x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2006
    Agradecimentos: 0

Ford OHC 2.3 Turbo

Estou "invadindo" o forum dos jipeiros para ver se alguém me da uma ajuda! possuo um maverick 4cc, e sei que alguns de vcs usam esse motor. Vou turbinar o dito cujo, fiz o motor inteiro novo, bloco, virabrequim, todo branzinamento, pistões, anéis, comando, balancins, tuchos etc... o motor ta tinindo mesmo, mas nada forjado, apenas mative a taxa original de 7,8:1. Minha duvida é a seguinte: Qual pressão maxima na turbina que esse motor aguenta (usando alcool e taxa original)? Aki em Curitiba vejo mtos chevettes com esse motor turbinado, mas a maioria de arrancada, forjado, usam entre 2.5bar e 3bar + nitro. Varios preparadores me disseram que da pra encher até 2kg nesse motor sem problemas, usando alcool e a taxa original, cheguei a ver um chevette com esse motor original sem ser forjado, andando com 2,4kg no booster, e o dono do carro me disse que usava essa pressão a 4 anos e nunca teve problema, mas mesmo assim ainda fico meio cabrero de por tanta pressão já que gastei mto no meu motor.
    Se alguém tem esse motor turbinado e puder me dar uma opinião agradeço!

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2

Turbo no Ford Georgia

Drift,

Achei a "receita" abaixo no site Best Car.
    Em anexo dois gráficos de potência e torque comparando o resultado da preparação ( aspirada e turbinada ) com o GM 4.1 e OHC originais.

