x
Convex Datacenter
  • #15745
    Usuário Avatar de Rangel4x4
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    São João del Rey/MG
    Idade
    49
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0



    O teste do Balde
    >por Decio Pedroso

    Tempos atrás, a Jipemania, uma das mais conceituadas revistas sobre off-road do país, editada por nosso amigo Roitberg, exibiu uma matéria testando um determinado veículo. Findo os testes normais, ficaram curiosos para saber como os componentes eletrônicos do motor reagiriam sob uma quantidade realmente grande de água, situação típica no off-road, quando vencemos trechos alagados.
    Para isso, Roitberg e sua equipe abriram o capô do veículo e, com o motor em funcionamento, despejaram alguns baldes de água sobre ele. Como o motor continuou a funcionar plenamente, sem falhas ou qualquer outro defeito, a Revista Jipemania considerou que o veículo em questão havia passado inclusive no "Teste do Balde".
    Esse teste, naturalmente gerou enorme polêmica na JipeNet, o já famoso Jipe Clube Virtual. Muitos questionaram sua validade, mas eu de pronto, considerei-o extremamente válido.
    E quando você vai sair para passear de jipe, por exemplo, e a mulher fala:
    - Você vai sair com esse tempo? Não está vendo que está chovendo baldes d'água?!?
    Então? O teste é muito válido, sim senhor! No entanto, para sua maior realidade, dever-se-ia jogar não apenas a água, mas também o próprio balde. Dessa forma, relaciono a seguir o resultado hipotético, se tal teste fosse mesmo realizado em diversos modelos:

    1. Jeep Willys - o balde ricocheteia, indo parar na cabeça do proprietário. Em seguida o motor parou mas o proprietário alegou ser apenas entupimento do filtro de combustível, ou bomba de gasolina, ou alguma dificuldade com o platinado, ou ainda...
    2. Niva - o balde atravessou o compartimento do motor, batendo e posteriormente rolando pelo chão. Observações mais apuradas notaram que o motor havia sido retirado por seu proprietário para ser instalado o kit do AP2000.
    3. Samurai - por ser maior que o próprio motor, o balde não chegou a caber no cofre do mesmo. A equipe decidiu então jogar o motor contra o balde, o que, para todos os efeitos, deveria produzir os mesmos resultados, com a vantagem desse último ser mais leve do que o próprio balde. O proprietário, no entanto, não concordou com a decisão da equipe de testes, o que tornou o teste inconclusivo;
    4. Toyota Bandeirante (motor MB) - o balde atravessa o vão entre o motor e o radiador, sem alterar sua trajetória. No chão recolheu-se apenas fios longos, como aqueles obtidos nos trituradores de papel.
    5. Toyota Bandeirante (motor japonês) - o balde atravessou o compartimento do motor da mesma forma, mas nos fiapos recolhidos, lia-se "Só Toyota é made in Toyota" em diversas formas.
    6. Troller — Ao nos aproximarmos do referido veículo com o balde nas mãos, foi impossível à equipe abrir o seu capô. A cada nova tentativa de nossos técnicos o motor MWM rugia mais forte, o que certamente comprometia as condições de segurança do teste, já que o veículo parecia desgovernado. Ao consultarmos seu proprietário sobre a estranha reação, foi-nos explicado que "o vencedor do rally mundial de velocidade não tem que provar nada para ninguém".
    7. Javali - após o contato inicial do balde com o poderoso motor desse veículo, o primeiro se desfez, transformando-se em uma massa disforme que com muito custo pôde ser recolhida do chão. Consultado o fabricante do balde, nossa equipe foi informada que atá um balde tem seus limites operacionais. Em contato com antigos funcionários do setor de Engenharia da extinta CBT - hoje ermitões isolados nas nascentes de grandes rios como o Amazonas, Solimões e Nilo - foi-nos relatado que para esse teste, seria necessário um balde original CBT, modelo Javali. Segundo ainda estes mesmo engenheiros - alguns deles ocupadíssimos reinventando a roda - foi a pouca consciência dos proprietários, utilizando peças de procedência duvidosa que acarretaram a falência desse excelente projeto.
    8. Land Rover - ao nos aproximarmos com o balde cheio de água, o capô desse veículo travou de tal forma que nos foi impossível abri-lo. Seguindo orientação do fabricante, optamos por um balde para gelo de prata com detalhes em estanho, peça pertencente à coleção do Palácio de Buckinghan, completado com água Dom Perrier na proporção de 3/4 à temperatura ambiente e 1/4 gelada. O capô só pôde ser aberto quando uma grande capa de cashemir foi posta sobre seus pára-lamas, impedindo que eventuais respingos os atingissem.
    9. Vitara - o balde bateu contra o motor e caiu no chão em frente ao carro. Seu proprietário saiu de ré pois considerou o obstáculo intransponível (o veículo testado não tinha o kit de suspensão da Calmini).
    10. Engesa - Com o impacto do balde, a frente abaixou, subindo em seguida, o que arremessou o balde a uma grande altura. Até o fechamento dessa edição, não havíamos ainda recolhido o balde de volta a esse planeta. Autoridades do INPE compareceram ao local para avaliar as possibilidades do veículo como LOCL (Lançador Orbital de Cargas Leves).
    11. JPX Montez - Ao abrir o seu capô, uma fortíssima corrente de convecção impediu que a água chegasse a ter contato com o motor, sendo atirada para cima e voltando em forma de chuva ácida sobre a equipe de testes. A roupa de amianto utilizada nessa ocasião impediu maiores danos. Quanto ao balde, como ele derreteu ainda na mão de nossos técnicos, os resultados desse teste também não puderam ser conclusivos. Em contato com a fábrica, o Sr. Severino, que ocupa interinamente o cargo de Vice-Presidente e Diretor de Marketing e Engenharia de Projetos e Produção, Gerente Comercial, Administrativo e de RH, Chairman e Faxineiro, nos explicou que, se isso realmente aconteceu, foi por culpa do proprietário, já que o motor não estava nas especificações determinadas pela engenharia, com certeza culpa de mistura incorreta de aditivo ou tampa do radiador não original. A equipe ainda foi convidada a passar por lá, comer uns pãos-de-queijo, jogar uma prosinha fora e eventualmente comprar o que restou da fábrica.

