sim já usei 50-50 com sucesso sem alterações
Citação:
Postado originalmente por
Anthoniusnikos
Tudo bem OB. Temos todas essas possibilidades de óleos comb., porém precisamos (sem a transesterificação) chegar o mais próximo possível do Diesel com essas misturas. Também temos que eleger um motor, bomba de óleo, bomba injetora, bicos de injeção..., colocar tudo na bancada, botar para funcionar por um determinado tempo com uma mistura de cada vez. Depois de certo tempo determinado, abrir o motor, BI, BO, bicos injetores, etc. e verificar as condições do equipamento.
Até acredito que seja semelhante a adaptação do GNV nos motores à gasolina.
Voces já fizeram teste de usar 50% Diesel + 50 % OV de soja sem alteração de nada no equipamento ?
Uma coisa é certa, o motor à óleo Diesel e componentes funcionam com os OVs, porém com a forma original vai dar problemas.
Sds
Caro listante, já usei e abusei de ov, se quiser pode consultar o grupo biocom do www.grupos.com.br equipe especializada em uso e adaptações de ov.
precisamos abrir um topico fixo especifico para discussões.
veja aqui a S10 com 100MKM rodados a OV:
100 MIL KM MOVIDA A ÓLEO VEGETAL
Tópico enviado por evandro gomes
29/02/2008 - 09h56m
Camionete movida a óleo vegetal ultrapassa os 100 mil quilômetros
Projeto desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia transforma óleo vegetal reciclado em biocombustível.
Foto: Arquivo IMCA
Camionete movida a óleo vegetal
Uma camionete S-10, ano 2001, com motor MWM 2.8 turbo diesel intercooler convertido para óleo vegetal, é parte de um projeto pioneiro desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia. Neste mês, o veículo completou mais de 100 mil km rodados exclusivamente à base de óleo vegetal reciclado. Para o ambientalista Paulo Roberto Lenhardt, idealizador do projeto, a marca conquistada representa uma revolução e uma autonomia. "Agricultores ou moradores de comunidades isoladas podem, com esse projeto, produzir o seu próprio combustível".
As vantagens da utilização de óleo vegetal são inúmeras perante os combustíveis tradicionais. As emissões de um veículo rodando com óleo vegetal contêm 40% menos fuligem e são 75% mais puras em relação ao diesel fóssil. O óleo vegetal também propicia melhor lubrificação interna do motor. Na questão ambiental, não contribui para o efeito estufa, por ser oriundo de fontes renováveis. Além disso, cada litro de óleo reciclado como combustível é menos um agente poluidor na natureza.
Em comparação à utilização de biodiesel, o óleo vegetal oferece vantagens. A produção do biodiesel é um processo complexo e requer infra-estrutura, conhecimento de química e manuseio de materiais que podem ser perigosos. É preciso também que o combustível seja produzido constantemente.
Para adaptar um veículo ao óleo vegetal, é preciso instalar um kit para conversão do motor. O custo médio é de R$ 2.500,00. O processo é realizado apenas uma vez e não exige maiores cuidados ou manutenções. A questão econômica também é muito vantajosa. O óleo vegetal pode ser adquirido gratuitamente nos estabelecimentos que o utilizam para fritura. A maioria dos/as comerciantes não se recusa a doar o material que foi descartado para consumo humano. Porém, a utilização desse material não pode ser imediata. É preciso seguir algumas etapas para reciclá-lo.
A primeira delas é deixar o óleo recolhido parado em uma bombona ou tanque por alguns dias para que os restos de comida, lixo e água se acumulem no fundo do reservatório. Após esse processo, o óleo pode ser retirado por cima para um próximo estágio de limpeza. O óleo usado, muitas vezes, está salgado ou adoçado. O sal e o açúcar podem causar danos a componentes do motor. Para resolver essa questão, é necessário colocar o óleo já decantado em um tanque ou tonel e misturá-lo com água. A água absorverá os elementos contidos no óleo após uma semana de descanso. Mas, mesmo depois de separada, a água não é totalmente eliminada. A solução é ferver o óleo por alguns minutos e filtrá-lo. A filtragem pode ser feita com bombas equipadas com filtro prensa. Após essa etapa, o óleo vegetal está pronto para abastecer o motor.
Foto: Arquivo IMCA
Oficina de conversão
Patrocinado pela Fundação Avina e apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto espera validação técnica de um órgão de pesquisa que se disponha a realizar testes de bancada, certificação da não-emissão de gases nocivos à natureza e durabilidade do motor. "O nosso maior problema é a falta de normatização sobre a questão do óleo vegetal. Precisamos de um estudo que comprove os componentes desejáveis e indesejáveis do processo", explica Lenhardt.
Além do projeto da camionete, o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia já instalou, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, 12 oficinas de conversão e converteu quatro tratores, um barco, dois caminhões, quatro camionetes, um microtrator e um motor estacionário.
Outras InformaçõesEndereço eletrônico: morrodacutia@morrodacutia.org
Telefone: (51) 3649-6087
Por Cláudia Mohn – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
sds
Evandro
Pesquise no ebay kit svo e pode adquirir o pacote completo
Citação:
Postado originalmente por
Fabricio Fleuri
Alguém tem alguma novidade quanto ao uso de óleos vegetais? Novas técnicas, novos processos mais simplificados para preparação e uso?
Obrigado a todos.
Fabricio, faça uma pesquisa nos sites dos EUA e vc vai encontrar kit´s completos; Ainda tem o site da ELLSBETT BRASIL, com kits completos tb
abs
Evandro
PS: Se tiver paciência leia o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40186
1 Anexo(s)
arquivo com instruções detalhadas de conversão
segue este pequeno texto do IMCA sobre conversao