Postado originalmente por
Spawn*
Bom,a ntes de mais nada, desculpas por estar ressuscitando o tópico. Mas gostaria de exclarecer algumas dúvidas que vi durante as respostas do tópico...
- Sim, o motor Boxer 1700cc é exclusivo do antigo SP2, que é muito difícil de ser encontrado hoje e quando encontrado custa caro, quem dirá o seu motor ou caixa originais (que posseui a 4º marcha consideravelmente alongada de fábrica).
- É um motor com uma série de melhorias, por se tratar de um motor esportivo pra época. Como ctado anteriormente, conta com diversas peças exclusivas, como radiador de óleo, segunda boma de óleo, etc. E aconselha-se usar todas as peças originais para evitar dores de cabeça.
- O kit de camisas, pistões, etc hoje em dia, só há chances de conseguir com fornecedores especializados em motores e que tenham um bom estoque ou fornecedores que trabalhem muito com peças de motor Boxer, e os preços são bem salgados. Mas tomando como referência a cidade de Curitiba na qual moro perto, com dinheiro na mão você consegue encontrar facilmente em lojas de preparação até kits para 1800cc e 2000cc, o mais raro de todos é o 1900cc que hoje em dia é quase impossível. Porém a instalação desses kits superiores ao 1600cc já dá dor de cabeça, tanto que a VW já aperfeiçoou bastante o 1700cc para lançá-lo. O principal problema é com relação ao tamanho do buraco e camisa no bloco que deve ser feito para a instalação de um kit maior desses com os prisioneiros do bloco. Acaba que a furação para o prisioneiro fica muito fágil devido à força junto da combustão junto com o pequeno espaçamento que fica entre a bucha e a camisa. A isntalação de um kit desses é um serviço delicado.
- Meu pai é mecânico velho já, 37 anos de oficina e eu trabalho com ele. Ele conta que lá por 1975 que ele trabalhava de empregado, em uma oficina aqui, montaram um kit Boxer 2000, com varetas de aço inox, peças todas forjadas, volante e bielas aliviadas em Curitiba (para ter uma aceleração ainda mais rápida), embreagem diferente (não sei bem ao certo), uma "super bomba" de óleo para enviar óleo até um radiador tipo um intercooler que ficava lá na frente, próximo ao pneu. Diz que nas retas, o fuscão fazia o velocímetro dar uma volta e ia novamente até os 20km/h, e atingia de 0km/h a 60km/h em um piscar de olhos. O conta giros atingia a casa dos 8000RPM.