ver se alterava algo mas nada aconteceu.
    4...por fim instalei um manômetro no ponto indicado pelo manual, próximo a bomba de óleo.
    Quando o motor está frio e é dada partida, a pressão no manômetro chega até 60 Psi na rotação Máxima....e fica em 15 Psi quando está em marcha lenta..nada mal..até sobre pressão segundo manual willys.
    Acontece que quando esquenta a pressão chega a 3,5 Psi e em marcha lenta e a 29 Psi na rotação máxima.

    Diante dessas informações....peço aos senhores...pode haver ainda alguma causa que não seja as tais " Folga no comando" ou no motor todo..dentre outras que possa causar o problema?

    Existe ainda algum aditivo que eu possa colocar no óleo afim de "tapear" o problema mantendo a pressão, até que eu possa Abrir o motor para retífica?
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #2
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Eu tive o mesmo problema, depois de fazer tudo o que você fez comprei uma bomba de óleo zero e instalei, o problema continuou.
    Comprei um jogo de bronzinas de mancal e biela, troquei e o problema continuou, decidi fazer o motor completo, quando "picamos" o motor verificamos que o comando de válvulas estava ruim e precisava ser trocado, o bloco estava na última medida e ovalado, precisava ser encamisado, uma das sedes de vávula de escape estava trincada e a trinca seguia pelo bloco (descobri porque não conseguia acertar a marcha lenta), resultado: Joguei o motor fora e comprei outro.
    Provavelmente é folga nas bronzinas, mas pode ser nos mancais, nas bielas, mas o mais provavel é que a folga onde está vazando pressão seja no comando, porque sempre que o pessoal faz uma "meia sola" troca brozinas e aneis mas esquece do comando.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #3
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Idade
    42
    Posts
    108
    Agradecimentos: 0
    Pois é amigo....no meu caso a lenta ainda ta certa sabe...e a compressão ta boa em todos os cilindros...medi outro dia e achei média de 125 PSi nos 6....estive pensando em um aditivo ou até mesmo um óleo mais viscoso que eu poderia colocar para manter a pressão sabe...procurei pelo 20w50 sintético mas não encontrei..o detalhe é que não tenho grana pra abrir o bicho agora sabe e queria pelomenos aproveitar um pouco antes de encostar...o que amola é aquela luz de óleo acendendo viu.
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado ! pelo exposto entendo que você está com um motor bem ruim, mas quer aproveitá-lo até o último RPM certo ? retire o filtro de óleo e vede as entradas e saídas no motor, você vai ganhar alguns PSI , não é o correto nem ideal mas . . . agora, se não melhorar repita comigo : " Pai nosso que estais no céu . . . " boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    42
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Cara um amigo fez o seguinte e resolveu o problema, ele restringiu um pouco a passagem de oléo pelo filtro, não tampou 100% como o jacimar comentou acima, tente restringir apenas um pouco que deve resolver o problema. E ainda vai dar para vc rodar um bom tempo...
    Esse sistema de filtro paralelo com o motor é uma merda...
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

  • #6
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Idade
    42
    Posts
    108
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Claudio Almeida Machado Ver Post
    Cara um amigo fez o seguinte e resolveu o problema, ele restringiu um pouco a passagem de oléo pelo filtro, não tampou 100% como o jacimar comentou acima, tente restringir apenas um pouco que deve resolver o problema. E ainda vai dar para vc rodar um bom tempo...
    Esse sistema de filtro paralelo com o motor é uma merda...
    Então Cláudio ainda não tinha feiro isso, então isolei o filtro colocando um bujão na saída de pressão e continuou a mesma coisa, deixei o jeep funcionando por quase 1 hora em marcha lenta mesmo para que aquecesse gradativamente e também para não fazer muito barulho aqui na vizinhança....e tudo na mesma....quando aquece a pressão chega aos 3 mesmo.
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #7
    Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    42
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Putz, então fudeu heim meu chegado...
    Cara c fosse vc tentaria partir do mais barato para o mais caro...vc não consegue ao menos uma bomba de óleo emprestada para verificar, pois pode ser a bomba...como vc tampou todo o sistema do filtro deveria melhorar.
    Existe uma válvula de alivio que a mola que vc mexeu mantem ela fachada abrindo quando a pressão sobe, esta válvula pode esta travada, acredito que tem pouca hípotese mas pode acontecer...
    Vc pode fazer tbm e desmonta a bomba e da uma geral nela, mede a folga entre as palhetas e o rotor para ver, exite no manual do mecanico a folga toleravel da uma olhada...vc tem o manual?
    Abraço
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

  • #8
    -foto-0248.jpg-foto-0249.jpgO Meu "vilette" BF-161 do Willys 1961, esta igual ao seu Luiz Fernando, ja faz 6 anos, quando tinha a luz ela acendia na marcha lenta quando quente, agora coloquei o relógio, vai no 2,5 frio a 2 mil giros e cai a zero na lenta quente, no uso que eu faço com ele, 44 km por semana com rotações que no extremo chegam a 3000 rpm, creio que não vai durar mais que uns 20 anos, mas estou preparando a substituição dele por ocasião do feretro, tenho a intenção de colocar um AP-2.0 injetado e cambio de 5 marchas do chevette

  • #9
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Amigo sofredor;

    Tenho no meu CJ, o Tropeço, o BF-161.

