x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0

    como sabe se o motor a ar está superaquecendo




    pessoal, tenho uma dúvida e talvez os colegas possam me auxiliar.

    estou montando um buguinho para minha filha, o outro que ela tinha estourei o motor rsrsr, bom coloquei um motor de moto, mas como saber se a refrigeração está sendo suficente?
    esta sendo montado em uma carroceria de um banheirina portanto o motor é trazeiro, pessei em colocar uma ventoinha, já té comprei umas de ar de carro mas se não precisar melhor o que voces acham?
    queria avaliar antes de monatar para a se possível ficar sem mais ets ítem para complicar.

    obrigado.

    joao

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Supondo que o bugue vai andar em baixas velocidades vai precisar de mais vento para refrigerar o motor...o gerador da moto tem +/- 280 W de potência....o motor da ventoinha vai ter que ter menos ou vc vai precisar instalar um alternador de carro...com a vantagem de poder instalar mais coisas depois...rádio, faroletes.

  • #3
    Dois microventiladores desses usados em painel de comando elétrico, de 120x120mm ou de 150x150mm 12V, fixados um de cada lado, devem dar conta.
    Estou estudando a possibilidade de instalar uma ventoinha no eixo do motor, furando a tampa do magneto e alongando o eixo, mas precisarei fazer uma carenagem para jogar o ar nas aletas do motor.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0
    a splução que estou ertudando é justamente colocar uma ventoinha tocada pelo motor, estava pensando e colocar mais uma coroa na saisa da correte para girara a ventoinha.
    estava descartanto equipamentos eletricos para não colocar mais coisas que possam falhar.
    o problema ainda é como avaliar se é o suficiente a refrigeração, seré que medindo a temperatura do óleo?

  • #5
    Girar a ventoinha pelo eixo de saída acho que não vai funcionar bem, o ideal seria no eixo do motor mesmo, como nas scooters e motores estacionários, pensei em usinar tipo um tubinho com rosca numa das pontas para substituir a porca do magneto, e na outra ponta instalar uma ventoinha de motor elétrico blindado, talvez usar até a capa da ventoinha do motor elétrico também, só abrir na lateral e direcionar o ar para cima do cilindro e cabeçote. Teria que furar a tampa para passar o eixo e o ideal seria alguma vedação nesse furo, acho que um Vring usado no motor elétrico já seria suficiente também.
    Para ter uma ideia da temperatura acho que um termômetro colado entre as aletas já teria uma precisão razoável.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0
    é uma boa idéia esta do magneto, acho que é por ai mesmo, o meu tem caixa de reversão depois do motor por isto achei interessante usar na saida da correte pois não teria de usar o neutro da moto.

    aliás como esté seu projeto já colocou o motor? tem um berço para ele?

    sebe qual q temperatura de trabalho na aletas?

    joao

  • #7
    Eu só desmontei os motores para revisar, um já está montado, ainda não defini o que vou fazer, a princípio faria um quadriciclo, mas outro dia adaptei um motor Yamaha 2 tempos em um mini buggy, andei e gostei, o bichinho virou um corisco, uma pisada na 5ª marcha sai de lado, e é bem mais seguro que um quadriciclo, imagine se fizer um com uma suspensão melhorzinha.

  • #8
    Esse é o que adaptei, não é meu, alonguei 30cm e instalei o motor.


    -imag0159-2.jpg

  • #9
    Sobre a temperatura, não sei ao certo, mas acho que o ideal seria algo próximo a que trabalha um motor refrigerado a água, uns 80, 90 °C.

  • #10
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    por isso que kart com motor refrigerado a ar, o bom é ser motor lateral......

    mas eu acho, que ser for um 4 tempos(cg, biz...) o ideal é furar o casco achar a bomba de oleo e usar um radiador de oleo em um lugar estratégico, me desculpem mas as outras ideias são gambiarras, e não sairia tão caro assim e o motor duraria muito mais alem de uma estetica mais bacana.....

    minha opinião....

    valew.....
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #11
    Minha primeira ideia foi radiador de óleo, mas fucei e não achei um lugar fácil de adaptar as conexões no motor da CG125.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Idade
    32
    Posts
    842
    Agradecimentos: 0
    tenta medir a teperatura de uma moto andando normal e depois do teu motor depois compara da pra melhorar adaptando um radiador de oleo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. alguem ai sabe como fazer isso?
      Por Henrique Hugendobller no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/03/2012, 10:02
    2. Alguem sabe pra que serve esta peça?
      Por João Costa no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/06/2011, 19:56
    3. Alguém sabe como é a TULIPA ROXA?
      Por TylerNTL no fórum Humor
      Respostas: 7
      Última resposta: 29/04/2010, 15:37
    4. Alguém sabe como trazer o ktm dos EUA?
      Por G.Neto no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 4
      Última resposta: 01/04/2009, 08:28
    5. Quem sabe que peça é esta?
      Por r1.net no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/04/2007, 11:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade