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Tópico: OBDBr-2

  • #1
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    http://www.photon.com.br/noticias/040909-2.asp

    Com o OBDBr-2, Brasil supera padrão internacional de controle de emissões
    Publicado em 04/09/09

    A partir de 1º de janeiro de 2010, 60% dos veículos de passageiros e comerciais leves nacionais terão de sair da linha de produção – e, por consequência, os carros importados – o sistema OBDBr-2 (
    on board diagnose), responsável por acusar por meio do LIM (Lâmpada Indicadora de Mau Funcionamento) o estado real dos níveis de emissão de poluentes de motores movidos à gasolina, a álcool, flex fuel e a GNV (gás natural veicular). A partir de 1º de janeiro de 2011, 100% dos carros de passeio e comerciais leves deverão estar equipados com o dispositivo.

    A Instrução Normativa Nº 24, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (http://www.in.gov.br/imprensa/visual...alArquivos=120), que estabelece especificações e critérios de verificação e certificação dos sistema OBDBr-2, foi aprovada na última sexta-feira, 28 de agosto, e publicada dia 31 de agosto no Diário Oficial da União, teve por base o estudo desenvolvido pela Comissão Técnica de Emissões de Veículos Leves – OBDBr, coordenada por Renato Linke, da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

    “Com a instalação da Instrução Normativa Nº 24 do Ibama, ganha a sociedade brasileira, ganha o proprietário de veículo automotor e ganha a engenharia automotiva nacional”, anima-se Renato Linke, “pois as manutenções de veículos deixam de ser apenas no visual para ter uma leitura fiel do real estado do sistema de injeção e passa a ser um instrumento poderoso, no futuro, do controle de emissões veiculares”.

    Na avaliação de Linke, embora o Brasil esteja regulamentando o OBD somente agora, portanto 10 anos depois dos Estados Unidos, Europa, Japão e Coreia do Sul, “o OBDBr-2 supera o padrão internacional de controle de emissões, na medida em que se trata de um sistema inteligente, no qual o diagnóstico – por meio de hardware e software – diretamente sobre a queima de combustíveis típicos do País, como a gasolina com adição de 25% de etanol e o flex fuel, na condição de gasolina (com 25% de etanol) ou 100% etanol”.

  • #2
    Serra que isso indicaria também quando for caso de combustível adulterado?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Serra que isso indicaria também quando for caso de combustível adulterado?
    X2...Poderia ter uma lâmpada vermelha acesa na bomba do posto...
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Usuário Avatar de carioca10
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    Teria que ver uma palestra mais atualizada deste Renato Linke.

    Esta é só até o OBDBr-1: http://www.asec.com.br/v3/docs/Doc_E...enatoLinke.pdf

    abraços,

    Felipe

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