x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Posts
    495
    Agradecimentos: 2

    Parte Elétrica necessária para funcionar motor. Viatura parada esperando reforma




    Presados, Boa Tarde!


    Um amigo adquiriu um jeep em Outubro 2011 e o mesmo encontra-se parado desde então. Ele me pediu uma força para fazer funcionar o motor (gm-151), como fiquei com duvida, resolvi solicitar a ajuda dos amigos.

    A viatura esta totalmente desmontada, chassis e mecânica montados e guardados na casa do meu amigo e lataria esta no lanterneiro esperando tempo para iniciar a reforma. Como ele não queria deixar a viatura parada por mais tempo, queria colocar a parte elétrica necessária somente para funcionar a viatura 1 vez por semana. Como a parte elétrica esta toda desconectada, gostaria que os amigos me ajudassem a bolar uma parte elétrica q interligasse somente o que é necessário para virar o motor, dar carga na bateria, e fazer funcionar duas lampadas espia (óleo e alternador) e um marcador de temperatura....


    como não sei se o alternador possui regulador interno, bolei dois esquemas......


    segue foto dos esquemas, um com regulador interno, outro com regulador externo e uma foto do alternador.


    alguém sabe me informar se este alternador tem regulador interno?

    qual é o esquema correto???


    existe algo errado nos esquemas???


    posso ligar assim????


    agradeço muito se alguém puder me dar uma opinião!!!


    abraço!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -alternador.jpg   -esquema-1.jpg   -esquema-2.jpg  
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

  • #2
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Basta um positivo na bobina e um positivo grosso no arranque.

    Um terra grosso no bloco

    O negativo da bobina voce liga no fio fino que entra no distribuidor (presumo que seja ignicao por platinado)

    A bobina deve estar fixada no bloco do motor obviamente para ter aterramento.


    Para dar a partida voce usa uma chave de fenda mesmo, basta encostar o pino do arranque no positivo do arranque e aguardar o motor "pegar"
    Pra desligar o motor, basta desligar o positivo da bobina.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #3
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,854
    Agradecimento: 1
    não precisa nem de prender a bobina que ela nao precisa de negativo msm!do resto concordo plenamente com o Dic

  • #4
    Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Posts
    495
    Agradecimentos: 2
    ok... bem menos trabalhoso funcionar ele assim msm... de imediato vamos tentar assim... mas a ideia desta parte elétrica mais simples e pq depois da lanternagem ele vai querer montar a lataria pra poder movimentar com o jeep dentro da oficina pra fazer a eterna melhoria mecânica.... DH, molas Toy.... etc.... e pra testar tudo seria bom se ao menos tivéssemos ligados a ignição, alternador e as luzes espia...... pq ele vai deixar pintura e parte elétrica por ultimo ..... então reforço meu pedido anterior....

    este alternador tem regulador interno?
    qual dos esquemas esta correto?
    ou o que tem de errado com eles...??

    agradeço a paciência dos amigos!!

    abraço!!!
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Amigo, pela foto parece ser um alternador com regulador interno por ter saídas diretas para painel, com relação aos esquemas não descobri nada de errado (apenas não concordo com a chave de ignição antes dos fusíveis, mas é um ponto de vista), apenas que um é para alternador com regulador interno e o outro esquema é para alternador com regulador externo de 4 terminais (existem de 3 ou 2 se não me engano).
    Abs.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    É como o Sydney falou, o alternador é do opala mesmo e tem regulador interno, é o esquema 1, só faltou a ligação de retorno do motor de arranque (no arranque do opala tem tres terminais o que vem da bateria ao positivo da bobina pois dependendo da chave de ignição (original do opala por exemplo) quando a chave está na posição "partida" o comutador da chave desliga a bobina não tendo faisca enquanto o arranque esta virando ou com faisca muito fraca e com isso fica dificil de fazer o motor "pegar".

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #8
    Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Posts
    495
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Amigo, ... (apenas não concordo com a chave de ignição antes dos fusíveis, mas é um ponto de vista)
    Abs.
    Obrigado.... Mas quanto a sua consideração.... posso utilizar um fusível de 15 antes da ignição??? ou 15 e pouco??


    aos demais que contribuíram fica o meu agradecimento......

    abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema1.jpg  
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Depende se você vai ligar após a chave de ignição somente a bobina é até exagero, mas se vai ligar radio, faróis , etc (que não recomendo) é pouco, no teu caso faria a ligação direta da bateria à caixa de fusiveis e do alternador tambem à caixa de fusiveis e tira uma ligação de um fusível para a chave e esta alimentando somente a bobina de ignição, se quiser ligar outros acessorios faz por relê acionado pela chave de ignição (se não me engano os carros fiat e vw são assim).

  • #10
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    estou funcionando o motor Falcon aqui só com 2 fios tbém, um saindo da bateria pro arranque(grosso com conectores apropriados e definitivos) e outro fininho pra bobina, ai só fazer contato nos parafusos do arranque que o bicho berra. e desligado o motor tirar fora o fio da bobina senão cozinha ela.

    como era motor parado ha muito tempo coloquei por segurança a luzinha da pressão do oleo tbém. e o aterramento de motor e lataria já tão no lugar , lógico.

    o ruim é que com alternador desligado tem que ficar carregando a bateria de vez em quando.

    meu carro veio sem nada de parte elétrica, obra de algum funileiro esperto que jogou tudo fora, ai consegui um chicote eletrico novo na caixa e completo do Corcel II, com tudo que é conector, soquete, caixa de fusiveis, uma beleza! Mas cadê o raio do esquema elétrico do Corcel II pra ajudar instalar estes 350 fios diferentes?? ninguém tem isso! pior que cabeça de bacalhau ou enterro de anão...

  • #11
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Dodger, talvez possa ajudar, lembro que nas minhas coisas velhas na casa de meu pai tinha o livro "conheça o seu corcel" e provavelmente possuia o esquema elétrico do corcel II, mas hoje moro em outro estado, mas tenho que ir lá no final do mês de abril, se interessar e quiser esperar eu procuro e digitalizo o esquema pra você.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Livro em papel: Antenna Edies Tcnicas

    Livre sem ser em papel: Livro - Conheça o seu Corcel - Parte 1 - 125 páginas

    Abraços

    Sérgio
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cuidado com viatura parada...
      Por zortea no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 12
      Última resposta: 19/04/2009, 07:09
    2. Como Faço Para Funcionar O Motor S/ Fiação Eletrica
      Por lfdcjeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 25/08/2008, 21:24
    3. Cabos para parte elétrica
      Por turboroe no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 26/07/2007, 21:49
    4. Reforma da parte elétrica - faça você mesmo
      Por cmte_carvalho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/07/2007, 12:41
    5. Parte elétrica do cj5, da para fazer em casa????
      Por edvalespindola no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 19/09/2005, 19:08

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade