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Convex Datacenter
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  • #13
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    bomba




    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Em relação à usina de hidrogênio, eu aconselho em fazer em algum locar longe de casa e não fazer a usina no carro, pois imagine um acidente envolvendo hidrogênio e água com mistura cáustica! Os riscos de agravamento de lesões ou incêndio seguido de explosão também são maiores.
    Acho que deve ser mais fácil fazer isso que álcool em casa.
    Imagine, usa um kit de GNV corrigido para a mistura do H2 e tenta abastecer em casa usando um reservatório também de gnv. O importante é usar um sistema bem vedado, com bomba de alta pressão para pressurizar o H2. Porém essa bomba deve ser apropriada, pois não pode gerar muito calor e nem faíscas, como os demais equipamentos devem ser aterrados e sistema elétrico anti-explosão. Isso só para fabricação sem riscos. A captação pode ser feita através de uma tampa num tonel de 200l e dali é sugado o H2 para ser pressurizado, armazenado e transferido para o veículo. A idéia é genial, porém é sempre bom fazer uma boa avaliação dos riscos para não ter nenhum acidente durante essas experiências.


    Resumindo os tópicos anteriores sobre o H2, cheguamos a quatro dúvidas:
    1. alto consumo de energia elétrica;
    2. como pressurizar o H2 em cilindros;

    3. Será q o H2 agûenta a compressão do motor sem "bater pino", ou seja, pré-ignição antes da faísca das velas??
    4. E em motores diesel, será q o H2 pode ser admitido junto com o ar e comprimido até a taxas de 21-22/1?? Ele também vai ser queimado por alta temperatura em motores diesel sem o óleo diesel, ou seja, apenas oxigênio e hidrogênio?


    Soluções:
    1. Eu tenho um terreno onde a energia é "taxada", subsidiado com uma tarifa mensal única, independente do consumo, ou seja, eu posso gerar H2 a vontade...

    2. Não descobri ainda uma solução;
    4X4 Brasil

  • #14
    Se é pra fomentar idéias sobre combustíveis alternativos...

    Aqui numa cidadezinha do interiror de SC tem um cara que adaptou um forno/caldeira num carro e funciona a vapor, queimando lenha.... e olha que ele nem tem caçamba como a sua Ranger pra armazenar a lenha, hehehe
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #15
    Custo e eficiência na conversão realmente são problemas, o resto é contornável.
    No caso, a geração de hidrogênio seria feita sob demanda, sem a necessidade de reservatório volumoso, logo o risco de explosão fica minimizado, e a quantidade de água + ácido não traz risco potencial maior do que o já proporcionado por uma simples bateria com alguns litros de eletrólito.

    Agora, armazenar hidrogênio é outra história, que não se resolve de forma tão simples por causa do alto risco proporcionado pelo hidrogênio pressurizado, tanto que a forma atual de armazenamento para uso móvel é por meio de diluição em hidreto, algo semelhante ao que se faz em estações de solda, onde o acetileno é solubilizado em acetona. O problema é que este processo leva tempo e também tem seu custo.

    Sds,
    Sukys

  • #16
    Pois é, Gouveia, aqui em Sampa, lá pelos anos oitenta, a Lorenzetti tinha um caminhão Chevrolet e um Jeep Willys equipados com gasogênio. A tralha era razoável e o jipe mais parecia um alambique móvel, mas devia funcionar até com estrume de vaca.
    Hoje em dia talvez dê pra fazer algo mais compacto ou mais eficiente, mas a viabilidade é restrita, não dá para ficar parado na marginal do rio Tietê por pane sêca à procura de cocô de cavalo.

    Sds,
    Sukys

  • #17
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    h2

    Na noite de ontem, fiz o experimento de separar o H2 da água.

    Adicionei 3 colheres de soda em +/- 850 ml água.
    Resultado: como esperado, no polo negativo (H2) borbulhou em dobro q no polo positivo (O).

    A foto 1 mostra o fio branco (negativo, -) e o vermelho (positivo) fora da água, portanto, sem bolhas.
    Na foto 2 com os fios na água, observa-se claramente borbulhas no fio branco mais claramente, e menos claramente, borbulhas no fio vermelho.

    Obs1. Reparei um aquecimento na água.
    Obs 2. O fio vermelho oxidou (enferrujou) muito rapidamente, por isto que usam aço inoxidável.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto1.jpg   -foto2.jpg  

  • #18
    Essa é a experiência tipica de 1o grau pra explicar a eletrólise, hehe.

    Dsamaz, vc tá mesmo empenhado em abastecer sua V6 com outro combustível né?
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #19
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    glp

    Hoje fiz uma revisão num kit gnv que tinha nela. O kit estava perfeito, sem nada para fazer.
    Na oficina a gente jah convertemos o cilindro p/ GLP (q custa R$52 = 20kg), que dá p/ andar uns 150km... Jah é melhor 20% q a gasolina, porém pior que o GNV.

    Neste final de semana prolongado, vou fazer um sistema que solte gás H2 e injete-o na admissão, afim de diminuir o consumo de gás.


    Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Essa é a experiência tipica de 1o grau pra explicar a eletrólise, hehe.

    Dsamaz, vc tá mesmo empenhado em abastecer sua V6 com outro combustível né?

  • #20
    Acabei de ver no National Geografic Channel uma reportagem sobre carros que usam célula de combustível e lembrei do Palio elétrico que a Fiat desenvolveu em parceria com a Itaipu. o problema dos carros elétricos é ainda a bateria, li numa reportagem que o preço desse Palio seria 70.000,00 se fosse colocado à venda ao público, por isso é inviável...

    Dsamaz, depois conta pra gente qual foi o resultado.
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
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