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  • #1
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    Dúvida sobre Ackermann




    Boa noite galera, estou começando estudar a geometria de Ackermann e surgiu uma dúvida. Na literatura diz que devemos seguir essa geometria:

    Anexo 482306

    Mas quando passo para um modelo tridimensional da manga de eixo não sei onde fica o ponto 1. Onde ele está ao longo do pino mestre? Na metade da distancia entre os pivôs?
    Aqui vão algumas imagem da minha peça:
    -manga-de-eixo-fourtrax-400.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Não sou engenheiro mecânico, sou técnico mecânico e acredito que neste caso em que os pivôs não estão perpendiculares ao eixo vc deva considarar a altura em que o eixo está...nos casos em que os pivôs estão perpendiculares as eixo esta posição não é considerada.

  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Pensando melhor, quando os pivôs não são perpendiculares ao eixo é um "Deus nos acuda". Quando vc esterça, a altura do braço de direção muda, talvez a suspensão seja calculada visando a posição de trabalho.

  • #4
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    No geral fica um pouco abaixo do centro (da distancia entre pivôs) mas já vi de todo tipo, no centro pouco abaixo e muuuito abaixo, veja as fotos...
    -images.jpg-manga.jpg-s_mlb_v_v_f_172580998_3214.jpg-sad.jpg

    O fato é que se você quer que sua direção volte a posição "linha reta" após uma curva, realmente vc tem que aplicar, não só a inclinação no eixo dos pivôs como também a inclinação do caster.

    -3e.jpg
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #5
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por MarcusBaja Ver Post
    Boa noite galera, estou começando estudar a geometria de Ackermann e surgiu uma dúvida. Na literatura diz que devemos seguir essa geometria:

    Anexo 482306

    Mas quando passo para um modelo tridimensional da manga de eixo não sei onde fica o ponto 1. Onde ele está ao longo do pino mestre? Na metade da distancia entre os pivôs?
    Aqui vão algumas imagem da minha peça:
    -manga-de-eixo-fourtrax-400.jpg
    Marcus, vc é estudante de alguma engenharia?

  • #6
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Marcus, a altura do braço em relação aos pivôs não tem grande importância. Geralmente, quando o braço da manga de eixo vem pela frente ele fica na parte inferior. Quando o braço vem por trás ele vem na parte superior. No livro Race Car Vehicle Dynamics do Milliken tem esquemas que mostram isso. O que importa no ackermann é o trapézio que formará e sua variação durante o curso de suspensão e esterçamento juntamente com o efeito Bumpsteer.
    Willys CJ5 '57
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  • #7
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    Flávio Cadore
    Pensando melhor, quando os pivôs não são perpendiculares ao eixo é um "Deus nos acuda". Quando vc esterça, a altura do braço de direção muda, talvez a suspensão seja calculada visando a posição de trabalho.
    Flávio, vc diz a altura do ball joint da barra de direção que vai na manga de eixo? Tava seguindo essa ideia: mantenho as bandejas nas posições de equilíbrio, tiro as outras medidas e vejo o comportamento quando a suspensão movimenta.
    E sobre o curso, eu faço eng. mecânica Participo de uma equipe de baja na universidade, por isso to sapeando por aki xD

    pedro bonadio
    Marcus, a altura do braço em relação aos pivôs não tem grande importância. Geralmente, quando o braço da manga de eixo vem pela frente ele fica na parte inferior. Quando o braço vem por trás ele vem na parte superior. No livro Race Car Vehicle Dynamics do Milliken tem esquemas que mostram isso. O que importa no ackermann é o trapézio que formará e sua variação durante o curso de suspensão e esterçamento juntamente com o efeito Bumpsteer.
    Pedro, fui dar uma lida no Milliken e encontrei o esquema brigadao hein
    -ackermann_milliken.png
    Segundo o autor o ponto fica no pino mestre na altura do ball joint que liga a barra de direção à manga de eixo

    Gomes Neto
    No geral fica um pouco abaixo do centro (da distancia entre pivôs) mas já vi de todo tipo, no centro pouco abaixo e muuuito abaixo, veja as fotos...
    Anexo 482462Anexo 482463Anexo 482464Anexo 482465

    O fato é que se você quer que sua direção volte a posição "linha reta" após uma curva, realmente vc tem que aplicar, não só a inclinação no eixo dos pivôs como também a inclinação do caster.

    Anexo 482466
    Gomes, vlw pela dica cara, vou dar uma estudada sobre o auto-alinhamento. Agora o caster... acha que 8° é muito? Quando fizemos o nosso baja não tínhamos muitas referencias, então partimos desse valor que seria um inicial máximo.

    Galera, muito obrigado pela ajuda
    Já já volto ai com mais dúvida kkkkk

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Marcus, deixe seu e-mail para eu te mandar um arquivo que pode te ajudar.
    É, eu me referia a altura do ball joint ( terminal de direção ). Fazendo os pivôs perpendiculares ao eixo fica mais fácil determinar a geometria Ackermann.
    Para pista ( asfalto ) acho que quando os pivôs são perpendiculares ao eixo proporciona mais estabilidade e aderência do que o do outro tipo, este quando esterça, a roda deita mais e deve proporcionar menos contato com o solo...visto também que é menos usado.

  • #9
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Citação Postado originalmente por MarcusBaja Ver Post
    Agora o caster... acha que 8° é muito? Quando fizemos o nosso baja não tínhamos muitas referencias, então partimos desse valor que seria um inicial máximo.
    Bom, um Gol quadrado tem de 1° e 15' a 2° e 45' de caster, acredito que para uso off-road e considerando diâmetros de pneus abaixo de aro 13" 3 graus estaria bom.
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #10
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    AAAA, tem um detalhe, no caso de veículos com pouco peso na dianteira como kart cross o exagero do caster não é tão mal vindo haja visto que o peso do veiculo e que faz o efeito possível.
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #11
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Marcus, também sou de uma equipe de Baja SAE, cuidado pois no regulamento diz que o projeto e a construção deve ser toda por parte da equipe e os valores de seu carro precisam ter base num projeto. Não é achismo. 8º pode ser muito ou muito pouco dependendo de seu projeto. Angulação de King Pin também influência o auto-alinhamento.

    Usamos mais de 15º de cáster, só para ilustrar. Com certeza seu carro terá o diferencial bloqueado, até porque se não for bloqueado ele sofrerá muito nas provas... Contrapondo isto o diferencial permitiria um raio de curvatura menor, mas o "bloqueio" só nos deixa fazer curva escorregando e assim seu projeto deve ser de um carro oversteer ou sobre esterçante. Para isso seus ângulos de cáster devem ser "altos" em relação à um carro de produção em massa.

    Procure a figura 17.17 do Milliken que explica a altura do braço da direção.

    Outra advertência, na figura a imagem explica a caixa de direção posicionada por trás da linha do eixo. Quando se passa para frente o trapézio se inverte.

    Me procure no nacional, sou da Equipe Tec-Ilha da Unesp de Ilha Solteira
    4X4 Brasil
    Willys CJ5 '57
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