Ao começarem ler este tópico provavelmente vão pensar isto não deveria estar na geral, mas eu acredito que sim, por se tratar de um aviso a todos os companheiros que estejam envolvidos em esportes Automotores e suas dependências, como oficinas garagens etc...
Como alguns sabem estamos mudando de endereço comercial, e reestruturando a empresa em termos físicos.
No dia 10 de Agosto uma empresa que presta serviços em divisórias estava montando as mesmas em nosso novo prédio, que estava uma total bagunça, com gente andando por toda parte, eletricistas, pedreiros, pintor, sem dizer nossos próprios funcionários.
Algumas máquinas já haviam sido instaladas entre elas o TORNO.
Solicitei a um de meus funcionários que começasse a instalação da tubulação de ar comprimido, nós utilizamos para tanto tubos de 1.5´´ com 3 milímetros de parede.
Comecei a fazer rosca nas barras usando o TORNO, Já tinha feito umas 10 barras quando o ajudante do pessoal das divisórias começou a carregar material, perto da sobra de barra que fica para fora do torno pois eu estava fazendo rosca na extremidade e como a barra tinha 6 metros sobrava para fora do TORNO algo como 4.80 metros.
Pedi a ele que aguardasse alguns minutos.
De repente escuto um estrondo e o TORNO começa a vibrar violentamente, estava feita a tragédia, imediatamente desliguei a máquina. Vou checar se estava tudo bem, quando me deparo com o pobre rapaz jogado ao chão, se esvaindo em sangue. Chamei por socorro, imediatamente ligamos para o resgate do corpo de bombeiros. Enquanto o resgate não vinha desviramos o rapaz que estava caído de costas para cima, o mesmo não respirava e não tinha pulso, a pancada quebrou seu crânio e 6 lugares diferentes e ele começou a perder massa encefálica nas mão de meu pai, que tentava estancar o ferimento, o desespero aumenta, o pai do rapaz que presenciou tudo pois também era um dos funcionários da empresa em questão, estava em total estado de choque. Minutos depois o rapaz começou a respirar novamente, nos olhava fixamente e começou ter espasmos, quanto mais o tempo passava mais, aumentava nosso desespero.
Em fim o resgate chegou, enfaixou o crânio do rapaz e o conduziu ao Pronto Socorro de Bauru, que o encaminhou para a UTI.
Diagnostico: fraturas múltiplas no Crânio, 2 costelas quebradas, perfuração do pulmão direito com emorragia, 9 coágulos no cérebro, perda de massa cerebral, 1.5 Litros de sangue perdido.
Não vou contar todos os acontecimentos e esforços feitos para salvar o rapaz durante a semana que passou, mas o fato é que ele infelizmente faleceu neste domingo as 11:00 horas da manhã.
Porque eu estou relatando isto a nossa comunidade ?
Estou relatando este trágico evento, para que possamos refletir e tomar mais cuidados em nosso hobby. Por exemplo... quando fazemos uso do guincho, quando penduramos em um carro para fazer contra peso, quando enchemos o Jipe de gente inclusive com crianças e vamos para trilha, quando deixamos ferramentas soltas dentro do carro, quando abusamos de bebidas alcóolicas, ou quando vamos na oficina visitar nosso companheiro de trilhas e ficamos perto demais de máquinas e equipamentos que muitos de nós não consideramos perigosos mais são.
O que aconteceu ?
O rapaz se abaixou para pegar algumas tiras de forro que estavam no chão, quando se levantou perdeu o equilíbrio bateu com as costas no pedaço de tubo que estava para fora do TORNO, o tubo entortou saiu de centro e a força centrifuga acabou de entorta-lo de vez, o rapaz nem teve tempo de correr, o tubo dobrado a 90º o atingiu em cheio na cabeça, e nas costas quando ele caiu ao chão.
Faço um apelo a todos desta comunidade, tomem muito cuidado diariamente mas em especial em situações que envolvem mais riscos como o caso de nosso esporte, pois tragédias acontecem quando menos se espera.
Um grande abraço a todos Afonso Carlos.