Qual é a moral desse crossover????Citação:
Postado originalmente por Sa_Mourao
[]'s
Versão Imprimível
Qual é a moral desse crossover????Citação:
Postado originalmente por Sa_Mourao
[]'s
Leo Viadalle,
"Tua" sinaleira, tu disse que não queria, que era muito complicado e blah blah blah.. fez cú doce, já era, agora tá instalada num kart :D
Se quiser faço uma igual por qualquer nota de 50 :twisted:
[ ]´s
Henrique,Citação:
Postado originalmente por Henrique Josino
Os crossovers servem para dividir as frequencias, possibilitando que cada tipo de falante receba a frequencia correspondente à sua faixa de reprodução:
"Sub-woofers" receberão apenas sub-graves;
"woofers" apenas médio-graves;
"drivers" apenas médio-agudos;
"tweeters" apenas agudos.
Ainda podem existir mais variações, como "mid-high" e "mid-bass", mas isso são coisas utilizados somente em sistemas de altíssimo "hi-fi", como competições da IASCA (International Auto Sound Competition Association), ou em Home-Theaters de alta qualidade. Chega a ser até desperdício, já que tais nuances só seriam percebidos por uma pessoa com treinamento e sensibilidade sonora extremos. Na maioria (99,9999%) dos casos um sistema de 3 ou 4 vias é mais que suficiente.
Existem alguns tipo de crossovers, por exemplo:
HPF (High Pass Filter) - Permite que passem apenas frequencias acima da que for determinada.
LPF (Low Pass Filter) - Permite que passem apenas frequencias abaixo da que for determinada.
2 vias: possuem duas saídas, uma com frequencias acima do "corte" e outra com frequencias abaixo dele.
3 vias: Uma saída com frequencias abaixo do "corte 1", outra com frequencias acima do "corte 1" e abaixo do "corte 2" e uma terceiro com frequencias acima do "corte 2".
Entre outros...
Eles podem ainda ser "ativos" (caros) ou "passivos" (baratos).
Nos "passivos", os cortes de freqûencia já vem definidos no circuito deles, enquanto os "ativos" permitem ajustes nos cortes, assim conseguindo-se melhor ajuste à frequencia de resposta a ser obtida por cada falante que for utilizado no sistema.
Espero ter esclarecido.
Abraço,
Já que to "sem jipe" pra alguma coisa tenho que servir né :lol:Citação:
Postado originalmente por leovalle
Abraço
minha receita:
um amplificador banda 4.8
dois drivers jc4 modelo d518
e estes seus dois woofers (que seria interessante vc postar os parametros TS deles)
no canal 1 e 2 do banda 4.8 instalaria as duas cornetas JC4....
e no canal 3 e 4 os woofers em serie no bridge...
altere o cartão de crossover do canal 1 e 2 solicitando na banda audioparts um cartão com corte em 1000hz hp (uns 5,00 conto)
ja no cartão do canal 3 e 4 coloque o cartão em low pass... ou em high.... (temos que ver os parametros dos woofers)
ja os demais falantes instala nas saidas amplificadas do player mesmo.
do jeito que eu mensionei vc tera:
qualidade e confiabilidade, (tendo em vista que eu não conheço estes woofers
alem de pdoer ter um up grade futuro com equipamentos melhores e tudo mais.
palavra de recordista brasileiro de trio eletrico e competidor de som pela meca, mtm e 101.
qualquer coisa estou por ae.
no caso de um trio eletrico tambem a caixa de graves é melhor dutada e não selada... tanto para woofer como para sub woofer mesmo porque subs não é recomendado para som pra fora....Citação:
Postado originalmente por Feroza4x4
do resco concordo plenamente com o amigo ferozza
Fala Felipe!
Como deve lembrar do meu tópico no AR, troquei os alto-falantes velhos daquela caixa por esses..
Valeu pela tua receita, mas saberia me dizer mais ou menos o custo de um Banda 4.8? Não tô podendo gastar muito, até por isso escolhi esses falantes. :oops:
[ ]´s
Felipe,Citação:
Postado originalmente por Pé na Lama
Como falei lá em cima, a caixa dutada realmente é melhor, dobra a potência, mas ela tem sim o incoveniente de ser maior (dependendo do T-S fica gigante), e de contrução mais complicada. Vamos lembrar que ele próprio pretende fazer o serviço (iniciativa que apoio 100%), e, a menos que ele tenha todas as ferramentas (serra circular, plaina de mesa, etc) e todos os materiais (MDF Alta Densidade, colas, selantes, etc) necessários, imperfeições são previsíveis, o que numa caixa dutada condenaria o som e os falantes. :shock:
Sei que subs não são indicados pra "trio". Indicaria os Woofers Selenium de 15" (qualquer modelo, de acordo com a potência do amp, sem dispensar uma cotação aos WPU, que permitiriam graves fortes), mas o Keko já disse que tem são aqueles e não vai mexer. E está certo, já que a intenção é "bagunçar o coreto" e não reproduzir um concerto da Filarmônica de Moscou em HI-FI. :lol:
Enfim, concordo em quase tudo que vc disse, mas não acho que se adequa ao caso específico.