    Como vêem, aqui tudo fazemos pelo bem da ciência e da boa informação. Em caso de qualquer dúvida, traga-nos o seu veículo para que possamos repetir a experimentação em condições rigorosamente controladas.

    Decio Pedroso
    decioapn@terra.com.br
    Ex-Willys 64
    Vitara 97
    (Tatuzinho)
    Lama na Veia 4x4 - Grupo Off-Road

  • #15746
    Usuário Avatar de Rangel4x4
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    São João del Rey/MG
    Idade
    49
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    04/04/2012
    PessoALL,
    Amanhã é o "Dia do Jipeiro" ou "Dia Nacional do Jipe"
    Vamos fazer alguma coisa???
    ...
    Ex-Willys 64
    Vitara 97
    (Tatuzinho)
    Lama na Veia 4x4 - Grupo Off-Road

  • #15747
    Usuário Avatar de JapaTroller
    Entrada
    13/12/2007
    Local
    São joão del rei/MG
    Idade
    44
    Posts
    627
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rangel4x4 Ver Post
    O teste do Balde
    >por Decio Pedroso

    Tempos atrás, a Jipemania, uma das mais conceituadas revistas sobre off-road do país, editada por nosso amigo Roitberg, exibiu uma matéria testando um determinado veículo. Findo os testes normais, ficaram curiosos para saber como os componentes eletrônicos do motor reagiriam sob uma quantidade realmente grande de água, situação típica no off-road, quando vencemos trechos alagados.
    Para isso, Roitberg e sua equipe abriram o capô do veículo e, com o motor em funcionamento, despejaram alguns baldes de água sobre ele. Como o motor continuou a funcionar plenamente, sem falhas ou qualquer outro defeito, a Revista Jipemania considerou que o veículo em questão havia passado inclusive no "Teste do Balde".
    Esse teste, naturalmente gerou enorme polêmica na JipeNet, o já famoso Jipe Clube Virtual. Muitos questionaram sua validade, mas eu de pronto, considerei-o extremamente válido.
    E quando você vai sair para passear de jipe, por exemplo, e a mulher fala:
    - Você vai sair com esse tempo? Não está vendo que está chovendo baldes d'água?!?
    Então? O teste é muito válido, sim senhor! No entanto, para sua maior realidade, dever-se-ia jogar não apenas a água, mas também o próprio balde. Dessa forma, relaciono a seguir o resultado hipotético, se tal teste fosse mesmo realizado em diversos modelos:
    1. Jeep Willys - o balde ricocheteia, indo parar na cabeça do proprietário. Em seguida o motor parou mas o proprietário alegou ser apenas entupimento do filtro de combustível, ou bomba de gasolina, ou alguma dificuldade com o platinado, ou ainda...
    2. Niva - o balde atravessou o compartimento do motor, batendo e posteriormente rolando pelo chão. Observações mais apuradas notaram que o motor havia sido retirado por seu proprietário para ser instalado o kit do AP2000.
    3. Samurai - por ser maior que o próprio motor, o balde não chegou a caber no cofre do mesmo. A equipe decidiu então jogar o motor contra o balde, o que, para todos os efeitos, deveria produzir os mesmos resultados, com a vantagem desse último ser mais leve do que o próprio balde. O proprietário, no entanto, não concordou com a decisão da equipe de testes, o que tornou o teste inconclusivo;
    4. Toyota Bandeirante (motor MB) - o balde atravessa o vão entre o motor e o radiador, sem alterar sua trajetória. No chão recolheu-se apenas fios longos, como aqueles obtidos nos trituradores de papel.
    5. Toyota Bandeirante (motor japonês) - o balde atravessou o compartimento do motor da mesma forma, mas nos fiapos recolhidos, lia-se "Só Toyota é made in Toyota" em diversas formas.
