x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Verificar fuga de corrente com Multimetro!




    Boa noite! Eu comprei um multimetro para verificar fuga de corrente no meu carro. Pesquisei na net como fazer, mas acho que queimou o fusivel pois liguei o cabo vermelho do multimetro na entrada de mA e daí começou a medir mas menos de 2 seg zerou o multimetro. Daí liguei o cabo vermelhor na entrada de 10A e coloquei a chave rotativa em 20m. A leitura marcou 0,27. Este valor é normal? A chave rotativa em 20m me dá o valor em amper ou miliamper? Será q o fusivel queimou qd liguei o cabo na entrada errada?

  • #2
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Olá Antony,

    a operação destes multímetros universais é simples.

    Primeiramente, dependendo do veículo, não adianta muito você utilizar a função "amperímetro" do multímetro, pois carros com alarme, centrais eletrônicas (injeção, abs, air-bag, bancos elétricos) mantêm um consumo pequeno de corrente.

    Para medir a corrente que está passando: um conector (vermelho) em 10A e o outro (preto) em COM.
    Coloque a seta giratória (seletor) em 10A; então intercepte o ponto a ser analisado (solte o borne positivo); ligue um terminal na bateria (vermelho) e o outro (o preto do MULTIMETRO) no conector (borne) de bateria.
    Obs: tente perceber que todo multímetro nunca "zera", você deve considerar o valor a mais que ele tiver de resistência.

    Se vc fez este procedimento com a chave em 20m, provavelmente não danificou o multímetro; embora 20m seja para ler até no MÁXIMO 20 miliamperes, que é igual a 0,02Ah (sistemas micro-eletrônicos). O seletor em 200m é para no máximo 0,2Ah, ou seja, muito pouco em termos automotivos. Sempre coloque em 10A, mas em outras opções, geralmente o resultado aparente no LED é "1", que significa ter ultrapassado os valores de medição.

    Teria queimado se você colocasse uma perna do medidor no negativo e a outra no positivo (considerando a ligação para leitura de amperímetro - 1 conector em 10Ah e o outro em COM). Você não fez isto, né?


    Caso tenha danificado, tente verificar se a função voltímetro dele ainda está ativa. Coloque o terminal preto em COM e o vermelho em V^mA (um ao lado do outro), e veja se ele vai ler a tensão da bateria (o preto no borne negativo e o vermelho no borne positivo).
    Teste com o carro ligado, é para dar aproximadamente 14,4V (carros novos) e 13,8 (alternadores antigos).

    Bem, considerando que estão checadas as variáveis:
    1. o multímetro estar lendo a tensão
    2. a bateria estar BOA e bem carregada

    Você liga o carro e deixa alguns minutos; em seguida, desligue o carro. Se a tensão cair rápido (menos de 20s) de 14V para 12,8V, provavelmente existe fuga de corrente.

    Monitore a tensão por algumas horas. Não deve abaixar para menos de 12,2V em 48H (se a bateria estiver boa).
    Se a bateria estiver nova e for uma moura de 75Ah ou 90Ah, não deve baixar de 12,4V em menos de 48H.

    T+
    Daniel

    O seu multímetro é qual desses?

    http://www.lojadomarcio.com.br/ataca...stern%20LM.jpg

    http://i.s8.com.br/images/tool/cover/img4/1470904_4.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Verificar fuga de corrente com Multimetro!-multimetro-20digital-20979md-20western-20lm.jpg  
    4X4 Brasil Razão: + foto

  • #3
    Boa noite!
    O meu multimetro é este da foto. A minha dúvida era se eu deveria ligar o cabo vermelho na entrada V/mA/Ω ou na entrada 10A.
    Quando liguei na entrada V/mA/Ω ele começou a medir e zerou. Quando passei o cabo vermelho pra entrada 10A e chave rotativa em 20m/10A ele indicou a leitura de 0,27.
    A leitura de 0,27 tudo desligado. Quando liguei o alarme não alterou a leitura. Ligando a luz interna ia para 1.6.
    O estranho é que a minha materia Heliar é nova, está na garantia! Mas já descarregou duas vezes. O vendedor deu uma carga nela e disse q o problema era no carro.
    O que eu gostaria de saber é se esse 0,27 está indicando fuga de corrente.
    Obs.Nao liguei o multimetro em paralelo, e sim em série! A minha dúvida foi em qual entrada ligar o cabo vermelho. Testei o voltimetro na entrada V/mA/Ω e está funcionando. Mas o amperímetro não está. Já na entrada 10A está funcionando ok.