Onde discordo :roll: : Pelo fato que os falantes dele (10") estarão trabalhando com frequencias médio-graves, a ligação deles em bridge ficaria mono, perdendo-se o stéreo nesta faixa. E no caso da ligação em série num bridge, a potência permaneceria a mesma... já que mesmo dobrando-se a potência de saída do AMP, ele também estaria dobrando a impedância de trabalho para 8 ohms. Por isso optei por recomendar a ligação 1 falante para cada canal.
No mais, estamos de acordo :wink:
Abraço,
Citação:
Postado originalmente por Keko - CJ5
uns 650,00 zerado...
uns 400,00 um usado em bom estado
tem outras alternativas... bem mais baratos tanto novos como usados, como os piramids (que eu não curto nem um pouco :? mas é bonzinho) e modulos boosters... o ruim de boooster que passa muita distorção e para trio isso é uma porcaria. e vc ira precisar se preocupar seriamente com o corte certo das cornetas...
cada driver JC4 custa en torno de 75,00 ja com a corneta... o modelo d518 é de 100w rms.... tem as modelos de 50w rms tambem... uns 10,00 reais mais barato só... e tem os de 150w rms uns 10 reais mais caro...tem mais baratas de outras marcas.... só que naquelas né... quanto mais barato mais ruim hehhe as jc4 é comparavel à drivers profissionais de 200,00 reais... e a qualidade e e durabilidade é tão igual quanto, a diferença é só no tamanho e preço. por isso as jc4 tem um grande relação custo/beneficio.
desde quando ccomeçei a usar drivers JC4 para campeonatos... eu esqueci as demais marcas, jc4 aguenta muito pau, é barata, e um otimo driver
faz o seguinte... quanto mais ou menos vc pretente gastar em modulo?!?!
estes falantes seu é novo?!?!? tipo.... posta pra nos os parametros TS dele... assim como potencia, impedancia (se eu enxergo bem na foto parece cer de 4Ohms né :lol: )
Fala Felipe,
Como diria Jack o estripador, vamos por partes:
1 - Não pretendo gastar muito, até porque vai ser colocado no jeep, não vou colocar aparelhos milionários lá dentro pra ficar exposto ou chacoalhando :lol: :D
2 - Esses valores que me passou, já sairiam mais caro do que os alto-falantes (R$ 460,00 total).. estou disposto a gastar algo em torno de R$ 300 com o amplificador.
3 -Os parâmetros deles estavam na primeira página do tópico.. vou repetir eles:
Lembrando que a idéia não é montar nenhum som pra competição ou algo do tipo, e sim um sonzinho bom pra deixar tocando na viatura durante os churrascos, acampamentos, etc..Citação:
Postado originalmente por ..:: kEkO ::..
Bernardo e Felipe, achei dois amplificadores no MercadoLivre que imagino que dariam certo.. o que vocês acham de um destes?
http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=23402769
http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=23201809
[ ]´s
Keko,Citação:
Postado originalmente por Keko - CJ5
Os parâmetros que o Felipe se refere são os T-S (Thiele-Small) que sao, entre outros, o Xmax, Xmin, Sensibilidade, potência, impedância e por aí vai, são as especificações eletromecânicas do falante. Com eles é possível calcular o volume para cada caixa tipo de caixa possível.
Quanto aos amplificadores, eu sempre usei os Pyramid e nunca tive problema. Tenho um Signature Series 900w que usava para empurrar 4 Drivers Selenium DH200HM e dois Woofers Eros 10", e tenho um Super-pro 1000 que empurrava dois SUB's Rockford Fosgate 812 12".
Nunca tiveram queda de rendimento, ou desativaram por causa da proteção. Aliás... sinceramente, não consigo entender porque os Pyramid são discriminados por lojistas... Na minha opinião são os de melhor custoxbenefício (R$ x Potencia).
Desses que vc mostrou, parece que apenas o primeiro (America Series 1600w) possui os crossovers HPF/LPF para os dois conjuntos de canais. Sendo assim, dentre os dois, escolheria ele.
Abraço,
Fala Bernardo,
Também não tenho nada contra Pyramid, inclusive o MP3 player que está na viatura é deles, muito bom por sinal.
Bom, quanto aos alto-falantes, realmente os de 10" são sub-woofers.. seguem os parâmetros:
Sub-woofer SP700 10" Foxtron
Diâmetro bruto - 256mm
Diâmetro útil - 232mm
Profundidade bruta - 106mm
Profundidade útil - 96mm
Impedância - 4 ohms +- 15%
Potência PMPO - 700 watts Pico
Potência IHF - 300 watts Musical
Potência RMS - 142,8 watts Fator 4.9/PMPO
Sensibilidade/SPL - 90 db
Faixa freqûencia - 35 a 4000 Hz
Frequência de ressonância - 32 Hz +- 15%