(...) Uma boa configuração para o motor Ford 2,3, visando a aplicação fora de estrada, é turbina Garret T25 (especificação 60 A/R 0,49) ou equivalente, Mitsubishi ou IHI, que costumam ser de ótima qualidade e baixa inércia. A pressão deverá ser de 0,8 kg/cm², para superar o motor GM 4,1, e pode ser aplicada com a taxa de compressão original, 7,8:1, sem preocupação com detonação.
    Claro que a taxa e a pressão podem ser aumentadas e a detonação contornada com um ajuste de ponto de ignição mais atrasado, mas 0,8 kg/cm² atinge com facilidade o objetivo pretendido. Não deve ser esquecido um bom intercooler aletado, que traz melhor rendimento e proteção para o motor, principalmente em condições muito severas de temperatura. O carburador deve ser trocado por um 3E ou equivalente, mais adequado às novas necessidades de alimentação.
    O ideal, para conseguir o comportamento necessário para aventuras fora de estrada, é o compressor acionado mecanicamente. Os resultados são praticamente os mesmos do turbo, ou seja, elevação de potência e torque sem alteração considerável nos regimes de rotação. Mas há a vantagem de o compressor funcionar desde as rotações mais baixas. Assim, a sensação ao dirigir é a de dispor de um motor de maior cilindrada.
    Um compressor centrífugo é o mais indicado neste caso, por ser o mais eficiente entre os acionados mecanicamente. Todo compressor mecânico rouba um pouco da potência do motor para funcionar -- entre 5 e 15 cv em média --, assim como fazem a bomba d'água, o ar-condicionado e tudo mais que é ligado ao eixo do motor. Mas os centrífugos são os que menos necessitam de potência para comprimir o ar. Além disso, o 2,3 não é um motor que necessita de uma enorme vazão de ar, que seria mais adequada com um compressor tipo Roots (blower).
    A montagem de um intercooler aletado é fácil e traz as mesmas vantagens que com o turbo, não devendo ser dispensado. A pressão deve ser também de 0,8 kg/cm², sendo mantida a taxa de compressão original, um nível bem seguro e que trará ótimo ganho de potência. O carburador deverá ser também o 3E ou equivalente. Pode-se observar nas curvas simuladas que o compressor tem rendimento melhor que o turbo até pouco mais de 3.000 rpm, e que acima disso o turbo faz valer o fato de não roubar potência do motor para funcionar, conseguindo maior rendimento para uma mesma pressão -- mesmo que perca nos regimes iniciais, justamente os que mais interessam para uso fora de estrada.
    Tanto o turbo como o compressor centrífugo têm um ruído característico, causado pela rotação do compressor e por suas pás cortando o ar a alta velocidade. Esse barulho é semelhante àquele ouvido nas trocas de marcha de caminhões ou picapes com turbo, mas como a turbina apropriada ao Jeep é bem menor, o barulho será mais baixo. Existe outro ruído, que seria provocado pelo uso de válvula de prioridade descarregando ar na atmosfera, mas será eliminado caso a válvula tenha um desenho apropriado e retorne sua descarga para a turbina.
    A preocupação com a durabilidade é uma constante em todo carro preparado. O principal é recorrer a serviços de qualidade, usando também peças e kits de qualidade reconhecida, mas isso não é suficiente -- é preciso repensar todos os sistemas. A atenção principal em um fora-de-estrada se volta para a transmissão, item mais importante neste tipo de uso, devido às grandes forças envolvidas e aos trancos a que o sistema está exposto.
    O ganho em torque será grande e a transmissão sofrerá, mas com cuidados do piloto não serão necessários reforços -- a não ser na embreagem e platô, que devem ser trocados por outros de maior carga e mais resistentes, encontrados em lojas de preparação. Caso alguma engrenagem ou diferencial não resista à nova solicitação, o que não deve ocorrer caso não haja abusos, o caso deverá ser analisado em separado, para ver se foi uma sobrecarga acidental ou se realmente requer a troca da engrenagem ou do diferencial em questão por um mais reforçado.
    Antes de toda preparação é bom avaliar o estado do motor e proceder a algum reparo caso necessário. Mas é lenda que motores com mais de 40.000 km não possam ser sobrealimentados sem retífica. Isso depende do estado, sendo possível turbinar um motor com 120.000 km rodados ou mais sem refazer o motor, e sem que isso resulte em qualquer problema. Desde que tudo seja bem feito e dimensionado, o motor manterá vida útil próxima à da configuração original. Contudo, é recomendável abrir o motor e avaliar o estado de suas peças internas caso já seja bem rodado.
    Por nenhuma das preparações atingir rotações ou temperaturas da câmara de combustão elevadas, não é necessário nenhum cuidado extra com a refrigeração e lubrificação. Basta usar um bom óleo mineral, de especificação SJ -- o sintético pode ser empregado, mas não é necessário. Um radiador de óleo será bem vindo, para ajudar a manter a temperatura estável em dias quentes nas trilhas.
    Nenhuma das preparações deve reduzir a vida útil do motor consideravelmente, desde que o motorista não abuse em sua pilotagem, forçando-o. O turbo ou compressor não necessita também de manutenção especial: apenas verificar periodicamente se não há vazamentos na tubulação de lubrificação, e no caso do turbo, deixar o motor em marcha-lenta por cerca de 30 segundos após uso intenso, para que a turbina desacelere e não gire sem lubrificação.
    A refrigeração ficará adequada a qualquer das novas configurações com o aumento do radiador para quatro colméias e a colocação de um vaso de expansão. Use também ventoinha elétrica e mantenha a água com quantidade adequada de aditivo. Nos casos mais severos uma relação de 40% de aditivo deve ser usada. Para evitar que a temperatura caia demais, prejudicando o rendimento, é fundamental manter a válvula termostática.
    A ignição é um capítulo a parte. Para atender às preparações mais pesadas é preciso mesmo uma geradora de faíscas mais confiável, como ignição eletrônica, mas para as condições de funcionamento aqui descritas não será necessário o uso de cabos e velas especiais, pois não são rigorosas. A bobina deve ter igual eficiência às presentes hoje nos carros normais, não sendo necessária uma especial de alto desempenho.
    Por último resta dizer que os coxins (suportes do motor) originais podem sofrer com as preparações mais pesadas, mas nada que deva preocupar. Caso chegue a causar problemas pela frequência do desgaste, que pode ser agravado pelo uso fora de estrada, podem-se encomendar a um bom torneiro mecânico coxins de poliuretano ou nylon. Mas deve-se ter em mente que são bem mais caros e que transmitem mais vibração do motor para o veículo.
    Pode-se adaptar também coxins de veículos com motores maiores, que não aumentam a vibração e são mais resistentes que os originais. Mas vale a pena tentar manter os coxins de fábrica: só se for verificado subdimensionamento é que se deve pensar em uma destas soluções
    (...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ford OHC 2.3 Turbo-curvas_aspirado_196.jpg   Ford OHC 2.3 Turbo-curvas_290.jpg  
    Aurélio

Usuário
    Entrada
    02/03/2006

Re: Turbo no Ford Georgia

Aurélio, obrigado pela atenção! Mas já vi essa receita, ela naum responde minha duvida. Na verdade a maioria das receitas do BCWS eles pegam meio leve, não gostam de chegar no limete do motor.

Drift, se você não tiver problemas em pesquisar sites em inglês, veja este site:
    http://www.ringsurf.com/netring?action=info&ring=ford23
    É um webring exclusivo sobre sites do motor Ford 2.3, 41 sites pra ser exato. Nos EUA tem preparadores atingindo potências insanas com esse motor, que equipou alguns Mustangs no anos 80!

Re: Ford OHC 2.3 Turbo

Citação Postado originalmente por Drift
    Estou "invadindo" o forum dos jipeiros para ver se alguém me da uma ajuda! possuo um maverick 4cc, e sei que alguns de vcs usam esse motor. Vou turbinar o dito cujo, fiz o motor inteiro novo, bloco, virabrequim, todo branzinamento, pistões, anéis, comando, balancins, tuchos etc... o motor ta tinindo mesmo, mas nada forjado, apenas mative a taxa original de 7,8:1. Minha duvida é a seguinte: Qual pressão maxima na turbina que esse motor aguenta (usando alcool e taxa original)? Aki em Curitiba vejo mtos chevettes com esse motor turbinado, mas a maioria de arrancada, forjado, usam entre 2.5bar e 3bar + nitro. Varios preparadores me disseram que da pra encher até 2kg nesse motor sem problemas, usando alcool e a taxa original, cheguei a ver um chevette com esse motor original sem ser forjado, andando com 2,4kg no booster, e o dono do carro me disse que usava essa pressão a 4 anos e nunca teve problema, mas mesmo assim ainda fico meio cabrero de por tanta pressão já que gastei mto no meu motor.
    to fazendo a mesma coisa q vc......
    Maverick 4cil turbo injetado......
    vo usa em torno de 11 de taxa na gasolina depois vo turbina a alcool, pretendo usar em torno de 1kg de turbo....
    vo turbina usando gerenciador de turbo.....pra não ter stress....
    essa semana se der certo eu monto o motor, mas vo dexa aspirado ainda, depois quando sobra $$$$ eu compro o kit turbo e o gerenciador....

qqer duvida me passa um emeio

Usuário Avatar de Coura
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    Rio Piracicaba/MG

Lightbulb Contato

Citação Postado originalmente por Drift Ver Post
    Amigo,
    pode passar algum contato desses chevetteiros que usam o OHC com pressãozona?
    gostaria de saber qual tipo ou modelo de anel de pistão que eles usam.
    Já montei 2 motores desse que quabraram os aneis..
    os motores são todos originais,
    um quebrou usando 1,5bar com 8 de taxa.
    o outro quebrou usando 0,6 com 10,5 de taxa.
    obrigado.
    F-75 under construction...

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Procure aqui pelo forum o usuario tiagoandres ele mexe com OHC turbo faz um tempo já.

Tem um topico aqui com várias dicas: Sobre OHC Geórgia e suas possibilidades

[]'s

Usuário Avatar de Arnaldo Ilha
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Ilhabela/SP
    Tem um amigo aqui no forum que tem este motor turbinado, Marco Ferrara.

Fale com ele, talvez ele possa te dar algumas dicas.

Abç

Citação Postado originalmente por Rodrigo Cesarini Ver Post
    Drift, se você não tiver problemas em pesquisar sites em inglês, veja este site:
    http://www.ringsurf.com/netring?action=info&ring=ford23
    É um webring exclusivo sobre sites do motor Ford 2.3, 41 sites pra ser exato. Nos EUA tem preparadores atingindo potências insanas com esse motor, que equipou alguns Mustangs no anos 80!
    diga-se de passagem esse motor chegou a ser feito no brasil na década de 80 numa versão turbo com injeção eletrônica apenas para exportação em função da reserva de mercado de componentes eletrônicos então em vigor...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pessimo Atendimento Ford
      Por Arthur_pickups_4x4 no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 04/06/2005, 19:10

Permissões de Postagem