    6. Troller — Ao nos aproximarmos do referido veículo com o balde nas mãos, foi impossível à equipe abrir o seu capô. A cada nova tentativa de nossos técnicos o motor MWM rugia mais forte, o que certamente comprometia as condições de segurança do teste, já que o veículo parecia desgovernado. Ao consultarmos seu proprietário sobre a estranha reação, foi-nos explicado que "o vencedor do rally mundial de velocidade não tem que provar nada para ninguém".
    7. Javali - após o contato inicial do balde com o poderoso motor desse veículo, o primeiro se desfez, transformando-se em uma massa disforme que com muito custo pôde ser recolhida do chão. Consultado o fabricante do balde, nossa equipe foi informada que atá um balde tem seus limites operacionais. Em contato com antigos funcionários do setor de Engenharia da extinta CBT - hoje ermitões isolados nas nascentes de grandes rios como o Amazonas, Solimões e Nilo - foi-nos relatado que para esse teste, seria necessário um balde original CBT, modelo Javali. Segundo ainda estes mesmo engenheiros - alguns deles ocupadíssimos reinventando a roda - foi a pouca consciência dos proprietários, utilizando peças de procedência duvidosa que acarretaram a falência desse excelente projeto.
    8. Land Rover - ao nos aproximarmos com o balde cheio de água, o capô desse veículo travou de tal forma que nos foi impossível abri-lo. Seguindo orientação do fabricante, optamos por um balde para gelo de prata com detalhes em estanho, peça pertencente à coleção do Palácio de Buckinghan, completado com água Dom Perrier na proporção de 3/4 à temperatura ambiente e 1/4 gelada. O capô só pôde ser aberto quando uma grande capa de cashemir foi posta sobre seus pára-lamas, impedindo que eventuais respingos os atingissem.
    9. Vitara - o balde bateu contra o motor e caiu no chão em frente ao carro. Seu proprietário saiu de ré pois considerou o obstáculo intransponível (o veículo testado não tinha o kit de suspensão da Calmini).
    10. Engesa - Com o impacto do balde, a frente abaixou, subindo em seguida, o que arremessou o balde a uma grande altura. Até o fechamento dessa edição, não havíamos ainda recolhido o balde de volta a esse planeta. Autoridades do INPE compareceram ao local para avaliar as possibilidades do veículo como LOCL (Lançador Orbital de Cargas Leves).
    11. JPX Montez - Ao abrir o seu capô, uma fortíssima corrente de convecção impediu que a água chegasse a ter contato com o motor, sendo atirada para cima e voltando em forma de chuva ácida sobre a equipe de testes. A roupa de amianto utilizada nessa ocasião impediu maiores danos. Quanto ao balde, como ele derreteu ainda na mão de nossos técnicos, os resultados desse teste também não puderam ser conclusivos. Em contato com a fábrica, o Sr. Severino, que ocupa interinamente o cargo de Vice-Presidente e Diretor de Marketing e Engenharia de Projetos e Produção, Gerente Comercial, Administrativo e de RH, Chairman e Faxineiro, nos explicou que, se isso realmente aconteceu, foi por culpa do proprietário, já que o motor não estava nas especificações determinadas pela engenharia, com certeza culpa de mistura incorreta de aditivo ou tampa do radiador não original. A equipe ainda foi convidada a passar por lá, comer uns pãos-de-queijo, jogar uma prosinha fora e eventualmente comprar o que restou da fábrica.
    Como vêem, aqui tudo fazemos pelo bem da ciência e da boa informação. Em caso de qualquer dúvida, traga-nos o seu veículo para que possamos repetir a experimentação em condições rigorosamente controladas.