    Verificar fuga de corrente com Multimetro!-multimetro.jpg

  • #4
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    multímetro

    Olá Antony,

    conector vermelho do multímetro em 10A e o preto em COM.

    Seta do multímetro em 10A.

    Nesta configuração, nunca ligue os conectores do multímetro nos dois polos da bateria ao mesmo tempo.

    Escolha somente um, preferencialmente o positivo.

    T+
    Daniel

  • #5
    Ok Daniel. Utilizando multimetro desta forma que vc falou eu obtive a leitura de 0.27 . Estando todos acessorios e aparelhos e luzes do carro desligadas. Este valor esta normal? obrigado

  • #6
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    leitura

    Olá Antony,

    eu poderia simplesmente escrever: está bom!! ... se estivéssemos num Mundo Maravilhoso de Oz ...

    Se você estivesse com um gasto real de apenas 0,27A, está ótimo! Uma bateria de 60Ah demoraria 100H (4 dias) para gastar 50% de sua carga (este valor é aceitável para carro com alarme). Para veículo sem alarme, está um pouco alto.

    Para melhorar seus testes, tente identificar falhas na medição do multímetro. Veja que dificilmente eles são perfeitos, e a margem de erro, em se tratando de valores pequenos, esta margem pode comprometer seriamente o resultado. Por exemplo, se seu aparelho está medindo 0,10Ah a mais, vc teria um valor real de 0,17Ah, ou seja, muito melhor que 0,27Ah.

    Começe pedindo para alguém pisar no freio e vc anote o resultado aparente no multímetro. Veja se bate com os valores previstos para consumo (4Ah - geralmente para 2 lâmpadas de 21W cada). Depois, acenda os farois baixos.

    Deixe o aparelho medindo alguns minutos para ver se abaixa o consumo.
    Tente desconectar a fiação (desligar) do alarme, alguns são fáceis.

    T+
    Daniel

  • #7
    Boa noite Daniel! Hoje testei fusível por fusível do carro para verificar a corrente q passava por cada um com o carro estando com todos dipositivos desligados.

    O que apareceu foi o seguinte:
    Fusível 51 (rádio): 0,08
    Fusível 30 (vidros elétricos): 0,13
    Fusível 29 (climatronic/climatic):0,04

    Corrigindo Daniel, Quando eu medi os 0,27 foi sem a frente destacável do cdplayer. Com a frente a leitura fica em 0,35Ah
    Acho meio estranho essa frente aparelho consumir isso, pois nao fica nada aparentemente ligado nela (relogio, luzes, etc)
    O maior vilao foi os vidros eletricos. Há uns 3 meses instalei uma centralina para subir os vidros ao ligar o alarme. Eu estou achando que é essa centralina que está roubando essa carga. Oque vc acha? Eu acho 0,35Ah meio alto. Mas nao entendo nada. obrigado

  • #8
    Hoje eu levei o carro na autoeletrica e foi tirado a centralina. A fuga de carga não se alterou. Chegando em casa eu testei o carro de um amigo e verifiquei q a frente do som dele tb consumia 0,07Ah. Quando retirada a frente do som a fuga do carro dele caia para 0,01Ah.

    Quanto ao meu carro descobri o segundo causador da fuga, que era o sistema de trava elétrica, consumindo 0,18Ah.
    Sem a frente do som a fuga ficou assim:

    Vidros elétricos: 0,13Ah
    Trava elétrica: 0,18Ah

    Agora eu quero ver descobrir oq esta causando esta fuga!

