Pessoal, estou aqui mais uma vez a recorrer aos amigos foristas. Já procurei em tudo quanto é lugar na net e não consigo achar nada a respeito que seja completo, ou seja, as informações estão incompletas.
Eu sei que por aqui deve ter algum especialista em motores, oh se tem!!!!
Estou com a suspeita que meu jeep saiu do ponto, ou seja, pulou algum dente da correia dentada, assim, fui verificar as informações.
Quando abri as carenagens, estava da seguinte forma:
- Eixo do volante na marcação OT e a polia do comando de válvulas não estava com a marcação na base do cabeçote, estava um pouco acima, então, fui colocar no lugar e me atrapalhei e acabei girando o volante com a chave sem apertar o esticador, ou seja, cerveja, perdi a referência e agora tenho que refazer todo o ponto.
Sei que as referências são os pontos marcados nas polias, agora a minha dúvida qual a real posição das polias, pois até onde sei é assim:
a polia do vira brequim deve estar alinhada com a polia do distribuidor nas suas respectivas marcações, uma de frente pra outra, e a polia do comando com a marcação na base direita do cabeçote.
Mas acontece que essa posição não dá certo o comando bate alguma valvula em algum pistão, ou seja, eu não consigo colocar a polia do comando na posição que reza.
Outra coisa essa posição OT no volante eu esqueço, ou utilizo somente ela, pois li em outra artigo que diz assim:
- coloque o volante na posição OT, o distribuidor na posição do 1 cilindro, e a polia do comando na posição citada acima.
Esta informação está batendo?
Outra coisa eu não sei qual a ordem dos cilindros, até onde vi no meu jeep está assim, 1-4-3-2, mas li por aí que todo motor 4 cilindro é 1-3-4-2, com exceção do boxer (VW a ar), e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?
Abraços e espero ajuda urgente, pois o bixim tá só esperando o socorro do dono...
Agora se não der certo ver isso hoje, amanhã ele volta para o hospital.
Motor AP 1.8 álcool com comando 049G.