    Decio Pedroso
    decioapn@terra.com.br

    hahahahahahhaa è cada uma!!!
    Brutu - work12500 -Hi lift 5" -kit ensimec -godlokos 36" -RL AVMHP - 200% bloqueado E-locker - CP Yukon 4,88!!! E muita disposiçao!!!!

  • #15748
    Usuário Avatar de JapaTroller
    Entrada
    13/12/2007
    Local
    São joão del rei/MG
    Idade
    44
    Posts
    627
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rangel4x4 Ver Post
    04/04/2012
    PessoALL,
    Amanhã é o "Dia do Jipeiro" ou "Dia Nacional do Jipe"
    Vamos fazer alguma coisa???
    ...
    Se marcar me avisa!!!
    Brutu - work12500 -Hi lift 5" -kit ensimec -godlokos 36" -RL AVMHP - 200% bloqueado E-locker - CP Yukon 4,88!!! E muita disposiçao!!!!

  • #15749
    Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Idade
    37
    Posts
    789
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rosenildo (ALBATROZ) Ver Post
    Pessoal, cade o Orione, ele não apareceu em Ibitipoca.
    Aos amigos.

    Infelizmente não pude comparecer no Encontro de Ibitipóca por motivos maiores.

    A tempos uma de minhas cunhadas lutava contra o Câncer, o caso agravou e fiquei junto com minha família unindo forças... junto aos hospitais de Pouso Alegre posteriormente Varginha.

    No último dia 28 ela descansou aos seus 36anos e seguiu em paz em meio a homenagens...

    O trabalho tambem não esta me dando muita folga.
    Nos encontros em que estiver de folga certamente estarei presente dentro do possível.
    A Vida é curta e devemos vive-lá da melhor forma possível!
    Sorria, de abraços, reclame menos, tenha bons amigos, ame os amores. Viva intensamente!

    Abraços.

    Orione Bianco.
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

  • #15750
    Citação Postado originalmente por Rangel4x4 Ver Post
    04/04/2012
    PessoALL,
    Amanhã é o "Dia do Jipeiro" ou "Dia Nacional do Jipe"
    Vamos fazer alguma coisa???
    ...
    Rangel beleza, se a turma animar eu tô dentro é só marcar....
    12JEEPS CJ5..01JEEP CJ6..04 RURAL..01F75.. 01F85 CACHORRO LOCO..
    01 BAND CURTA..01LAND 90..VERANEIO E OUTROS ANTIGOS
    O TEREX...(não tem igual)

  • #15751
    Usuário Avatar de Bruno Ceará
    Entrada
    21/07/2011
    Local
    São João Del Rei/MG
    Idade
    39
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rangel4x4 Ver Post
    Hehehehehe....
    Meus Parabéns Bachir!!!
    Vamu marcá uma trilha aí em Lavras intaum sô?
    Vqv!!!
    Q?
    rangel + vitara = trilha?
    duvido...
    Quase um D8, e dos bão!!!!!!!