    De antemão, já adianto que não pretendo trocá-lo por nenhum motor mais novo de 4 canecos.

    Desde que comprei meu Willys a luz do óleo acende na marcha lenta.

    Atualmente, estou andando com óleo GTX Alta Quilometragem + 2 frascos de Prolonga.

    Resultado?

    Já andei mais de 3.000 km com o jipe. Cidade, estrada, passeios, trilhas, rebocando...

    O BF é muito valente. Nesse último final de semana rodei mais de 500 km entre sábado e domingo, com direito a passeio em Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Gonçalves... exploramos a região toda, subidas e descidas de serra. A temperatura do BF em momento algum passou dos 95 graus.

    A luz do óleo acende. Com o tempo você se acostuma.

    Veja bem. Não estou falando que isso é normal e que está tudo bem. Mas é um problema crônico de nossos motores.

    Se me permite a sugestão, faça como pretendo fazer. Use, abuse e, quando parar, faça uma retífica completa e criteriosa que você terá motor por mais 50 anos se bem cuidado!

    Até lá, desfrute. O BF é um motor realmente robusto e valente!
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #10
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Idade
    42
    Posts
    108
    Agradecimentos: 0

    same odstind

    Senhores só tenho a agradecer por todas as opiniões e sugestões até agora....então, no meu caso, a rotação não tenho como medir aqui em casa mas na lenta ele chega a 3,5 PSI e na rotação máxima vai a quase 30 PSI até que pras especificações do manual está ainda de acordo na RPM máxima......mas como eu disse... não tenho a mínima condição de torrar uma retífica completa agora por isso minha preocupação em rodar e fuder tudo de vez e perder bloco e coisa e tal já faz quase 1 ano que estou com o jeep e quero aproveitar mais dele......então, agora diante de tudo só não fiz ainda foi trocar a bomba de óleo...vou ver se consigo uma usada só para esgotar de vez as tentativas de descobrir de vez o problema..mas de uma coisa estou certo:

    Pelo que foi dito aqui o BF-161 é mesmo muito valente viu.......e acabo de colocar mais confiança pra fazer uma trilha neste próximo fim de semana.

    Mas estou usando óleo VS 20w50 e ainda nem ta todo escuro de tão novo.... alguém tem algo a dizer desta marca?
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #11
    No meu caso, o vilette já andou 12000 km comigo e assim sem pressão de óleo e continua igual, a questão de por óleo mais grosso pode não ser boa ideia, lembro-me que no tempo do fusca meu pai tinha um já bem rodado e gastava óleo, ele foi colocando óleo mais grosso, aconteceu que aquele fundiu mesmo a terceira biela no virabrequim, imagino que nem tudo gasta por igual e algum lugar onde a folga esta menor o óleo grosso não vai passar e é justamente ai que vai prender, mas colocar um bom óleo e um bom aditivo só vai ajudar.
    o que eu acho que não compensa gastar muito nestes motores é porque ele tem as válvulas do escapamento, e muito pequenas, no bloco do motor, muito antigo isso,

  • #12
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Olá Luiz, não sei quanto ao BF mas a bomba de óleo do OHC é toda de metal, com o tempo as engrenagens internas gastam um pouco a tampa e a pressão cai. Meu mecânico ( 80 anos) , retirou a bomba e "aplainou" a carcaça da bomba fazendo com que essa distancia sumisse (parte gasta), resultado, bomba retificada, pressão igual de uma zero.
    "nurtimo caso" use esse motor até ele abrir o bico, enquanto isso vá ajeitando um motor novo. (é oque eu faria.)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Blazer com baixa pressão de óleo
      Por Jorlex no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/09/2012, 12:36
    2. pressão do oleo baixa
      Por nico silveira no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/07/2012, 23:33
    3. Pressão baixa e luz do oleo ascendendo Blazer 4.3
      Por danelhuk no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/12/2010, 17:03
    4. Pressão no marcador de oleo da Explorer baixa
      Por Adalberto Ferreira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/08/2009, 11:00
    5. Pressão de óleo baixa - BF-161 !!!
      Por snake no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 24/02/2007, 20:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade