Nesta semana apanhei tentando encontrar a causa da vibração do motor e falta de força que a Ecoesport da minha esposa estava apresentando.
Apesar de ser um motor 4 cilindros e on road, a dica serve para qq veículo.
Logo já suspeitei que fosse falha de um cilindro, pois o motor não engasga nem morre, apresentando vibração acima do normal, prinipalmente em baixa rotação.
- primeiro é identificar qual cilindro está falhando: com o motor funcionando e um alicate com isolamento nos cabos, desconectar cada cabo de vela e reencaixar. A cada cabo que puxar, o ritimo da vibração muda, se nada acontecer, encontrou o cilindro com falha.
- retirar a vela (com chave específica) e verificar o estado. Abaixo tem um ótimo link sobre o estado das velas usadas.
- Se a vela apresentar bom estado, poderá ser injeção ou ignição.
- Com a vela em mãos, conecte ela ao seu cabo. Segure o cabo com um alicate e dê partida. Deve-se apresentar a centelha no eletrodo da vela.
-- caso não haja centelha no eletrodo (como no meu caso), então o problema é bobina, que deverá ser substituída.
-- Havendo centelha é bico, que deverá passar por uma limpesa ou substituição.
.:: Zetec Club ::.
Se alguém tiver tecnicas melhores ou quiser questionar algum procedimento, manifeste-se.
