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  • #1

    Cônico para direção do opala




    Esse cônico deve ficar assim mesmo ? Essa distância entre o pivo e o braço deve existir ou posso baixá-la ? o Ideal e cima para baixo ou de baixo para cima ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -conico_.jpg  
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  • #2
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    O Ideal é o lado que acomoda o cone , geralmente no Opala é de bx pra cima , o Pitmam é cônico e tem guia então não tem como mudar a posição e se o terminal entrar do lado errado do cone percebe logo ...

    []s... e bom trampo ..
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  • #3
    Luciano, qual caixa vc tá usando?? dá uma olhada na minha, é do Opala mecânico com eixo estriado cônico...

    Observe que a curva do pitman é para baixo (infelizmente, pois aproxima muito o pitman do feixe de molas ao esterçar para a esquerda)

    NATURALMENTE, o terminal de direção é colocado de baixo para cima, mas aih a coisa fica feia mesmo, pois a "cabeça" do terminal de direção pode bater nas molas, então eu levei o pitman em um torneiro mecânico e pedi para abrir a conicidade do terminal de cima para baixo... olha lá como ficou.

    Você colocou o terminal de maneira correta em relação ao braço pitman, só que todo o conjunto da foto é que tá d cabeça para baixo, veja que o pino do terminal é mais "parrudo" (por isso nao entrou), o suficiente para vc abrir a nova furação cônica, no sentido inverso...

    Nao adianta furar, pois nao é simplesmente um furo... a encrenca é cônica mesmo....

    grande abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -terminal_dire__o_3.jpg  

  • #4

    Caixa de direção do opala

    E ai ET, tudo tranquilo ? Tô tentando instalar a direção do opala simples, é igual a sua, tenho em caso dois braços ptmam um pequeno com o da foto, e outro maior sem aquela curva, estou pensando em colocar o sem curvas, pois é maior (penso que precisarei girar menos o volante) e penso também que eliminarei o problema de batê-lo no feixe de molas, neste caso também faço o furo cônico de cima para baixo. O que vocês acham ? terei outros problemas ? Aqule espaço entre o pivo e o braço vai ter que xistir mesmo não é, pois foi dito o menio é cônico mesmo.

    Obrigado a todos pela ajuda.

  • #5
    1) COm um pitman de comprimento maior, precisará de memos giro do volante para estercer o jipe. Mas em contrapartida, vai precisar de mais força para girar o volante.


    2) Aquele espaço entre o pivô e o braço vai dar merda, pois a força exercida no pitman vai ficar muita ecêntrica. Algo vai quebrar...... Ou troque o pivô por um de cônico menor ou abre o cônico no pitman......

    Abraços,

  • #6

    Caixa de direção do opala

    Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.

    Mais alguma recomendação ?

  • #7

    Re: Caixa de direção do opala

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.

    Mais alguma recomendação ?


    Bom, faça o que quiser então, gambiarras no sistema de direção tô fora........

  • #8

    direção do opala

    Amigo, billj, por favor, na verdade não estou fazendo afirmações, afinal quem sou ! é minha primeira adaptação e conto com a ajuda de vocês para aprender a fazer com segurança, por favor, na verdade não sei se existe no mercado outro tipo de pivo que resolva este problema, o que sei até hoje é que vejo aqui no site com ajuda de vocês. Em momento algum quero fazer gambiarras e conto com a juda de todos para resolver mais este problema. Não sei é possível, mas será que existe a possibilidade de desmontar o pivô original do jipe de forma a diminuir o tamanho do pivô deixando mais baixa a parte cônica, diminuindo assim aquele espaço existente ente o B.P e o pivô, novamente, obrigado pela ajuda !

  • #9
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    Luciano , troca o terminal e não o Pitmam , pega um terminal que case certo no cônico do Pimam , se a cx for GM serve o da ACD 10/20 , se não servir o do Opala , tem de 5/8" e 11/16" de daim. na rosca , com conicos longos e curtos , vai até um auto peças e perde um tempinho pesquisando ...

    []s e bom trampo ...
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  • #10

    Caixa de direção do opala

    Eduardo obrigado pela ajuda ! É exatamente isso que eu precisava, dessa maneira conseguirei aliar seguarança e qualidade. Quando adquiro esse pivos com medidas diferenciadas ele já vem completos ? Ou seja, todo o conjunto, é só rosquea-lo nas barras de direção ? Até então imaginava que os pivos à serem utilizados deveriam ser obrigatoriamente o do jipe. Vivendo e aprendendo

  • #11
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    Como dificilmente vc vai achar tudo original em jipes , várias peças podem servir ... , tira a barra e vai com ela no auto peças , ás x a rosca é parecida mas o n. de fios não bate ...
    Testa o terminal (não pivô) no balcão , ve se rosqueia sem problemas , só aí vc compra ele ...

    []s ... qqer coisa berra ...
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  • #12

    Neste caso se fizer isso perco o cônico pois o braço pitmam é mais fino do que o pivô, diante disso a única alternativa que vejo e colocar o braço pitmam mais curto e deixar este espaço entre o b.P e o pivô.
    ih... tem alguma coisa estranha aeh... uso o terminal do jeep e nao foi problema.... (eu uso a barra com curva).

    Olha só, você usar o pitman maior, pode sacrificar mais a caixa... lembra que a alavanca é maior! outra coisa é você procurar outro terminal de direção, pois colocando ele no mesmo furo, vai montar o conjunto de baixo para cima... eu abri o conico normalmente de cima para baixo e nao tive problemas, vc está certo que está com os terminais corretos do jeep?

    []' abraço ainda achando interessante a observação: "Acorda jipinho, tá na hora de ir trabalhar" (frase de uma revista, falando do Spider do Billj tombado rsrsrsrs - pô Billj, JIPINHO????)

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