Nos EUA após a segunda guerra, a Willys ficou com o direito de exploração do veículo, depois de uma batalha judicial com a Ford...mas que na verdade o direito deveria ter sido na Bantam que foi quem fez os primeiros protótipos do que viria a ser o Jeep (mas isso é outra história). Em 1945 mesmo a Willys não perdeu tempo e começou lançou a versão civil do MB que seria o CJ-2 (Civilian Jeep), não somente como carro de fins agrícolas, mas nos primeiros anúncios do CJ-2 eles diziam: Jeep, o único veículo que durante o dia pode puxar o seu arado na fazenda e noite levar a sua família a cidade para se divertir".
Eles sempre investiram pesado na imagem de que o Jeep foi uns dos grandes responsáveis pela vitória aliada na segunda querra (frase célebre da época), mas agora na versão civil ele poderia ainda lhe servir como um carro de passeio normal, ou seja, um autêntico muiti-uso.
Lembro que a 15-20 anos atrás, eram muito poucos que possuiam um Jeep aqui em SP na capital...e quando dizia que tinha um Jeep a pergunta era inevitável: Vc tem um sítio, uma chácara ?
Hoje é o contrário: Vc faz trilha, rally ??
Viu só a diferença ?
Nos EUA se difundiu tanto essa idéia que o CJ-3B (Cara de Cavalo) foi militarizado e não o contrário, ou seja, surgiu primeiro a versão civil para depois surgir a militar. Para eles o Jeep era um carro que "podia e fazia de tudo".
Aqui no Brasil, tanto a Willys e mesmo com a Ford depois, a idéia era de uso Agrícola...tanto que a Station Wagon levou o nome de Rural (quer prova maior que isso ?).
A marca e a produção do Jeep nos EUA passou por várias mãos depois da Willys, Kaiser, AMC e até a Renault deteve parte do controle acionário da marca e algumas unidades sairam como motor Renault Diesel por lá (fiasco total)....até chegar as mão da Chrysler....
Aqui no Brasil da Willys foi para a Ford que além de não explorar o mercado corretamente, foi clara a sua intenção, a compra da Willys para apenas fechar suas portas, como outras na época, como a Dodge, DKW, Sinca, etc....
Com isso dá pra vc ter uma idéia...
Se a sua monografia se baseia em Marketing....se baseie nos anuncios da época...eles lhe dirão tudo, sabendo ou não Inglês.
Abs.