O seu raciocínio de de andar sempre com a mínima rotação no motor é correta para economia ( não para desempenho ). É o chamado método carga, aplicável em motores do ciclo otto ( gasolina, etanol e gnv ). Esse link Best Cars Web Site - Consultrio Tcnico explica o conceito. Esse, faz um teste prático Best Cars Web Site - Servio . Um ex. subir uma serra em quarta a 60km/h com o pé no fundo, gasta menos do que subir a mesma serra tb a 60km/h em terceira com o acelerador em 50%. Andar em baixa rpm não danifica o motor, respeitados os limites. Quando o motor fica parecendo uma batedeira, já passou da hora de reduzir hehehe.
Quanto a economia na estrada, vc mede consumo por km rodado e não por tempo, portanto se vc tem que percorrer 100km, e teu carro faz 9kml/l a 100 km/h, vc gasta uma hora e 11,1 l de combustível, se vc for a 80 km/h e teu carro passa a ter um consumo de 10 km/l, vc gasta 1h e 15 min e 10l de combustível. Isso ocorre pq o maior esforço é para vencer o atrito ( peças móveis, peneus X solo e resistência ao ar ) e essa é uma conta exponencial. Mas a maior economia que vc pode fazer na estrada é moderando o pé na hora das ultrapassagens e retomadas, sempre que possível utilizando o método carga.
abs
Fabiano