Galera, já tinha ouvido falar nisso antes várias vezes, mas nâo tinha levado a sério por achar que algo tâo ridículo nâo poderia ser proposto nem mesmo nessa zona de país... Como recentemente ouvi falar nisso novamente, (me falaram que até já estava sendo feito) decidi dar uma pesquisada rápida e realmente existe um projeto de lei que tem por objetivo adicionar até 15% de alcool no óleo diesel

Segue abaixo o teor do projeto:
Projeto de Lei Nº 222 de 2003
(Dep. Pompeo de Mattos)
Torna obrigatória a adição de álcool etílico carburante ao óleo diesel e dá outras providências.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º – Fica obrigatório a adição de álcool etílico carburante ao óleo diesel, em percentual de até quinze por cento.
Art. 2º - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de até cento e oitenta dias, a partir da data de sua publicação.
Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICATIVA
É fato incontestável que a adição de álcool etílico traz sensível redução à emissão de poluentes quando da queima de combustíveis derivados de petróleo. Esta prática, já adotada no Brasil, no tocante à gasolina automotiva, tem revelado-se eficaz, resultando em satisfatória melhoria das condições ambientais, principalmente, nas grandes cidades.
A baixa qualidade do diesel brasileiro, causada pelo seu alto teor de enxofre, transforma nossos ônibus e caminhões em verdadeiras fábricas móveis de poluição. Dado esse, confirmado pela própria Petrobrás, que anunciou investimentos de um bilhão e duzentos milhões de dólares para reduzir o teor de enxofre do diesel.
Testes realizados em outros países e também no Brasil, inclusive, por fabricantes de veículos pesados, demonstram que a aditivação do diesel com 15% de álcool, produz uma redução de 34% na taxa de monóxido de carbono e de cerca de 40% de material particulado, a chamada fumaça negra, emitidas por esses veículos.
Acrescente-se que, no Brasil, o óleo diesel é um derivado crítico no fracionamento do petróleo, sendo responsável, em última análise, por parcela considerável do total do petróleo consumido, pois, é o combustível que alimenta nossas frotas nacionais de transporte público e a quase totalidade de nossos transportes de carga.
A adição de álcool etílico ao óleo diesel, por representar uma expressiva redução na utilização do produto, proporcionará uma imediata melhoria ambiental e a diminuição de um importante fator de risco à saúde pública. Significará, também, uma sensível diminuição das necessidades de importação de petróleo, com reflexo positivo em nossa balança comercial e liberação dos recursos poupados para aplicação em setores essenciais à vida do país, como a saúde e a educação.
O álcool etílico representa a solução mais imediata por ser um combustível de fonte renovável e em seu ciclo de produção retirar da atmosfera o carbono resultante de sua utilização como combustível, fornecendo um balanço ambiental altamente positivo, à medida que contribui para a redução do tão temido efeito estufa.
Sala das Sessões, 24 de fevereiro de 2003.
POMPEO DE MATTOS
D E P U T A D O F E D E RAL
Vice-Líder da Bancada
PDT–RS
Pra quem quiser xingar a vossa ilustre deputecência, ai vai o link com seus dados:
http://www3.camara.gov.br/internet/d....asp?id=523074