  • #15752
    Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,324
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Bruno Ceará Ver Post
    Q?
    rangel + vitara = trilha?
    duvido...
    Ahahahahahaha todo mundo já sabe que isso é 1º de abril atrasado Rangel, ahahahahahahahahaha

  • #15753
    Usuário Avatar de Rangel4x4
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    São João del Rey/MG
    Idade
    49
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0

    04/04 - Dia do Jipe

    Citação Postado originalmente por PAULO TEREX Ver Post
    Rangel beleza, se a turma animar eu tô dentro é só marcar....
    Uai?
    Intaum vamu tomá umas sô!
    Amanhã é a inauguração da choppeira nova no Armazém(antigo Zotti), chopp da Kaiser(dizem que é o melhor) e Heineken.
    O Vitor me deu a cortezia de 3 chopps por cabeça 0800 na mesa do Jipe Clube amanhã.
    Seis caboclos, 18 chopp na faixa, e assim por diante...
    Vqv???
    Ex-Willys 64
    Vitara 97
    (Tatuzinho)
    Lama na Veia 4x4 - Grupo Off-Road

  • #15754
    Citação Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Aos amigos.

    Infelizmente não pude comparecer no Encontro de Ibitipóca por motivos maiores.

    A tempos uma de minhas cunhadas lutava contra o Câncer, o caso agravou e fiquei junto com minha família unindo forças... junto aos hospitais de Pouso Alegre posteriormente Varginha.

    No último dia 28 ela descansou aos seus 36anos e seguiu em paz em meio a homenagens...

    O trabalho tambem não esta me dando muita folga.
    Nos encontros em que estiver de folga certamente estarei presente dentro do possível.
    A Vida é curta e devemos vive-lá da melhor forma possível!
    Sorria, de abraços, reclame menos, tenha bons amigos, ame os amores. Viva intensamente!

    Abraços.

    Orione Bianco.
    Concordo com você Orione, devemos procurar viver da melhor forma possível, dentro da possibilidade de cada um. pois não sabemos o que nos aguarda logo ali na próxima "curva".
    Abraço
    Contamos com você no nosso encontro em Julho.

  • #15755
    Usuário Avatar de Rangel4x4
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    São João del Rey/MG
    Idade
    49
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Aos amigos.

    A Vida é curta e devemos vive-lá da melhor forma possível!
    Sorria, de abraços, reclame menos, tenha bons amigos, ame os amores.
    Viva intensamente!

    Abraços.

    Orione Bianco.
    Orione,
    Acho que nessa parte aqui vc resumiu, muito bem, o que vc aprendeu nisso tudo.
    A vida é assim mesmo, bola pra frente!
    Pode contar com seus amigos jipeiros!
    Abração!!!
    Ex-Willys 64
    Vitara 97
    (Tatuzinho)
    Lama na Veia 4x4 - Grupo Off-Road

  • #15756
    Usuário Avatar de Rangel4x4
    Entrada
    11/09/2008
    Local
    São João del Rey/MG
    Idade
    49
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    “Ser jipeiro é...
    Mais do que tudo, um estilo de vida.
    Muito além da competição, é ter solidariedade, conhecer lugares novos por caminhos
    alternativos, geralmente de acesso difícil ou impossível para veículos que
    não possuam tração nas quatro rodas.
    É cultivar o bom humor e companheirismo, o chamado espírito de equipe.
    Fazer novos amigos, aprender a superar os seus limites.
    Significa, principalmente, preservar a natureza, respeitando e ajudando as
    pessoas que encontramos por esses caminhos e trilhas.
    Gente humilde que, apesar da situação desfavorável, sempre nos recebe com um sorriso no rosto,
    acenando com as mãos, desejando boa viagem para aquele povo “esquisito” que
    adora AVENTURA.
    Uma lição para toda a vida!”
    Ex-Willys 64
    Vitara 97
    (Tatuzinho)
    Lama na Veia 4x4 - Grupo Off-Road

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade