x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11

Injeção Eletrônica HIS

A pedidos do Flávio Haundrich, querendo saber sobre a Injeção Eletrônica Controlada, HIS Aspirado. Esse sistema foi indicado para mim, em oficinas que montam carros de arrancada, e outras de preparação de carburadores. A Keller Competições e a Raf Tec Carburadores, ambas em São Bernardo. O motivo era que, atualmente os motores injetados levam muitos sensores, e quando vc compra um motor faltando a parte de injeção (chicotes,módulo,sensores,etc) acaba saindo muito caro . Foi o q aconteceu comigo. Precisava da injeção eletrônica, mas que ao mesmo tempo não tivesse todos aqueles fios e sensores, saindo mais simples a manutenção e mais $$$

Bom vou escrever como está no Manual, Ok. Vou chama-lo de E.F.I.C.

Injeção eletrônica desenvolvida para veículos de competição, que usa o princípio Ã-n (Angulo de borboleta e rotação) dosando o combustível através de um mapa bidimensional (rpmx ângulo de borboleta).

Lógica de funcionamento:
    O EFIC Aspirado, trabalha com uma reta com variação pela rotação (500rpm a 9900rpm) em escala de 500rpm, totalizando 19 pontos programáveis e uma reta com variação pela porcentagem de abertura da borboleta (0% a 100% de abertura) em escalas de 5% totalizando 21 pontos programáveis.

Rotação:
    Cada um dos 19 pontos programáveis pela rotação podem ser calibrados com um valor que vai de 0 a 40 sendo que 0 de calibração indica pulsação ao mínimo(sem pulsação) e 40 de calibração indica pulsação ao máximo (bico aberto)

Angulo da Borboleta:
    Cada um dos 21 pontos programáveis por ângulo de borboleta, podem ser calibrados com um valor de 0 a 99%.
    Em relação ao valor calibrado na reta de rotação em passos de 5%em 5%.
    Resultando assim em um mapa de combustível RotaçãoxPressão onde o mapa é automaticamente calculado pelo programa do microcontrolador, seguindo o seguinte cálculo:

Vrpm- valor calibrado na reta de rotação
    Vang- valor calibrado na reta de ângulo de borboleta.
    Tinj- Tempo de injeção final em milisegundos

VrpmxVang/100=Tinj

Bom aí vem uma tabela com a programação. Mas antes de comprar um motor injetado incompleto, converse com o pessoal q monta carros assim, motores sem distribuidor (casos como o GM 4.1 MPFI) acredito que não funciona esse sistema, quase certeza disso Mas como podem ver vão precisar de uma borboleta com sensor, bicos, galeria(ou flauta) e talvez alguma coisa mais, depende do motor!!!

Bom o departamento técnico da HIS
    Tel: (11)3208-1531
    email: his@his-power.com.br

Bom e o aparelho HIS Aspirado, ou EFIC é este, vem com chicote e sensor para adaptar na borboleta.
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0
    Grande Thiago Rodeghel

Interessante essas informações que vc fez nesse tópico. Valeus!

Esse sistema funciona apenas para 1 bico injetor?

Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Thiago,

É mesmo muito interessante, obrigado!

Mas tenho 3 dúvidas.
    A primeira deve ser a mesma do Flávio. Parece eu o sistema deve ser usado com apenas 1 bico injetor. É isso?
    Se não, significa que a programação se replica para o número de bicos que se tiver, sendo aí necessário que o sistema se conecte a qualquer sensor de ponto que o motor tenha (considerando aquele caso em que não tenho a central!).`Seria mais ou menos isso?
    E terceiro. Pelo visual e pelas suas explicações parece que eu posso alterar o tempo de injeção a meu bel prazer, como se eu pudesse reprogramar a central do meu carro injetado aqualquer hora. Viajei?

Obrigado pelas respostas, imaginando aqui quantos motores os caras devem estourar apertando essas teclinhas aí!

[]s,

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0
    Grande Claudio

Não li todo o material do site, mas acredito que se utilizarmos sonda lambda ou outros sensores de mistura rica/pobre , vai facilitar a programação do HIS para cada motor.

Falouws
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Mestre Flávio,

Fuçando a internet, tá lá em http://www.eeletro.trix.net/Download...manual1209.doc
    um manual.
    E você acertou na mosca! É monitorando a tensão da sonda lambda (que pode ser feito com hallmeter) que se faz o ajuste fino da sobrealimentação.
    Isso mesmo, sobrealimentação. Ao que me pareceu o aparelho se destina a corrigir - sobrealimentando com bicos adicionais - os gaps de alimentação nos motores em que há a injeção forçada de ar (bowler, turbo etc).
    Coisa prá carros preparados mesmo! Haja Newtons!

Obrigado pela lição.

[]s,

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Bom, é o seguinte

Em relação aos bicos, podem ser usados em sistemas monoponto ou multiponto , até 4 bicos. Se for mais precisa de um outro aparelho, que funciona em conjunto com o HIS, depois vejo qual o nome dele.

Bom retornando ao HIS, O sensor MAP pode ser utilizado tbm no lugar do sensor de TPS tornando mais liso a dirigibilidade. Isso é dica da própria HIS e de alguns preparadores!!!

Bom perguntei para HIS, sobre colocar esse sistema nos motores do Jeep Willys 6c. E a resposta foi:

"Sim eh possivel a instalacao desde que o sistema de ignicao seja
    eletronica mas seria multiponto (6 bicos) e um corpo de borboleta
    no lugar do carburador.
    Soh tenho uma duvida. As janelas de admissao do cabecote do motor
    Willis 6c sao individuais ou juntas igual dos opalas?"

Bom aí quem entende disso, pode me dar a resposta???

[s]

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por Claudio
    Thiago,

É mesmo muito interessante, obrigado!

Mas tenho 3 dúvidas.
    A primeira deve ser a mesma do Flávio. Parece eu o sistema deve ser usado com apenas 1 bico injetor. É isso?
    Se não, significa que a programação se replica para o número de bicos que se tiver, sendo aí necessário que o sistema se conecte a qualquer sensor de ponto que o motor tenha (considerando aquele caso em que não tenho a central!).`Seria mais ou menos isso?
    E terceiro. Pelo visual e pelas suas explicações parece que eu posso alterar o tempo de injeção a meu bel prazer, como se eu pudesse reprogramar a central do meu carro injetado aqualquer hora. Viajei?
    []s,
    Claudio

Seguinte, vc programa cada bico, seleciona a quantidade de bicos no HIS, e programa cada um deles.
    Pode reprogramar a central a qualquer hora, sim.

Mas cuidado na hora de comprar o HIS, existem se não me engano 2 modelos, aspirado e turbo
    Mas o melhor a fazer, mande um email para HIS, aí eles vão te explicar mais detalhadamente, OK.

[s]

Obrigadíssimo pelas explicações!

Mas não pretendo comprar não...
    Acho que o Samuca não ia aguentar essa anabolizada!
    É curiosidade de um apaixonado por graxa...

[]s,

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Claudio

Esse manual q vc postou aqui, é do HIS Turbo, tem funcionamento diferente , esse funciona mais como controlador de bicos suplementares ... tem motores de alta performance, que algumas vezes, chega a faltar gasosa nos cilindros ... por isso esse modelo funciona um pouco diferente.

[s]

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Injeção eletronica - Common Rail
      Por Wladybr no fórum Kia Sportage
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/04/2010, 09:36
    2. Cursos de Injeção Eletronica e Mecanica
      Por stargold2009 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/03/2009, 08:50

Permissões de Postagem