  • #9

    Ref. fuga de corrente

    a maioria dos veiculos com todos o acessorios em standy by suporta no maximo entre 006 a 110ma
    passando disso com certesa vai ficar sem partida.
    eu tenho como resolver esse problema

  • #10
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
    Entrada
    28/02/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    63
    Posts
    678
    Agradecimentos: 0
    . É mesmo???????? Então posta ai!!!!!!!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Claudio Maggioni
    Entrada
    24/06/2008
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AntonyBrazil Ver Post
    Hoje eu levei o carro na autoeletrica e foi tirado a centralina. A fuga de carga não se alterou. Chegando em casa eu testei o carro de um amigo e verifiquei q a frente do som dele tb consumia 0,07Ah. Quando retirada a frente do som a fuga do carro dele caia para 0,01Ah.

    Quanto ao meu carro descobri o segundo causador da fuga, que era o sistema de trava elétrica, consumindo 0,18Ah.
    Sem a frente do som a fuga ficou assim:

    Vidros elétricos: 0,13Ah
    Trava elétrica: 0,18Ah

    Agora eu quero ver descobrir oq esta causando esta fuga!
    Amigo, muito bom seu post, parabens!!

    Estou com o mesmo problema que vc....

    tenho uma hilux 2.8 1995 diesel depois qie coloquei os vidros e travas eletricas, comecei ater problemas com a partida do meu carro, e olha, já coloquei até uma bateria optima de 55 amperes, que segundo o fabricante equivale a uma de 105 amp normal.

    Se ela fica sem ligar 1 dia tenho bateria, 2 dias já acaba totalmente.

    Ainda nao medi a fuga, mas irei fazer isso esse fim de semana....

    Se alguem tiver uma solução para isso, de um toque...

    Abraços
    CLAUDIO MAGGIONI
    F75 "JACA" - em fase de UP GRADE!!!
    F250 2001 MWM "NEGA VÉIA" - tbm em fase de UP GRADES!!!

  • #12
    Usuário Avatar de gustavo seixas
    Entrada
    21/11/2007
    Local
    lavras/MG
    Idade
    48
    Posts
    800
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AntonyBrazil Ver Post
    Hoje eu levei o carro na autoeletrica e foi tirado a centralina. A fuga de carga não se alterou. Chegando em casa eu testei o carro de um amigo e verifiquei q a frente do som dele tb consumia 0,07Ah. Quando retirada a frente do som a fuga do carro dele caia para 0,01Ah.

    Quanto ao meu carro descobri o segundo causador da fuga, que era o sistema de trava elétrica, consumindo 0,18Ah.
    Sem a frente do som a fuga ficou assim:

    Vidros elétricos: 0,13Ah
    Trava elétrica: 0,18Ah

    Agora eu quero ver descobrir oq esta causando esta fuga!
    pelo q sei essa medida deve ficar no máximo em 0,06, mais q isso vai descarregar a bateria
    na maioria das vezes o grande vilão é o som,nos carros mais novos enquanto a chave estiver no contato mesmo com o carro desligado o som continua funcionando, depois q se retira a mesma o som desliga, às vezes se modifica essa função mudando a ligação dos fios positivos do som ficando ele em stand by direto.
    isso puxa carga.
    Vitara 97,mud 30", ap 2.0,lift 2,5"+3",P.A.V. flex.
    VHF- ICOM IC-V8000 PU4-GSG
    [/COLOR]

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sonda lambda + multimetro = hallmeter?
      Por Cacá no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 10
      Última resposta: 27/11/2009, 10:58
    2. Fuga do Leão
      Por Amostardeiro no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/09/2007, 11:43
    3. Multimetro em vez de reloginhos
      Por Rodrigo59 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 23/04/2007, 18:57
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 11/02/2006, 17:36
    5. Fuga dos leôes
      Por nfsleo no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/11/2005, 09:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade