x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Doma de cavalos - Preciso de material!

Pessoal, alguém que frequenta esse fórum e que para a minha sorte leia isso aqui, tem algum material sobre doma racional de cavalos? Eu adquiri um potro recentemente e queria evitar a doma tradicional e o famoso quebra-queixo, porém está difícil de encontrar material esclaracedor na internet.

Valeu!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Pessoal, alguém que frequenta esse fórum e que para a minha sorte leia isso aqui, tem algum material sobre doma racional de cavalos? Eu adquiri um potro recentemente e queria evitar a doma tradicional e o famoso quebra-queixo, porém está difícil de encontrar material esclaracedor na internet.

Valeu!
    Edin,

Já há algum tempo q introduzi a doma racional em minha propriedade, só q fazendo algumas adaptações às nossas condições de tempo, $$$$$$ e gente disponível. No momento ñ tenho nenhum material q possa enviar, mas conheço duas empresas q acho podem ajudar cujo endereço eletrônico assinalo abaixo:
    www.agrodata.com.br

www.cpt.com.br

Elas possuem farto material didático em dvd e vhs sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre equinos.Boa sorte.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Valeu, porém como ainda tenho tempo, estou procurando o material free mesmo. A Agrodata eu já conheço.

Valeu!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Edintruder!

Eu tenho apostilas aqui sobre doma racional, não tem segredo, mais o mais importante é tempo e paciência.

Eu tenho o certificado de comclusão do mesmo, que foi ministrado em minha propriedade.

Só que no momento não sei onde encontro o material, pois me mudei a algum tempo e foi muito bem guardado.

Vou conversar com uns amigos da Emater e da Faep.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Kim,
    Eu peguei essa potranca hoje e tem com um ano e meio, ela vai ficar aqui em casa por algum tempo para se acostumar bastante e ficar bem mansinha.
    Aceitou o buçal sem problemas e como está muito frio e úmido coloquei um cobertor por cima dela preso com dois cadarços, ficou com receio do cobertor mas com jeito aceitou.

Na verdade eu tenho muito jeito com isso pois tive cavalos na até os 18 anos, porém nunca domei nenhum e apenas não quero fazer o quebra-queixo pois para mim além de judiar é covardia com o animal. Eu quero saber justamente o que a doma racional ensina sobre a parada com o freio sem deixar o cavalo com a "boca dura" ou cada vez que tenha que sujeitá-lo ter que fazer muita força. O meu primeiro cavalo era assim e sei bem a força que fazia para fazê-lo parar. ele também não esbarrava.

A doma em si é muito simples, porém é esse detalhe que eu não encontro nada a respeito.

Valeu mais uma vez Kim!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Parece que gosta de eqüinos!

Bem, se já não tem, terá que providenciar algumas ferramentas, como:
    1 - Raspadeira de água (igual a um rodo, mais metálico, sendo um lado dentado e outro liso) para passar no animal após o banho;
    2 - Cabresto, sendo que a corda que passa sobre o focinho grossa (espessura de um dedão), pois na racional, ensina os controles por intermédio do cabresto;
    3 - Cabresto do bridão (compre um que tenha detalhes em bronze na parte que fica no interior da boca);
    4 - Cela tipo banana, pois não "pisa" o animal, com suas chinchas;
    5 - Um ponto com água que tenha uma boa pressão, pois o banho após o trabalho e essencial, tira as "coscas" (cossegas) do animal.

De mais, é só caminhar, e muito com o mesmo.

Abraços.

Kim.

Valeu!
    Ja aprende-se??? Senao posso tentar ver com alguns amigos de meu pai que sabem domar a tecnica!! Meu pai tambem ta com um cavalo, ams ele ja é mais velho. Talvez ele seja trazido para o Cassino pois tem um belo trote numa carroça pra dar umas voltas....
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Agradecimentos: 0

Valeu!
    Esse teu potro tem sangue crioulo? Sou admirador do crioulo gaúcho. No ano passado,em plena seca, perdi um garanhão 1/2 sangue crioulo, uma beleza de animal, q foi picado por uma cobra. Estava com plano de visitar a expointer deste ano, em parte, só para ver as provas do freio de ouro mas infelizmente ñ vai dar. Vai ficar para o próximo ano.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Essa potranca o cara me jurou que o pai é crioulo, porém deve ficar com o porte do crioulo. O tranco do cavalo crioulo é um dos melhores que tem.

Kim, então posso ensinar apenas com o buçal primeiro e depois passo para as rédeas?
    A cela tipo banana eu acho que é o que chamamos de "basto".

Como é nova, já tem a cabeça "leve", então pretendo aproveitar isso.

Porém para montaria só daqui a pelo menos 18 meses pois tem muito o que crescer e se pôr no serviço terá problemas de juntas e tendões, então tenho muito tempo.

Loiro, o problema é que o pessoal por aqui tudo doma da maneira tradicional, a baixo de grito e pau, e isso é justamente o que nunca gostei no trato dos animais, assim como a castração à frio. Custa dar um remédio e pôr o bicho pra dormir???

Pretendo fazer um faitezinho de metal bem leve pois rende bastante pra brincar no final de semana sem pesar no animal.

Fernando, nunca tive crioulo puro, mas gosto muito da raça também, pois proporciona um andar muito suave. Eu tive uma égua crioula com percheron, comprei na serra gaúcha, era uma égua preta muito grande e forte. Acabei vendendo pois não tinha aonde deixar. Até hoje me arrependo!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro Edintruder!

Vou te passar o básico que aprendi.

Comece com o cabresto/buçal, sendo que deve ser de um bom material e ter um bom apoio na caorda que segurará.

Irá trabalhar uma semana, no mínimo duas horas diárias.

Fará da seguinte forma:
    Segurará o cabo do cabresto, de modo que o fucinho do eqüino fique alinhado com seu ombro.
    Para andar, de um leve toque na corda, ligeiramente para frente, sempre falando com voz firme num bom tom "paasso" "paasso", e vá andando.

Para parar, de um tranco forte e fale "pára!" e pare o corpo ao mesmo tempo.

Após uma semana assim, quendo sentir que já está obedecendo bem, passe para "trote", aí terá que ter uma boa disposição física, pois terá que fazer o eqüino trotear.

Sempre após a aula", banhe o animal, com jato ligeiramente forte de água, isso serve para retirar a cosca do animal.

Também, sempre após a "aula" e antes do banho, comece o processo de confiança, passando a mão pelo dorso do animal, descendo pelas patas (cuidado).

Confiou!

Fique do lado do animal, mais com as suas costas virada para a frente do animal, alinhado com a pata dianteira (o lado não importa).

Passará a mão na paleta, descera até o casco, (lembre que está de costa para o focinho do animal).

Nesse momento jogue seu peso contra o animal, para que ele apoie seu peso na pata oposta que está, quando ver que isso ocorreu, tente erguer o casco.

Esse processo é para limpar debaixo do casco. (isso é muito importante)

Depois que houver confiança mútua, colocará a pata do animal entre as pernas para haver apoio na sua coxa.

Bem a fase do passo e trote estão Ok!

Pegue um saco de sal (bovino 25kg) e aproxime do animal, mostre-o, deixe cherar (reconhecimento), sempre o chamando pelo nome.

Comece a passar o saco de sal pelo corpo do animal, começando pelo dorso, vagarosamente e depois por todo o corpo, principalmente pela barriga 9uma semana)

Bem cosca resolvida, pegue a sela, mostre-a, deixe cherar, e coloque no lombo, sem jogar, colocado.

Não aperte as chinchas/barrigueiras, so encoste para não cair tudo.
    Junto com este procedimento, coloque o bridão, sem redeas.

. . . . . . .

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    . . . . . . .

Sempre diga o nome do animal e o que pretende fazer, para se acostumar com o comando.

Bem, pasado uma semana, a sela já está apertada e o bridão já acostumado na boca.

Vamos às redeas.

Separadas a da direita com a da esquerda. (o que quero passar é que não pode ser uma única corda, como geralmente é usado, prendendo uma ponta en cada lado do freio/bridão, deve ser duas cordas).

Na argola da chincha do peito (haverá uma de cada lado na mesma altura), amarre uma tira de borracha de uns 20 cm (funcionará como uma mola).

Prenda a redea no bridão (de preferencia pela biqueira) e amarre a borracha à redea, de forma que fique tensionado somente para segurar a redea esticada.

Após uma semana (isso marcará o fundo da boca, observar diariamente se não sangra, aí terá que parar por um dia - é o suficiente), passará para a segunda parte do comando de direção.

Afrouxe um lado e aperte bem o outro.

Agora andara uma hora para um lado.

Faça o procedimento inverso e mais uma hora....

Bem, com mais essa semana, deverá estar bom de direção e você melhor de tanto falar "direita"......"esquerda".

Agora vem o momento de montar.

Requer o apoio de outra pessoa!

Essa outra pessoa segurará firmenete o cabresto IMPORTANTE Nunca messa força, a dele é muito superior, então, caso seja um animal arredio, de trancos muito forte no cabo do cabresto, para marcar o focinho, não tenha dó neste ponto, pode deixar sangrar mesmo. Se ele tentar sair e esticar a corda que esta em sua mão (NUNCA EMROLADA NA MÃO), alivie a tensão e puche com força, para dar um tranco mesmo, seguidamente, até ELE seder.

Bem, tá segurando, coloque a ponta do pé no estribo e apóie o peso, não monte, vá repetindo esse procedimento de um lado, depois de outro, parando do lado que monta, ou seja, do lado esquerdo do animal.

Adquiriu confiança, monte mais não use os comandos, o ajudante o puxará até haver confiança.

Confiou, use as redeas.

Pronto, o básico está pronto.

Aí vem a parte de laço, mais ai não posso mais te ajudar.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Mas nem precisa, pois já me desses todas as aulas que precisava!!! Até aqui nenhuma dúvida!
    Valeu mesmo!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem