Existe um aplicativo gratuito para smartphone da própria Google chamado "Minhas Trilhas", que pode ser utilizado juntamente com o Google Earth para o planejamento de trilhas. A bronca é que não existe compatibilidade de importação de trilhas entre os dois aplicativos, obrigando a utilização de um conversor on-line com opções bem específicas para funcionar.
Bem, o que eu mostro abaixo é uma forma de converter as trilhas criadas no google earth sob a forma de "caminho" para o aplicativo Minhas Rotas. Espero ajudar aqueles que buscam uma solução barata e de baixo custo no planejamento de novas trilhas.
O tutorial não está muito bem detalhado, mas com um pouco de boa vontade, é possível ser bem sucedido. Se este tópico tiver mais acessos e as pessoas se interessarem realmente, posso refinar este post no futuro com um pouco mais de tempo.
Crie sua rota no aplicativo google Earth utilizando a opção “Adicionar Caminho”:
Clique com o botão direito do mouse sobre a rota criada no lado esquerdo do mapa (na figura acima, a parte azul em destaque), e salve o arquivo numa pasta como .KMZ “Earth.kmz”
Entra no site http://www.gpsvisualizer.com/convert_input, e converte o arquivo salvo pelo google Earth, usando as configurações abaixo:
Copia o arquivo resultante para a pasta do “Minhas Trilhas” do Celular em:
Meu computador\Nexus 5\Armazenamento interno\MyTracks\gpx
Abre o aplicativo minhas trilhas no celular e manda importar da pasta GPX “Importar todas” - > GPX
Olá amigos,
gostaria de converter os caminhos salvos no Google Earth de modo que possam ser lidos no app Minhas Trilhas, mas infelizmente as fotos acima que mostrariam os passos a serem seguidos estão ilegíveis...
Retornando de Caxias do Sul para São Paulo, optamos por uma rota "alternativa" entre Lajeado Grande, Jaquirana, Bom Jesus RS e São Joaquim SC, longe da RS110 e SC114. Sem GPS e guiados pela intuição e habitantes locais (quando avistados - no caso apenas 2 em dezenas de quilômetros). Conseguimos chegar após algumas horas de dúvidas. Algum dia vou tentar mapear com suas dicas pois dificilmente "encontro" este caminho novamente.
O restante do caminho foi Serra do Rio do Rastro (não vimos nada: neblina densa) e por fim as rodovias conhecidas (BR 101/116)